Levante Ideias - Centrão

Centrão e o teto de gastos

A divisão sobre a flexibilização do teto de gastos não se restringe somente à alas diversas do governo. Ela chegou também na Câmara dos Deputados, onde os partidos governistas não conseguem construir um consenso sobre o tema. Líderes dos maiores partidos do Centrão vem sinalizando em direções opostas sobre o mecanismo que hoje é a nossa âncora fiscal.

Líder do PP e pré-candidato à Presidência da Casa em fevereiro de 2021, o deputado Arthur Lita (AL) defende que o teto não seja alterado em hipótese alguma. O líder do Solidariedade, deputado Zé Silva (MG), compartilha da mesma visão – entendendo que, apesar do investimento público ser importante, uma eventual mudança poderia afastar completamente os investidores do Brasil. O MDB, por meio de seu líder, deputado Baleia Rossi (SP), também é contrário à flexibilização, inclusive por ter sido o grande fiador da emenda constitucional, em 2016.

Outros líderes, porém, vêm refletindo sobre o tema e concluíram que o momento é de mudanças: líder e presidente do Avante, o deputado Luís Tibé (MG) afirmou que era contra alterações no teto, mas passou a apoiar alterações com o advento da pandemia. Já o deputado Jhonatan de Jesus (RR), líder do Republicanos na Câmara, também defende a flexibilização, mas ressalta que não há qualquer tipo de pressão do Centrão para que o governo tome essa medida.

A situação é delicada, já que o teto de gastos é o grande mecanismo que hoje permite que as despesas públicas não voltem a crescer em ritmo descontrolado. O mercado injetou grande parcela de confiança nesse mecanismo e qualquer alteração nele seria motivo de grande preocupação, tendo impactos negativos severos nas expectativas dos investidores.

O governo terá de se entender internamente e sua decisão deve moldar a maioria do posicionamento do Centrão, com exceção de alguns partidos que já pregam por mudanças no teto. Sob a tutela de Paulo Guedes, parece quase impossível que a regra seja modificada. As pressões, no entanto, vêm de todo lado. É necessário ficar bastante atento ao tema.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Recesso, pero no mucho…

Existe, no imaginário popular, uma ideia fixa que procura associar o recesso parlamentar à inatividade de políticos de Brasília. De fato, os corredores do Congresso

Read More »
Levante Ideias - Inflação
E eu com isso

Inflação supera expectativas

A sexta-feira começa com a divulgação do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15) de 0,72% em julho, levemente abaixo do 0,83% de

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel