Divulgação

Capitalização da Sabesp

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Sabesp (SBSP3) emitiu nesta quinta-feira (20) um fato relevante para esclarecer as declarações feitas pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria, sobre a capitalização da companhia em um evento privado do Banco Santander na manhã da quarta-feira (19).

O documento foi uma solicitação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Sobre a capitalização, sem dúvidas o assunto mais polêmico comentado pelo governador e que “fez preço” no mercado, a companhia afirmou ter consultado o órgão responsável do Governo Estadual de São Paulo – acionista controlador, sobre o assunto:

“Não há decisão tomada sobre o modelo de reorganização societária da Sabesp, uma vez que o grupo de trabalho constituído pelo Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização, em 24/04/2019, não concluiu suas atividades, estando no aguardo da análise dos vetos pelo Congresso Nacional da Lei nº 14.026, de 15 de julho de 2020, que atualiza o marco legal do saneamento para dar continuidade aos trabalhos.”

Na sessão desta quarta-feira (19), as ações da Sabesp (SBSP3) chegaram a recuar mais de 10 por cento logo após as declarações de Doria, mas a queda foi amenizada ao longo da tarde e fecharam o dia recuando 5 por cento, enquanto o Ibovespa apresentou perdas de 1,2 por cento.

Esperaríamos alguma recuperação no preço das ações da Sabesp (SBSP3) com o fato relevante, muito embora a repercussão sobre a posição favorável do Senado Federal ao reajuste dos servidores públicos na noite quarta-feira (19), deve ter impacto negativo no curto prazo no preço das ações de empresas estatais que podem ser privatizadas como a Sabesp.

Um dos principais catalisadores das ações da Sabesp é a sua privatização, que segue na pauta dos governos estaduais há alguns anos. Dessa maneira, o mercado não gostou das declarações sobre capitalização por esperar uma reforma societária mais abrangente e capaz de melhorar as operações da companhia de saneamento.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Recomendado para você

Resultados da CVC

A CVC (CVCB3) apresentou nesta quarta-feira (30), após o fechamento do mercado, os seus resultados do 1T20. Como era de se esperar, os resultados vieram

Petrobras: STF decidirá sobre refinarias

Nesta quarta-feira (30) recomeça o processo de julgamento e votação dos ministros do Supremo Tribunal Federal a respeito da legalidade do processo de venda da

Risco fiscal e aumento da dívida pública

Na coluna de hoje, vou falar sobre a deterioração das contas públicas do Governo Federal, o aumento do déficit público, a consequente alta nas taxas

Fechar Menu

Fechar Painel