Levante Ideias - Análise dados

BCs compradores

Vamos fazer uma conta simples. Há cerca de um mês, no dia 4 de maio (dia 3 foi domingo), o Ibovespa fechou a 78.876 pontos. Na quarta-feira, 3 de junho, o fechamento foi a 93.040 pontos. Na ponta do lápis, uma alta de 18 por cento. Se olharmos os indicadores da economia real, não há sinais de uma melhora desse porte. 

Vamos dar um desconto e considerar que metade da valorização dos últimos 30 dias decorre da melhora das expectativas pós-pandemia. Apesar de a curva de vítimas no Brasil ainda estar em plena ascensão, já é possível prever um futuro olhando para China, Espanha e Itália. Lentamente, com muitos cuidados e várias mudanças, essas economias começam a religar seus motores. Um bom exemplo são os Estados Unidos, em que os pedidos iniciais de seguro-desemprego da semana encerrada em 30 de maio foram de 1,877 milhão, uma queda de 249 mil pedidos em relação ao resultado da semana anterior e melhor que as expectativas.

E os demais 50 por cento da alta? Uma boa explicação são os sucessivos pacotes de estímulo à economia orquestrados pelos principais Bancos Centrais do mundo. Além de manter juros baixos ou mesmo negativos, as medidas de estímulo injetaram trilhões de dólares nos mercados. Nesta quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou a injeção de 600 bilhões de euros na economia europeia. Mesmo a fiscalmente disciplinada Alemanha uniu-se ao processo, com a chanceler Angela Merkel anunciando 130 bilhões de euros em estímulos adicionais à economia.

Além do dinheiro em si, muitos desses pacotes permitem às autoridades monetárias comprar títulos de dívida de bancos e de empresas privadas. Pragmáticos, os investidores concluíram que haverá um comprador de última instância para socorrer quem for exageradamente ousado. E, com esse “seguro” em mente, muitos foram às compras, elevando os preços.

Isso se refletiu em uma busca generalizada por ativos de risco, que estavam muito baratos mundialmente devido ao impacto da pandemia. O movimento influenciou a percepção de risco. Mesmo o Risco Brasil, que havia subido na esteira do coronavírus e das turbulências políticas, retornou a patamares bem mais comportados. Cotado a 300 pontos-base há um mês, o prêmio dos Credit Default Swaps (CDS) inicia a quinta-feira a 223 pontos-base (quanto menor, melhor)

A quinta-feira começou com um movimento de leve baixa nos mercados internacionais e europeus, e também com os contratos futuros do Ibovespa e do índice americano S&P 500 indicando pequenas baixas. A expectativa é de um dia sem tendência definida. No dia de hoje devemos ver uma realização dos lucros, no entanto, no médio prazo a visão permanece positiva.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Privatização do Banco do Brasil

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.