Banco Inter (BIDI11) - Levante Ideias

Bancos investem em marketplaces

O movimento de bancos criarem marketplaces para tentar expandir seu relacionamento com sua base de clientes, tem como seu principal expoente o Inter (BIDI11), porém atualmente boa parte dos principais nomes do mercado já vem adotando essa prática.

A ideia das instituições é engajar cada vez mais seus clientes, trazendo cada vez mais seu consumo para dentro de suas plataformas, melhorando não só a lealdade dos clientes, bem como trazendo receitas extras em um ambiente cada vez mais competitivo no setor.

Entre os grandes bancos, o Bradesco (BBDC4) parece ter saído na frente, com uma proposta similar ao Inter em seu banco digital Next.

O banco criou seu marketplace e já o expandiu para sua base de clientes inteira. O Santander (SANB11) e o Itaú (ITUB4) estão reestruturando suas áreas para criação de ofertas em linha com essa nova tendência do mercado.

E Eu Com Isso?

A nova tendência, com bancos entrando no varejo, reforça as novas estratégias que vêm sendo implementadas pelos bancos digitais, em especial o Inter (BIDI11), colocando os grandes bancos em uma posição de atraso mais uma vez, como já houve com outras tendências.

Para os grandes bancos, essa estratégia também surge como uma oportunidade. A entrada de bancos digitais com gratuidades nas tarifas vem prejudicando as receitas de serviços devido ao aumento da competitividade.

A entrada no varejo abre possibilidade para explorar uma nova linha de receita, que se utiliza da vasta base de clientes, algo que as fintechs e bancos digitais ainda estão expandindo.

Os impactos nas ações dos grandes bancos, Bradesco (BBDC4), Santander (SANB11) e Itaú (ITUB4), ainda é incerta, pois o ganho de receita e fidelização dos clientes em meio ao ambiente competitivo ainda não mostrou resultados.

Acreditamos que o banco que conseguir melhor implementar a estratégia, conectando com seus programas de fidelidade de cartão, vasta oferta de produtos e marcas, além de qualidade aplicativo e experiência de compra poderá ter ganhos expressivos no longo prazo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: E-commerce em alta no Brasil.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Como o BC vê a inflação

Na manhã desta quinta-feira (24), o Banco Central (BC) divulgou sua publicação mais encorpada, o RTI (Relatório Trimestral de Inflação). O Relatório analisa em profundidade

Read More »
Levante Ideias - Ministério do Meio Ambiente
E eu com isso

Demissão de Salles

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu exoneração do cargo nesta quarta-feira (23), após muita pressão pela sua demissão – vinda do Congresso, outras

Read More »
Levante Ideias - Prime Day
E eu com isso

Amazon Prime Day 2021

Enquanto os dados associados ao evento conhecido como “Prime Day” seguem difusos, cresce a expectativa pelos resultados em algumas categorias estratégicas. Nos últimos anos, por

Read More »
Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Compass pode comprar a Gaspetro

A venda de 51% da Gaspetro pela Petrobras (PETR3/PETR4) está prevista no acordo firmado em 2019 entre a Petrobras e o Conselho Administrativo de Defesa

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel