Levante Ideias - Azul

Aéreas (GOLL4/AZUL3): Rebaixamento de rating pela S&P e aporte do BNDES

Aéreas (GOLL4/AZUL3): Rebaixamento de rating pela S&P e aporte do BNDES

O BNDES vai apoiar as empresas aéreas em dificuldades por causa da crise gerada pela pandemia de coronavírus por meio de um sistema que envolve debêntures conversíveis. Dessa forma, as companhias aéreas Gol e Azul podem receber um aporte de capital através de compra de participações usando modelo que está sendo preparado para o setor.

As informações foram confirmadas pelo presidente do banco, Gustavo Montezano, em entrevista coletiva por videoconferência no último domingo (29). Segundo ele, o modelo deve ficar pronto em abril.

Montezano acrescentou que a BNDES Participações (BNDESPar) vai atuar de forma contracíclica e vai “estar aportando capital em empresas de setores específicos” que estão sendo alinhados com ministérios do governo federal. Montezano também confirmou a possibilidade de o modelo utilizado para as companhias aéreas ser replicado para o apoio a outros setores da economia afetados pela pandemia

Na última sexta (27), a agência de classificação de risco S&P Global havia rebaixado os ratings atribuídos à Latam Airlines, à Azul e à Gol e os manteve em observação negativa.

O rating de emissor de crédito na escala global da Gol foi reduzido de “B” para “B-”, enquanto a nota em escala nacional foi de “brA” para “BBB-”. Já a Azul teve sua nota de emissor de crédito rebaixada na escala global de “B+” para “B”. A nota em escala nacional passou de “brAA” para “brA-”

O setor aéreo atravessa um momento preocupante já que a rápida propagação do novo coronavírus (Covid-19) reduziu significativamente a demanda por viagens aéreas por um período imprevisível. Por isso, o rebaixamento dos ratings era questão de tempo. Entretanto, o apoio do BNDES via debêntures conversíveis não era esperado e, por isso, esperamos impacto positivo no curto prazo para as ações da Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4).

Montezano disse que as conversas com as empresas do setor aéreo têm sido intensas e aceleradas. Entre as premissas já definidas para as empresas aéreas estão, por exemplo, a liberação de recursos para operações exclusivamente nacionais das companhias e os recursos não poderão ser usados para pagamento de dívidas e credores financeiros.

Na semana passada, por conta dos efeitos da pandemia sobre a economia e o deslocamento de pessoas, as companhias aéreas brasileiras anunciaram um profundo enxugamento de rotas enquanto a retomada da demanda deve ocorrer apenas ao final do segundo trimestre de 2020 e de forma gradativa.

Um fator de alívio para as empresas aéreas seriam os preços do combustível muito mais baixos devido à queda do preço do petróleo, mas a maior parte das necessidades de combustível para 2020 já estava protegida por hedge, de forma que esse alívio é limitado para o ano.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Azul adquire empresa aérea regional por 123 milhões (AZUL3)

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.