Levante Ideias - Squid Game

A criptomoeda de “Round 6”

Por razões bastante óbvias a plataforma de streaming Netflix alterou o nome da série coreana de maior sucesso atualmente ao torná-la disponível para os assinantes brasileiros da plataforma. “Jogo da Lula” tornou-se “Round 6”. Você já assistiu. E, se não assistiu, sabe do que se trata: centenas de endividados participam de versões mortais de jogos infantis para ganhar dinheiro e tentar resolver suas vidas.

Sem nos propormos a avaliar a qualidade da produção e os motivos para um sucesso tão estrondoso, o certo é que “Round 6” tornou-se um fenômeno para além dos limites da plataforma de streaming. Ao ponto de a plataforma de negociação de criptoativos CoinMarketCap ter lançado um alerta sobre as dificuldades de negociação da criptomoeda Squid.

Lançada na terça-feira (26) por um centavo de dólar, ela atingiu US$ 4,39, nesta sexta-feira (29), uma valorização de 43.800% em apenas quatro dias. Sua capitalização de mercado estava estimada em US$ 184 milhões no início da manhã.

A advertência da CoinMarketCap deve-se ao fato de a Squid ser invendável. Seu único uso é para jogos on-line inspirados na série, cujo lançamento está previsto já para este mês de novembro.

Ao usar a moeda para jogar, seu proprietário pode ganhar mais moedas. A única maneira de conseguir monetizar isso será trocar as Squids por outros criptoativos que podem ser vendidos.

Assim como não discutimos a qualidade artística da série, não vamos analisar a Squid como investimento. As características de não ser totalmente vendável a desqualificam como uma alternativa para investir. Isso não quer dizer que essa criptomoeda, assim como outras que devem surgir, não sejam capazes de movimentar milhões.

Ela se junta a uma longa e crescente lista de moedas e tokens digitais que se acumulam em memes aleatórios ou fenômenos culturais.

Como não são apenas ativos financeiros, elas atraem a atenção e o dinheiro de muitos investidores, o que inflaciona sua avaliação de maneira muito rápida. Assim, quem participar desses movimentos especulativos corre riscos elevados de perder dinheiro.

No entanto, o surgimento de fenômenos como a Squid reforça a tese da Fernanda Guardian, analista de criptomoedas da Levante Ideias de Investimento.

Esses ativos estão cada vez mais migrando do nicho de aficionados em tecnologia onde surgiram para usos econômicos mais amplos.

Apesar de a criptomoeda do Round 6 não poder ser considerada um investimento, é bastante provável que novos fenômenos culturais terminem sendo tokenizados e gerando oportunidades de ganho.

Ou seja, esse será um universo de investimentos importante e promissor demais para você não acompanhar.

E Eu Com Isso?

Os contratos futuros do Ibovespa iniciam o último pregão do mês com uma leve alta, compensando parte das perdas dos últimos dias. Os investidores estão refazendo as contas tendo em vista as mudanças no cenário e se preparando para novembro.

As notícias são positivas para a bolsa em um cenário de volatilidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: A maratona do BC.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Vacina Moderna
E eu com isso

E se as vacinas não funcionarem mais?

As declarações de Stéphane Bancel, principal executivo do laboratório americano Moderna, estão provocando fortes solavancos nos mercados internacionais na manhã desta terça-feira (30). Em média,

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Emendas ficam

O Congresso Nacional aprovou, nesta segunda-feira (30), o Projeto de Resolução 4/2021, que viabiliza o pagamento de emendas de relator e busca adaptar tal modalidade

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.