Small Caps: as esquecidas da Bolsa

Na coluna de hoje, vou falar sobre as ações “small caps”, empresas praticamente esquecidas na Bolsa, que não estão no radar dos grandes investidores institucionais, mas que são líderes nos respectivos segmentos de atuação.

 

Você conhece Panvel, Eneva e Aliansce Sonae?

Eu diria que a maioria dos investidores pessoas físicas não conhece as três empresas acima. Porém, elas são grandes e líderes em seus mercados de atuação.

 

Aliansce Sonae: maior empresa de shopping centers

A Aliansce Sonae (ALSO3) é a maior empresa administradora de shopping centers do Brasil em termos de área bruta locável (ABL) com 39 empreendimentos, 7 mil lojas e 1,4 milhão de metros quadrados. O valor de mercado da Aliansce Sonae é de 6,8 bilhões de reais.

 

Panvel: maior rede de drogarias do Sul do Brasil

A Panvel é a maior rede de farmácias do Sul do Brasil, com 450 lojas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A sede da companhia e o principal centro de distribuição ficam na cidade de Eldorado do Sul (RS) na região metropolitana de Porto Alegre. A empresa fez uma oferta de ações (follow-on) recentemente, praticamente um “re-IPO” e tem valor de mercado de 3,0 bilhões de reais.

 

Eneva: disputa pela Aes Tietê

A Eneva é uma empresa integrada de energia, com negócios complementares em geração de energia elétrica e exploração & produção de hidrocarbonetos no Brasil. O seu valor de mercado é de 14,7 bilhões de reais e participação no SMLL é de por cento.

A Eneva ficou um pouco mais conhecida por ter feito uma proposta de fusão pela empresa geradora de energia elétrica Aes Tietê. A americana AES Corporation acabou comprando a participação do BNDES na Aes Tietê (TIET11).

 

O dinheirão está fora do consenso

Nelson Rodrigues escreveu que a unanimidade é burra e que só os profetas enxergam o óbvio. As maiores oportunidades de ganho estão justamente nos papéis que os investidores não estão olhando como deveria.

Eu acredito que as Small Caps apresentam umas das melhores relações risco x retorno da Bolsa, pois são empresa menos acompanhadas pelo mercado e com grande potencial de crescimento de lucro.

 

O que são small caps?

A definição de empresas small caps que eu mais gosto é a seguinte: 1) valor de mercado inferior a 1 bilhão de dólares (5 a 6 bilhões de reais); 2) volume médio negociado de 1 milhão de dólares (5 a 6 milhões de reais) e; 3) ações que ainda não fazem parte do Ibovespa.

Leia o artigo completo no site da Investing.

Grande abraço,

Eduardo Guimarães

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Números da Vivo

A Telefônica Brasil (VIVT3/VIVT4) apresentou nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, o seu resultado do 3T20 e que, na nossa avaliação, foi regular

Read More »
Artigos

BTG compra corretora Necton

Na onda de consolidação do mercado em busca de capturar o número crescente de CPFs na bolsa, o BTG Pactual fechou a aquisição da Necton

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel