Levante Ideias - Domingo de Valor

Petz (PETZ3): um negócio bom para cachorro

Não tem como eu começar essa coluna sem pensar na música: “Who let the dogs out? who who who (quem deixou os cachorros para fora?) com som do latido dos cães ao fundo na versão do Baha Men. Isso porque hoje vou falar sobre a abertura de capital (Initial Public Offering, IPO) da Petz, a maior plataforma de soluções para animais de estimação (“pets”) do Brasil, com 110 lojas espalhadas em 13 estados e no Distrito Federal.

Quase todas as pessoas que eu conheço têm algum animal de estimação (gato ou cachorro) em casa, especialmente na cidade de São Paulo. Os “pets” são praticamente membros da família. Há uma ampla gama de produtos e serviços para cuidar do bem-estar dos às vezes não tão pequenos animais.

Acredito que o mercado de atuação da Petz seja um dos mais promissores, com altíssima demanda e com os consumidores dispostos a pagar um preço alto por produtos e serviços para pets.

Direto ao ponto

A minha recomendação é ENTRAR na oferta pública inicial (IPO) da Petz.

Gosto da estratégia de negócios da Petz, baseada no forte crescimento orgânico, com inauguração de 35 novas lojas por ano, atingindo 311 lojas em 2025 (quase o triplo do tamanho atual).

Apesar do valuation mais alto no curto prazo, com múltiplo preço/lucro 2021 de 58,3x, acredito que a relação entre risco e retorno das ações da empresa é favorável ao investidor devido ao forte crescimento de lucros (CAGR) de 37 por cento ao ano, esperado para os próximos dez anos.

Motivos para não perder o IPO da Petz de jeito nenhum

Em resumo, os cinco principais motivos para entrar no IPO da Petz são:

  1. Forte demanda pelos seus produtos, pois o Brasil é a terceira maior população de cães e gatos do mundo (88 milhões de animais de estimação);
  2. Exposição ao maior mercado consumidor de produtos para pets do Brasil: São Paulo, que representa 62 por cento das lojas da companhia;
  • Mercado altamente fragmentado, que possibilita à companhia ganhar participação de mercado seja por meio de crescimento orgânico ou por meio de aquisições;
  1. Forte crescimento dos canais digitais (20 por cento das vendas) e do uso da estratégia omnicanal (77 por cento de produtos entregues a partir de lojas ou retirados nas lojas pelos clientes);
  2. Forte crescimento composto anual (CAGR) dos lucros de 37 por cento no período 2020-2030;

Perfil da empresa

A Petz S.A. é a plataforma de soluções para animais de estimação mais abrangente do Brasil. Possui mais lojas do que qualquer outra rede do setor, e também tem a maior rede de centros veterinários e de estética animal.

Operando com 110 lojas em 13 Estados e no Distrito Federal e diferentes canais digitais, a Petz oferece um vasto sortimento de produtos, com aproximadamente 20 mil SKUs, e também uma gama completa de serviços voltados para animais de estimação.

Além das lojas físicas, a Petz conta com uma plataforma digital composta por website, aplicativo para smartphones, plataformas de marketplace e um SuperApp, com oferta de entrega super expressa em algumas regiões do Brasil. A Companhia utiliza a omnicanalidade para facilitar a experiência do usuário na hora da compra – modalidades Pick-up Store e Ship from Store.

Mercado brasileiro de pets

O mercado brasileiro de produtos pets é o quarto maior do mundo, estimado em cerca de 23,5 bilhões de reais em receita de mercado, conforme estudos da Euromonitor.

O mercado brasileiro de produtos pets se caracteriza por uma preferência pelo atendimento e sortimento proporcionados pelos varejistas especializados, e representa uma grande oportunidade para redes organizadas e de maior escala como a Petz, pois o mercado ainda é muito fragmentado.

Comportamento do consumidor

O consumidor brasileiro de produtos para animais de estimação costuma adquirir os produtos nas lojas especializadas (pet shops e clínicas veterinárias), ao contrário dos consumidores em outros países que são mais acostumados a comprar diretamente em supermercados.

Segundo cálculos da companhia, o cliente médio ativo compra, em um ano, 7,5 vezes na Petz, tendo um ticket médio de 131 reais, gasto anual de 983 reais e Net Promoter Score (NPS, indicador de satisfação do cliente) de 83 por cento nas lojas físicas e 75 por cento nos canais digitais.

Público-alvo

O público-alvo da Petz é a parcela da população que tem algum animal de estimação. A Companhia acredita em uma experiência para o usuário e seu pet, por isso não se restringe somente à oferta de produtos. As lojas contam com serviços e eventos para criar valor na relação entre o dono e o animal.

Operações

A Petz é a maior rede especializada em produtos e serviços pet do Brasil, com 110 lojas espalhadas em 12 estados e no Distrito Federal, além de operar por meio de canais digitais integrados às lojas físicas (omnicanalidade).

Existem dois tipos de lojas: i) 99 lojas são do tipo padrão com 1.000 m2 que oferecem além dos produtos para o segmento diversos serviços associados ao mercado pet, como higiene e estética animal, centros veterinários e espaços para adoção e; ii) 11 lojas de conveniência, com tamanho médio de 500m².

A Petz tem 20 mil diferentes tipos de produtos (SKU’s): alimentos (rações de diferentes qualidades, rações úmidas e petiscos) e itens não alimentícios, como produtos de higiene, medicamentos, acessórios e roupas. Além disso, a empresa ainda oferece serviços: 99 clínicas e hospitais veterinários que operam dentro das lojas e serviços de higiene e estética animal.  

Vendas digitais

A receita bruta proveniente dos canais digitais atingiu 144,3 milhões de reais no primeiro semestre de 2020, equivalente a 19,7 por cento das vendas totais.

A Petz vende através do seu website oficial (petz.com.br) e através do aplicativo “Petz”, com entregas em todo território nacional. É possível adquirir os produtos via site e buscar na loja (click and collect) ou recebê-lo em casa enviado de uma loja (ship from store).

Aplicativos bem avaliados

O aplicativo da Petz conta com mais de 1 milhão de downloads na Play Store (celulares Android), com nota 4,7 de 5 em mais de 17 mil avaliações. Já na App Store (IPhones Apple (NASDAQ:AAPL)), a Petz tem nota 4,9 de 5 com mais de 38 mil avaliações, mostrando bons números para a empresa.

Detalhes da oferta (IPO)

A oferta se dará por meio da oferta de ações ordinárias, sendo 85% secundária e 15% primária, com emissão de 24,49 milhões de ações ordinárias.

Uso dos recursos

Considerando o preço médio de 13,75 reais, a Petz estima, segundo o Prospecto, que os recursos líquidos provenientes da Oferta Primária serão de aproximadamente 310,4 milhões de reais, considerando comissões e despesas de estruturação do IPO e desconsiderando o acréscimo de ações adicionais e suplementares.

A Companhia pretende utilizar os recursos líquidos obtidos por meio da Oferta Primária da seguinte forma: (i) Abertura de Lojas e hospitais (263,8 milhões de reais, 85 por cento dos recursos); e (ii) Investimento em Tecnologia e Digital (46,5 milhões de reais, 15 por cento do total.

Valor da oferta

Na faixa de preço da oferta de 12,25 a 15,25 reais, o valor de mercado da Petz ficará no intervalo de 4,6 bilhões a 5,7 bilhões de reais.

O período de reserva do IPO vai de 26 de agosto a 8 de setembro, com definição de preço em 9 de setembro.

Análise financeira

A estratégia da Petz é baseada no crescimento orgânico, com inauguração de novas lojas e melhorar a distribuição geográfica. A minha projeção considera que serão inauguradas 31 lojas em 2020, 35 lojas em 2021 e 2022, chegando a 311 lojas no final de 2025, praticamente triplicando a quantidade atual de lojas (110 lojas em junho de 2020).

Projeto crescimento nas vendas mesmas lojas (same store sales) de 8,8 por cento em 2020, 15 por cento em 2021 convergindo até 9% ao ano em 2025, reflexo do forte crescimento do mercado de pets e da recuperação da economia como um todo.

A minha projeção indica receita líquida de 1,37 bilhão de reais em 2020 e 1,92 bilhão de reais em 2021, com margem bruta saindo de 48 por cento em 2020 para 48,5 por cento em 2021.

As despesas com vendas deverão representar 30 por cento da receita líquida na nossa projeção em 2020, com potencial de queda para 29% em 2025, quando a companhia conseguir aumentar a penetração as vendas digitais e do omnicanal nas vendas, pois os clientes poderão comprar pelo aplicativo e retirar nas lojas (click and collect), o que reduz os custos com logística e fretes.

Na última linha tenho projeção de lucro líquido de 42,5 milhões de reais em 2020, 97,5 milhões de reais em 2021 e 131 milhões de reais em 2022, chegando a 309 milhões de reais em 2025.

A minha previsão para a taxa composta média de crescimento (CAGR) no lucro líquido no período de 2020 a 2030 é de 37 por cento.

A margem líquida projetada para a Petz é de 3,1 por cento em 2020, subindo gradualmente até atingir 6,2 por cento em 2025.

Valuation

Na faixa de preço da oferta de 12,25 a 15,25 reais, o valor de mercado da Petz ficará no intervalo de 4,6 bilhões a 5,7 bilhões de reais. O múltiplo preço/lucro 2021 da Petz (PETZ3) fica no intervalo de 46,8x a 58,3x, conforme a faixa de preço da oferta.

Logo, considerando o preço teto da oferta de R$ 15,25 e nossas estimativas de lucro para o próximo ano, o múltiplo Preço/Lucro 2021 pago pelo investidor é de 58,3 vezes. 

Contudo, devido ao alto potencial de crescimento dos resultados da companhia, o múltiplo preço sobre lucro cairá ao longo dos anos seguintes, conforme o gráfico abaixo:

Preço/Lucro Petz Domingo de Valor

Fonte: Prospecto Petz e estimativas Levante Investimentos

Estimativa de retorno

Uma outra forma de observar o retorno obtido pelo investidor é através do cálculo da TIR (Taxa Interna de Retorno), considerando a taxa que zera o fluxo do preço pago na oferta e o fluxo do preço futuro da ação, considerando um múltiplo preço/lucro (P/L) alvo (saída) e os lucros das nossas projeções.

No caso de Petz, utilizamos como premissa o valor de mercado do IPO no topo da faixa indicativa, com crescimento anual composto (CAGR) de lucros de 37 por cento ao ano até 2030 e que o múltiplo alvo (saída) no final de período é de 30 vezes Preço/Lucro 2030.

Vale notar que a curva do retorno do investimento (TIR) é ascendente ao longo do tempo. Quanto mais tempo o investimento “maturar”, maior será o retorno obtido, pois ele depreende dos crescimentos anuais de lucros:

Taxa de Retorno Anual - Petz - Domingo de Valor

 Fonte: Prospecto Petz e estimativas Levante Investimentos

Em 2030, a taxa a taxa interna de retorno ao ano do investimento (TIR) será 18 por cento ao ano, de acordo com nossas premissas descritas acima. Vale notar que a partir de 2025 o investidor já começa a ter um retorno satisfatório.

Falando em outras palavras: quem investir nas ações da Petz pagando o preço de 15,25 reais por ação obterá retorno composto anual médio de 18 por cento ao ano se ficar investido até 2030, com as premissas acima de crescimento lucro e múltiplo justo de preço/lucro 2030.

Como participar do IPO da Petz?

Para participar será preciso ter conta aberta em corretora e ter no mínimo 3 mil reais para investir. São basicamente três etapas:

  1. Escolha a opção investidor de varejo com “lock-up”, que impede que você venda a ação por 45 dias. Como o horizonte de investimento deve ser de longo prazo (5 a 10 anos), 45 dias sem poder vender as ações não deverão ter importância.
  2. Defina qual valor você pretende investir, sempre lembrando que a diversificação é muito importante numa carteira de ações, assim nunca coloque todos os ovos na mesma cesta.
  3. Preço limite que você quer pagar pelas ações da Petz de no máximo 15,25 reais por ação. 

Não se preocupe, se a oferta sair num valor abaixo, você irá pagar exatamente esse valor pelas ações. Se o preço ficar acima dos R$ 15,25 por ação, você não irá levar nada.

Para fazer a sua reserva você precisa ter 10% do valor do seu pedido de ações em crédito na sua conta na corretora no dia 8 de setembro.

Ou seja, para um pedido de R$ 3.000, você precisará ter R$ 300 na sua conta na corretora no dia 8 de setembro, pode ser em dinheiro ou em ativos líquidos (ex: ações, títulos públicos, CDBs e fundos de investimento).

Abraços,
Eduardo Guimarães

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