O que fazer com as ações dos grandes bancos?

Na coluna de hoje vou falar sobre o setor de bancos, o mais representativo do Ibovespa, com peso de 16,7 por cento na composição do Índice. Esse segmento teve um desempenho bastante negativo no preço das ações em 2020: queda média de 30 por cento.

Irei comentar os motivos para a queda das ações dos grandes bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander) e dizer o que fazer com as ações.

 

Setor de bancos: o melhor negócio do mundo

Eu sempre brinquei que os dois melhores negócios/empresas do mundo eram: 1) um banco bem administrado e; 2) um banco mal administrado.

O que mudou no cenário para o setor de bancos? Quais os motivos para os investidores terem fugido das ações dos grandes bancos?

A maioria dos gestores de fundos de ações tem posição “underweight” em bancos, ou seja, com a participação de ações de bancos na carteira abaixo do peso dos bancos no Ibovespa.

 

Desempenho das ações dos bancos

Uma carteira teórica composta pelas quatro ações dos maiores bancos da Bolsa brasileira (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander) teria apresentando um retorno negativo de 29,6 por cento no acumulado de 2020 (até 23 de outubro), queda bem superior à do Ibovespa, de 11,9 por cento.

Os bancos considerados digitais, em movimento contrário, avançam no ano. São os casos de Banco Inter, que apresenta valorização de 34,8 por cento nas suas ações do tipo unit (BIDI11), e de BTG Pactual (BPAC11), que sobe 7,2 por cento.

 

Motivos para a queda nas ações dos bancos

Acredito que existem basicamente três motivos para explicar o desempenho negativo das ações dos bancos em 2020: 1) aumento da concorrência; 2) risco de calote (inadimplência) e; 3) risco regulatório/político.

Em resumo: apesar do histórico consistente, com as maiores instituições do setor sobrevivendo às crises financeiras, econômicas, políticas e fiscais das últimas décadas, o mercado segue bastante cético quanto ao futuro da rentabilidade (ROE) dos grandes bancos no Brasil.

 

Aumento da concorrência

A tecnologia e a tendência de digitalização dos serviços financeiros reduziram as barreiras de entrada no setor bancário, o que permitiu a instalação de novos concorrentes (corretoras, fintechs e algumas empresas de varejo eletrônico), que oferecem serviços financeiros sem custos (TED) e/ou com preços mais baixos que os praticados há poucos anos atrás.

 

Risco regulatório e risco político

Além de a atuação do Banco Central (BC) estar bastante orientada ao aumento da concorrência e à redução do custo do crédito, a pandemia trouxe de volta a discussão a respeito dos resultados dos grandes bancos na Câmara dos Deputados e no Senado. Dois riscos têm assombrado o setor: o aumento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e a fixação de um limite de taxa de juros em algumas linhas de crédito para pessoa física.

Leia o artigo completo no site da Investing.

Abraços,
Eduardo Guimarães

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Logo Gestora Pátria
E eu com isso

Gestora Pátria avalia IPO

Uma das maiores gestoras de Private Equity brasileiro, o Pátria, avalia uma abertura de capital (IPO) na B3. A listagem seria um meio de saída

Read More »
E eu com isso

 O avanço das vacinas

Gradualmente, o que era uma esperança transforma-se em realidade, e a perspectiva de uma vacinação em massa contra do coronavírus passa a ficar mais próxima.

Read More »
E eu com isso

Leilão da CEB

Na sexta-feira (04) vai ocorrer o leilão para privatização da Companhia Energética de Brasília, também conhecida como CE. Nele será vendida a subsidiária CEB-D, responsável

Read More »
E eu com isso

Reeleição no Congresso

Conforme previsto, foi só as eleições municipais chegarem ao fim para que Brasília voltasse suas atenções para as eleições das Mesas Diretoras da Câmara e

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel