Múltiplo Preço/Lucro: empresa cara ou barata?

Na coluna de hoje vou dar início a uma série de textos sobre avaliação de empresas (valuation). Irei explicar tudo sobre os múltiplos de mercado mais utilizados ao se medir o valor de uma empresa.

Vou começar pelo múltiplo de avaliação de empresas mais utilizado no mundo dos investimentos: a relação Preço/Lucro ou P/L.

Mas o que significa o indicador P/L? Como podemos utilizá-lo para avaliar se o preço de uma ação está caro ou barato? Como chegar no valor de uma empresa a partir do P/L?

 

Definição do múltiplo Preço/Lucro

Voltando às aulas de matemática do colégio, o P/L é uma fração, ou seja, um numerador dividido por um denominador.

O numerador é o preço (P), que é o valor de mercado (em reais) de uma empresa na Bolsa de valores e o lucro (L) é o lucro líquido anual divulgado pela companhia.

O valor de mercado é obtido pelo preço da ação em reais negociado na Bolsa multiplicado pela quantidade total de ações daquela empresa.

 

Exemplo prático: cálculo do P/L de Weg

Vou começar determinando o valor de mercado (P) da Weg: (A) preço de fechamento (30/out) das ações ON (WEGE3) multiplicado pela quantidade de ações ON (B).

75,83 reais x 2.098.658.999 ações ON

O resultado de A x B = 159,141 bilhões de reais de valor de mercado (parte de cima da fração ou numerador).

Na parte de baixo da fração (denominador), temos o lucro líquido anual divulgado pela empresa. No caso da Weg, o lucro líquido foi de 1,615 bilhão de reais em 2019.

Finalmente iremos calcular o Preço/Lucro 2019 para a Weg:

Valor de mercado (159,141 bilhões de reais) / Lucro líquido anual de 2019 (1,615 bilhão de reais).

O resultado é um indicador P/L 2019 de 98,5 x.

O que esse indicador de 98,5x quer dizer? Esse número é alto ou baixo? A ação está cara ou barata?

 

Interpretação do múltiplo P/L

O indicador Preço/Lucro pode ser utilizado como uma métrica de retorno, ou seja, uma indicação do tempo que o investidor levará para obter retorno ao comprar ações de determinada companhia. Se o P/L de uma companhia está 10x, isso significa que, caso o lucro anual utilizado no cálculo permaneça constante, o investir terá o retorno em lucros após 10 anos de investimento.

Em uma primeira análise, quanto mais alto o indicador P/L, mais cara será a ação em termos relativos e mais tempo o investidor levará para obter retorno ao investir na empresa.

Outra interpretação do múltiplo P/L pode ser obtida se invertermos o resultado deste indicador. Assim, o indicador P/L atual de 10 vezes seria invertido (L/P), o que daria um resultado de 10 por cento (1/10) ao ano.

 

Múltiplo preço/lucro e retorno anual

Com base no lucro de 2019, o investimento na Weg levará 98,5 anos para retornar ao investidor. Quanto mais alto o indicador P/L, mais cara será a ação e mais tempo o investidor levará para obter retorno ao investir na empresa.

Importante observar que o indicador pode ser calculado também usando o lucro líquido anual no futuro. O mais utilizado no mercado é o lucro líquido projetado para os próximos 12 meses.

Outra interpretação para o múltiplo P/L pode ser obtida se invertermos o resultado desse indicador P/L.

Assim, o indicador P/L 2019 de 98,5 seria invertido (L/P), o que daria um resultado de 1 por cento (1/98,5) ao ano em 2019.

Assim, esse seria o retorno obtido pelo investidor ao comprar ações da Weg para o ano de 2019.

Leia o artigo completo no site da Investing.

Abraços,
Eduardo Guimarães

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Domingo de Valor

Múltiplo P/VPA

Na coluna de hoje eu encerro a série sobre avaliação de empresas (valuation). Irei falar sobre o múltiplo P/VPA, um dos múltiplos de avaliação mais

Read More »
E eu com isso

Alta na fragmentação partidária

A fragmentação partidária, no âmbito do Executivo municipal, aumentou pela quinta vez consecutiva em eleições municipais no Brasil. Em 2004, as cinco principais legendas concentravam

Read More »
E eu com isso

Novidades entre Itaú e XP

Nesta segunda-feira (30), após o fechamento do mercado a XP divulgou um fato relevante anunciando a emissão de um follow-on que deve injetar cerca de

Read More »
Ações do Índice Bovespa em telão.
E eu com isso

Dezembro com lucro

O último mês do ano não costuma ser um período de fortes emoções na bolsa. Explica-se. Os investidores profissionais, que administram recursos de terceiros, costumam

Read More »
E eu com isso

Destaques do Petrobras Day

Nesta segunda-feira (30), a Petrobras realizou o evento virtual anual da companhia, o Petrobras Day, para apresentar maiores detalhes do plano de negócios 2021-2025, divulgado

Read More »
E eu com isso

Resultados do segundo turno

Os resultados do segundo turno das eleições municipais vieram em linha com o esperado. Conforme previmos, Bruno Covas (PSDB) venceu em São Paulo, Eduardo Paes

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel