Levante Ideias - Domingo de Valor

Jogue na defesa com as ações do setor elétrico

Na coluna de hoje irei falar do setor elétrico e das empresas que são vistas como defensivas na bolsa de valores. O setor elétrico tem como características principais a previsibilidade da geração de caixa e o pagamento de dividendos aos acionistas. Suas empresas representam 6,7 por cento no Ibovespa, 8,0 por cento do IBrX100 e 16,2 por cento do índice Small Caps (SMLL). São 17 companhias listadas entre as ações de maior liquidez na B3.

Entretanto, as empresas do setor elétrico são diferentes entre si. São divididas em três segmentos principais de atuação: geração, distribuição e transmissão de energia elétrica. Há algumas empresas que atuam nos três segmentos, e são chamadas integradas.

No momento atual de paralisação da economia devida à quarentena para controlar a disseminação do novo coronavírus, nem todas as empresas são impactadas da mesma maneira, apesar do beta mais baixo das ações do setor inteiro.  Eu acredito que as empresas mais afetadas no setor elétrico serão, em ordem decrescente (do maior risco para o menor risco): a distribuição de energia, seguidas pelo segmento de geração de energia e com menor impacto o segmento de transmissão de energia elétrica.

Dessa forma, as ações do setor elétrico mais defensivas são as transmissoras de energia elétrica: Alupar (ALUP11), Isa Ctepp (TRPL4) e Taesa (TAEE11).

Geração: hidrelétricas

Na parte da Geração, é possível encontrar empresas de portes e tecnologias diferentes. Atualmente, 70 por cento da potência instalada no País é proveniente da geração hidrelétrica. Nos últimos anos, porém, os esforços concentraram-se na diversificação da matriz energética, principalmente por meio da construção de termelétricas e parques eólicos e solares.

Geração tem contratos pré-definidos

O segmento tem contratos pré-definidos de venda de energia elétrica com as empresas de distribuição e com seguros (hedges) no caso de falta de água nos reservatórios (situação hídrica do sistema).

Risco de demanda na Distribuição

O segmento de distribuição de energia elétrica pode sofrer com a queda no consumo de energia, com o aumento no nível de inadimplência dos consumidores finais (comércio e indústria) e com as possíveis medidas do Governo Federal para enfrentar os efeitos econômicos da quarentena do Covid-19: suspensão do corte de energia elétrica depois de três meses de inadimplência e possíveis descontos nas tarifas de energia.

Distribuição e Transmissão: monopólios naturais

A Distribuição diz respeito à forma pela qual a energia chega aos usuários finais nos grandes centros urbanos ou nas grandes usinas.

Os segmentos de Transmissão e de Distribuição são considerados monopólios naturais, visto que uma competição entre empresas do setor não traria quaisquer benefícios para a sociedade.

Confira o artigo completo no site da Investing

—— ——

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.