Impactos coronavírus: setor de construção civil

Na coluna de hoje, irei falar sobre os impactos da quarentena de combate à pandemia da Covid-19 nas empresas do setor de construção civil na Bolsa de Valores.

Tais impactos podem ser divididos em duas ondas – ou, como gosto de chamar, derivadas: 1) impacto do isolamento social no curto prazo; e 2) consequências macroeconômicas na demanda por imóveis nos prazos médio e longo.

Ademais, também irei falar das posições de endividamento, caixa e liquidez das companhias do setor imobiliário.

Curto prazo: queda de vendas e andamento das obras

A primeira onda (ou derivada) está associada ao impacto das medidas de isolamento no curto prazo, que têm um efeito de curto prazo e atingem o setor enquanto estiverem em vigor – por conta do fechamento dos estandes de venda das incorporadoras.

A consequência dessa dinâmica será uma forte queda nas vendas contratadas desde a última semana de março até o fim da quarentena. Os lançamentos programados para os fins de março e abril foram adiados, com possível redução no andamento das obras e postergação do início da construção dos projetos lançados no segundo semestre de 2019.

Desempenho nas vendas

Devido ao fechamento dos estandes de vendas, estimo que a queda das vendas chegue a 90 por cento no mês de abril, mesmo que o atendimento esteja disponível remota ou virtualmente, como é o caso da Direcional e da MRV, as quais fizeram lançamentos com vendas 100 por cento virtuais.

Com a incerteza predominante, a importante decisão de compra de um imóvel fica em modo de espera. O indicador de velocidade de vendas será duramente reduzido e obrigará as empresas a agirem com prudência em suas gestões de caixa.

Segundo a Mitre, o fechamento dos estandes de vendas ocasionou, do início deste ano até 20 de abril, uma queda de pouco mais de 50 por cento nas vendas.

Leia o artigo completo no site da Investing

 

Forte abraço,
Eduardo Guimarães.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Taxas e impostos - Levante Investimentos
E eu com isso

Arrecadação estadual

A economia brasileira vai entregando uma performance melhor do que o esperado neste início de ano, mesmo com a segunda onda de Covid-19 impactando a

Read More »
Discovery Inc. - Ações - Ibovespa
E eu com isso

Fusão entre AT&T e Discovery

Segundo informações de mercado, a AT&T (T) irá anunciar nesta segunda-feira (17), uma combinação de negócios envolvendo seus ativos de mídia. A WarnerMedia (subsidiária da

Read More »
Cosan
E eu com isso

Resultado da Cosan (CSAN3) do 1T21

Na noite desta sexta-feira (14), após o fechamento de mercado, a Cosan S.A. (CSAN3), holding que comanda a Raízen, Rumo Logística, Moove e Comgás, apresentou

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel