Levante Ideias - Domingo de Valor

Howard Marks sobre Value Investing | Domingo de Valor

Na coluna de hoje eu vou falar sobre a última carta (memo) do lendário cofundador da Oaktree Capital, uma das maiores gestoras globais de crédito do mundo, Howard Marks, cujo o título é “Something of value” (tradução livre: algo de valor).

Na minha modesta opinião, Howard Marks é autor de um dos melhores livros sobre investimentos: “The most importante thing”, que agora tem uma versão em português: “O Mais Importante para o Investidor: Lições de um gênio do mercado financeiro”.

Para facilitar a leitura e a sua compreensão, fiz um resumo das ideias centrais da carta publicada por ele nesta semana. A minha intenção não é, nem de longe, substituir o texto original (disponível neste link), mas apenas facilitar o processo para o investidor não disposto a ler as 18 páginas escritas em inglês.

 

Início da discussão

Howard Marks inicia a carta falando sobre as discussões sobre investimentos que teve com seu filho Andrew, experiente profissional do ramo de finanças focado em analisar e investir em empresas com perfil “Growth”, especialmente as do setor de tecnologia.

 

Valor vs. Crescimento

A discussão entre ações de empresas de valor e empresas de crescimento (tecnologia) é o tema central da carta. Esse tema esteve muito presente durante 2020, ano em que o investimento em Ações de Crescimento superou de longe o investimento em Ações de Valor.

 

Definição de investimento em valor

Value Investing consiste em quantificar o valor intrínseco de determinado ativo baseando-se em seus fundamentos/em sua capacidade de geração de caixa; assim, compra-o caso esse valor apresente um desconto frente ao seu preço no mercado.

 

Pilares do Value Investing

O entendimento de que ações são partes de um negócio real;

O foco no valor, e não no preço;

O uso de fundamentos para a determinação do valor;

O reconhecimento de que investimentos atrativos surgem quando há uma grande divergência entre preço e valor;

A disciplina emocional para agir quando surgem tais oportunidades.

 

Buffett e Charlie Munger

Quando Warren Buffett, o famoso sábio de Omaha, se juntou a Charlie Munger, o foco mudou do “bom, bonito e barato” (bitucas de charuto) para a procura de excelentes negócios a preços justos. Isso conduziu Buffett a iniciar investimentos em ações com perfil de crescimento (como Coca-Cola, GEICO, Washington Post e afins), entendendo que, apesar de não estarem baratas, elas tinham boas vantagens competitivas e grande potencial de crescimento

Segundo Howard Marks, Warren Buffett percebeu que grande parte do valor de uma companhia estava justamente nessa perspectiva futura e relembra que Buffett considera o investimento em Apple um dos seus maiores trunfos na carreira (Apple representa quase metade, 47por cento da carteira de investimentos atual da Berkshire Hathaway).

 

Ações de crescimento

O campo do investimento em ações de crescimento (growth stocks) começou na década de 60, quando a moda era ir atrás das “Nifty Fifty”, as 50 melhores empresas da américa – tão boas que nada de mau poderia acontecer com elas e nenhum preço seria alto demais para comprar estas ações.

 

Diferenças entre Valor vs. Crescimento

Segundo Howard Marks, as diferenças fundamentais entre os estilos/escolas de investimentos de valor e crescimento são:

Valor: geração de caixa e retorno sobre o capital tendem a oferecer, ao menos em teoria, maior proteção, mas crescimento de lucros e retornos menores na comparação com companhias em crescimento;

Crescimento: associado a modelos de negócios que podem ter a sua sustentabilidade duvidada. Portanto, é necessária uma análise profunda na empresa para continuar investindo nela. Durante a fase de amplo crescimento, as Growth Stocks incorporam um grande otimismo que pode evaporar rapidamente durante correções, testando o comportamento até dos mais calculistas. E, como a maior parte do valor está no futuro, o seu valor justo é mais sensível a alterações na taxa de desconto.

 

Mundo mais complexo requer mais ferramentas

“Para um homem com um martelo na mão, tudo se parece com um prego”.

Para Howard Marks as duas abordagens (crescimento e valor) não são mutuamente exclusivas, ou seja, não é necessário ficar apenas com uma ferramenta. Ao contrário, no complexo mundo atual é preciso dispor de todas as ferramentas para ser bem-sucedido no investimento em ações.

 

Nova era no mundo das empresas

Para encerrar eu cito a melhor frase da carta: “os ativos das empresas de crescimento para vão para casa dormir todas as noites, enquanto os outros ativos ficam no balanço patrimonial”.

 

Armadilhas de valor

Howard Marks alerta sobre as possíveis armadilhas de valor: ações de empresas que negociam a valuations baixos. Uma ação com um múltiplo preço/lucro baixo só é de fato uma barganha se a companhia for capaz de aumentar e/ou recuperar os seus lucros. Do contrário, trata-se uma armadilha de valor (value trap).

 

Aldo Raine dos Bastardos Inglórios

Para terminar eu cito “Bastardos Inglórios” um dos meus filmes favoritos do diretor Quentin Tarantino. Nele, um dos personagens principais, o tenente Aldo Raine, diz: “se ouvimos uma história boa demais para ser verdade, não é” (Long story short, we hear a story too good to be true – it ain’t).

 

Lições de investimento

As principais conclusões da carta são: 1) se algum ativo está com valuation descontado, muito provavelmente há uma boa razão para isso; 2) o investimento de sucesso está mais nos “julgamentos superiores” sobre a) aspectos qualitativos, não computadorizados, e (b) sobre como serão os desdobramentos futuros de determinados fenômenos.

 

Análise Fundamentalista

O autor acredita que, neste novo mundo, os analistas fundamentalistas terão de avaliar de maneira integral cada situação, incluindo em sua análise as ações que dependem muito de ativos intangíveis e cujo crescimento deve ocorrer em um futuro distante.

 

Conclusões

Value Investing não são apenas métricas de “low Valuation”. O valor pode ser encontrado de diversas formas. O fato de a empresa crescer rapidamente, depender de ativos intangíveis para seu sucesso e negociar a múltiplos Preço sobre Lucro elevados não significa necessariamente que ela não é um bom investimento sob a ótica do valor intrínseco;

Muitas fontes de valor não podem ser reduzidas a um número. O fato de algo não conseguir ser bem previsto não significa que ele não tenha valor/seja real;

Caso haja uma informação quantitativa disponível, o divisor de águas estará na capacidade de o investidor realizar “julgamentos superiores” sobre aspectos qualitativos e sobre o futuro;

O fato de a expectativa de crescimento de uma companhia ser de rápido crescimento não significa que ele seja totalmente imprevisível. E o fato de companhias terem um crescimento estável não significa que não possam perder tal status;

O fato de alguma companhia estar com múltiplos elevados não significa que ela está sobrevalorizada. E uma outra com múltiplos baixos pode não necessariamente estar barata;

Nem todas as companhias que se espera que cresçam rapidamente o farão. É um desafio, porém, avaliar quais irão fazê-lo;

Se você encontrar uma ação com “capacidade de imprimir dinheiro”, não venda suas ações simplesmente porque elas se apreciaram. Você não vai encontrar muitas vencedoras na sua vida – e, daquelas que encontrar, deve tirar todo o proveito.

 

Investindo em ações na prática

Acredito que as pessoas físicas devem diversificar bastante os seus investimentos, especialmente em renda variável (ações), de forma a não depender apenas de uma estratégia, seja crescimento ou valor, seja em ações small caps, dividendos, fundos imobiliários, BDRs, ETFs ou até mesmo fundos de investimentos em ações, seja no Brasil ou no exterior.

Desejo a todos um Excelente Ano Novo em 2021 com muitos lucros e visão de longo prazo!

Obrigado e um grande abraço.

Eduardo Guimarães

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Telecomunicação
E eu com isso

Onda de M&A na telecom

Um estudo publicado pela consultoria RGS Partners mostra que o Brasil movimentou mais US$ 92 bilhões em fusões e aquisições em 95 transações entre 2010

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Semana decisiva para os juros

A próxima semana será decisiva para a trajetória dos juros brasileiros de agora em diante. Em circunstâncias normais, o prognóstico seria de alta das expectativas

Read More »
Levante Ideias - Jair Bolsonaro
E eu com isso

Trocas na Esplanada

Nos corredores do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, crescem cada vez mais os rumores de que o presidente Bolsonaro terá de realizar novas

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel