Levante Ideias - Domingo de Valor

Como saber se é hora de comprar uma ação? | Domingo de Valor

No último domingo comentei sobre a promoção da Bolsa brasileira, que pode acabar antes do esperado. Neste domingo, com um desconto aproximadamente 3% menor que na última semana, volto a afirmar que os descontos uma hora acabam.

A temporada muda, o inverno chega, o produto sai de moda. No mercado financeiro funciona de forma semelhante. 

Como Ciência Humana que é, o mercado depende da atuação dos players racionais ou irracionais que o operam (investidores, gestores, especuladores, analistas, economistas etc.).

Isso faz com que os descontos apareçam. Nem todos avaliam da mesma forma e nem mesmo da forma correta. Existem formas de calcularmos essa irracionalidade.

No último domingo falamos sobre o modelo de fluxo de caixa descontado. Neste, quero trazer números e mostrar os descontos quando fazemos as somas das partes em holdings, por exemplo.

Confesso que esse é bem mais fácil de entender. Pode parecer simples, mas saber o momento de usá-lo é que fará a diferença. Procuro fazer isso nas minhas carteiras e quero dividir com você.

Só para colocar todo mundo na mesma página, a definição de holding é: uma empresa que possui como atividade principal a participação acionária majoritária em uma ou mais empresas.

Dito isso, essas companhias são um caso clássico de desconto. A empresa é instituída especificamente para gerenciar outras, as chamadas subsidiárias, desde que sócia majoritária. A crítica principal é que não é a operação em si do negócio que estamos falando.

Existem benefícios também, mas não é o tema de hoje. Vamos pegar o caso de Cosan (CSAN3). Para quem não sabe, a empresa  atua nos segmentos de energia e logística, distribuição de combustíveis, produção de açúcar, etanol, distribuição de gás natural e lubrificantes, e de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem.

 Quando falo de soma das partes me refiro  literalmente a somar todas as partes desta empresa, ou seja, somar a participação que a holding detém em suas investidas.

A tabela abaixo é auto explicativa, basta sabermos quanto a Cosan tem de participação e quais são suas investidas:

Ou seja, se pegarmos o valor da participação que a Cosan tem em Raizen, Comgás, Rumo e Moove e descontarmos demais ativos e passivos da empresa chegaremos a um total de aproximadamente R$48 bilhões.

Pronto, ao compararmos esse valor com o valor de mercado da COSAN (CSNA3), chegaremos a um desconto de 28% uma vez que a holding vale aproximadamente R$34 bilhões.

Mas aqui é o pulo do gato. Fazer isso é fácil, porém falamos que as holdings, historicamente, são descontadas, então 28% de desconto é muito ou pouco?

Precisamos olhar um segundo gráfico:

Aqui observamos que esse nível de desconto é uma máxima entre novembro 21 e maio 2022, ou seja, está muito descontada, foi um indicador de compra. Cosan valorizou aproximadamente 17% no último período. 

Essa é uma das formas que utilizo para a seleção de ativos, trazendo maiores chances de acerto.

Existem diversas outras holdings, mas, para hoje, não teríamos tanto tempo. Preparei um relatório específico sobre as holdings do Ibovespa, que aqueles que assinam a minha série têm livre acesso.  

Assim, convido você, mais uma vez, a acessar essa restrita fonte de dados que tem possibilitado performarmos mais que o Ibovespa há algum tempo. Repito que os preços das ações podem subir antes do esperado, ou você imaginava que Cosan subiria 17% na última semana?

Clique aqui para conhecer o meu método exclusivo de investimento.

Abraços e até logo,

Enrico Cozzolino

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.