A Levante traz as melhores ideias de investimento

Como faço para investir em ações?

A cada dia que passa, novos investidores se aventuram pelo universo dos investimentos em renda variável. Particularmente, gostaria que este número fosse maior. Porém, por ora, sigo comemorando cada novo CPF registrado para investir em ações.

Para que você veja como são poucos brasileiros: até o final de julho deste ano, alcançamos o número de 715 mil cadastrados, de acordo com a BM&FBOVESPA. Isso representa menos que 0,5% do total de brasileiros!

Com a expectativa de que este número aumente exponencialmente (quem sabe), buscamos levar mais informações sobre as oportunidades disponíveis atualmente para que você seja o próximo investidor da Bolsa.

O que é o Ibovespa?

O tão falado Ibovespa, também conhecido como Índice Bovespa, é o principal índice de ações da Bolsa brasileira.

O índice é como um termômetro do mercado acionário em terras tupiniquins. Para a sua construção, mede o desempenho médio de uma carteira teórica com as principais e mais negociadas ações. Para tanto, utiliza um sistema de pontos baseados em reais.

=> BAIXE O E-BOOK SOBRE AS MELHORES DO IBOVESPA

As cotações das ações negociadas são calculadas durante o pregão, que é o horário de negócios e depois são pontuadas no Ibovespa, e a pontuação do dia pode ser positiva ou negativa.

Por isso, a cada dia, você ouve nos principais jornais qual foi o desempenho do Ibovespa no dia.

Fonte: B3

O gráfico acima ilustra as variações do índice desde 1994 até junho deste ano. O que fica claro (e assusta muita gente) é que as quedas acontecem, mas não podemos ignorar o movimento de escalada crescente do gráfico.

Após três anos seguidos de queda, o Ibovespa acumulou valorização de 38,93% em 2016.

Em 2017, não foi diferente. A valorização do Ibovespa obteve o melhor desempenho em relação a todos os demais investimentos, chegando a 26,86% de aumento.

Já imaginou ter este rendimento apenas acompanhando o índice? Pois é, isso também é possível.

Razão e sensibilidade na hora de investir em ação

Olhando para os números, não há argumentos. A razão fala mais alto ao demonstrar um potencial maior de rendimento.

Para efeitos comparativos, a poupança teve ganho real (descontando a inflação) de 3,88% em 2017 e de 1,9% em 2016.

Mas é claro que não podemos negligenciar a sensibilidade. Os motivos são vários: cada notícia, tuíte do Trump, pesquisa eleitoral ou possibilidade de chuva em São Paulo é motivo para oscilações do índice.

Para ficar claro, nem tudo tem um porquê racional, então não acreditamos que esse vaivém seja justificável – a maioria das vezes é apenas um stress passageiro. Mas que irá balançar, ah isso é certo.

Para investir na Bolsa, é preciso estar preparado para as turbulências pelo meio do caminho. Ter estômago. Já que o mercado pode ser um tanto quanto sensível.

Driblando o medo

A meu ver, a maneira ideal para driblar as oscilações e perda de cabelo agora é mirar em prazos mais longos. Se você investir tendo em vista garantir a sua aposentadoria, a faculdade de seus filhos ou um sonho que tenha um prazo maior, o retorno virá.

Muitos investidores são afugentados pelas oscilações do mês, do dia ou em períodos que são conhecidos por balançarem mais, como acontece em época pré-eleitoral.

Olhar a cotação da ação comprada todo dia não faz bem a ninguém. E mais do que isso, deve ser evitado. Portanto, te convido a aproveitar o momento único que estamos para comprar a sua primeira ação para surfar a onda dos bons rendimentos no médio e longo prazo.

Caso você tenha interesse em dar os primeiros passos na Bolsa, confira a nossa série Investidor Inteligente e receba todo o acompanhamento necessário para realizar a sua primeira compra. E lembra que eu comentei que é possível ganhar um valor bem próximo ao índice? Então, nos relatórios e vídeos da série eu explico o passo a passo para você ganhar mais.

 

Gostou do artigo sobre como investir em ações? Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais, afinal, sempre existirá quem queira investir no mercado de renda variável.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

E eu com isso

Resultados do segundo turno

Os resultados do segundo turno das eleições municipais vieram em linha com o esperado. Conforme previmos, Bruno Covas (PSDB) venceu em São Paulo, Eduardo Paes

Read More »
E eu com isso

O brilho de novembro

O mês de novembro está se encerrando como o melhor de 2020 até agora. Até a sexta-feira (27), o Ibovespa havia subido 17,7 por cento,

Read More »
Fechar Menu
Fechar Painel