WhatsApp – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br Recomendações, análises e carteiras de investimentos para maiores rentabilidades. Wed, 12 Jan 2022 18:42:06 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.1 https://levanteideias.com.br/wp-content/uploads/2018/02/cropped-avatar_lvnt-32x32.png WhatsApp – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br 32 32 Juiz rejeita pedido do Facebook para arquivar processo antitruste https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/juiz-rejeita-pedido-do-facebook-para-arquivar-processo-antitruste https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/juiz-rejeita-pedido-do-facebook-para-arquivar-processo-antitruste#respond Wed, 12 Jan 2022 18:42:03 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=35269 Em uma manobra judicial, o Meta (antigo Conglomerado Facebook) teve seu pedido de arquivamento sobre o poder de monopólio nas redes sociais sob efeito de venda de Instagram e WhatsApp, negado nesta terça-feira (11) pelo juiz James Boasberg do Tribunal Federal de Washington. O caso foi apresentado pela Federal Trade Commission’s que é uma espécie… Read More »Juiz rejeita pedido do Facebook para arquivar processo antitruste

O post Juiz rejeita pedido do Facebook para arquivar processo antitruste apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Em uma manobra judicial, o Meta (antigo Conglomerado Facebook) teve seu pedido de arquivamento sobre o poder de monopólio nas redes sociais sob efeito de venda de Instagram e WhatsApp, negado nesta terça-feira (11) pelo juiz James Boasberg do Tribunal Federal de Washington.

O caso foi apresentado pela Federal Trade Commission’s que é uma espécie de órgão antitruste dos Estados Unidos, durante o governo Trump e na época havia sido rejeitada o pedido de investigação. Após o fracasso, a agência rapidamente alterou alguns trechos do pedido dando maior ênfase sobre a compra de possíveis rivais e a soberania da companhia no mercado de mídia social, além de reforçar o pedido de venda de alguns aplicativos como Instagram e WhatsApp na forma de mitigar o poder monopolístico.

O juiz James escreveu que a teoria central do processo continua inalterada do texto apresentado anos atrás, porém, com mais robustez de detalhes do que no processo antigo.

E Eu Com Isso?

O imbróglio regulatório sobre as big techs continua, só que a bola da vez é o Facebook. Embora o processo seja antigo, acreditamos que a notícia tenha potencial de impactar negativamente as ações da companhia no curto prazo, que semelhante a uma ferida, cada vez que toca nela, dói. As ações do Meta (FB) encerraram a terça-feira (11) em alta de 1,69% antes da notícia.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultados do Facebook (FB) do 3T21.

O post Juiz rejeita pedido do Facebook para arquivar processo antitruste apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/juiz-rejeita-pedido-do-facebook-para-arquivar-processo-antitruste/feed 0
Facebook atrasa lançamento de novos produtos https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/facebook-atrasa-lancamento-de-novos-produtos https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/facebook-atrasa-lancamento-de-novos-produtos#respond Thu, 07 Oct 2021 12:47:32 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=31625 Segundo o Wall Street Journal, o Facebook atrasou o lançamento de novos produtos, provavelmente relacionado com os problemas mundiais de conexão que atingiram o Instragram, whatsapp e Facebook na segunda-feira desta semana. Além disso, alguns executivos da companhia deixaram de trabalhar em produtos novos e já existentes para focar em pesquisas de reputação da plataforma,… Read More »Facebook atrasa lançamento de novos produtos

O post Facebook atrasa lançamento de novos produtos apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Segundo o Wall Street Journal, o Facebook atrasou o lançamento de novos produtos, provavelmente relacionado com os problemas mundiais de conexão que atingiram o Instragram, whatsapp e Facebook na segunda-feira desta semana.

Além disso, alguns executivos da companhia deixaram de trabalhar em produtos novos e já existentes para focar em pesquisas de reputação da plataforma, para examinar como a empresa pode ser impactada por críticas e como os produtos asseguram que o “advertisement”, que é a fonte de receita da companhia, não tenha um impacto negativo em crianças.

Esse tema veio à tona por um post do próprio Mark Zuckerberg, logo após a empresa desistir do projeto Instagram Kids, quando sofreu duras críticas sobre os efeitos que uma rede social de compartilhamento de fotos e imagem pode afetar a saúde mental das crianças.

Segundo uma pesquisa interna, o Instagram é prejudicial para uma quantidade considerável de adolescentes, principalmente meninas com questões relacionadas a padrões estéticos estabelecidos pela sociedade. 

E Eu Com Isso?

O Facebook, atualmente, é talvez a empresa que impacta diretamente na vida de mais pessoas no mundo. Isso ficou claro quando os três principais produtos da companhia saíram do ar no último dia 4.

Ademais, a internet e as redes sociais têm agravado um problema que é cada vez mais constante nos dias de hoje, a saúde mental dos usuários como um todo, principalmente de crianças e adolescentes.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: O Facebook e o risco.

O post Facebook atrasa lançamento de novos produtos apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/facebook-atrasa-lancamento-de-novos-produtos/feed 0
O Facebook e o risco https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/o-facebook-e-o-risco https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/o-facebook-e-o-risco#respond Tue, 05 Oct 2021 12:49:27 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=31504 Há várias definições para o termo “risco”. O do dicionário é “probabilidade de insucesso de determinado empreendimento, em função de algum acontecimento eventual ou incerto, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade dos interessados”. A definição dos gestores ISO é um pouco mais ampla. “Risco é o efeito da incerteza nos objetivos, é um desvio… Read More »O Facebook e o risco

O post O Facebook e o risco apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Há várias definições para o termo “risco”. O do dicionário é “probabilidade de insucesso de determinado empreendimento, em função de algum acontecimento eventual ou incerto, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade dos interessados”.

A definição dos gestores ISO é um pouco mais ampla. “Risco é o efeito da incerteza nos objetivos, é um desvio – positivo ou negativo – em relação ao esperado.”

Genérica ou específica, a definição de risco é a de algo inesperado que altera uma situação. O risco pode ser estratégico, quando ameaça toda a organização.

Por exemplo, investir em uma empresa que opera cassinos. Tudo vai bem até um novo governo, inesperadamente, proibir o jogo. Uma mudança legal desse tipo pode quebrar a organização.

O que fazer, nesse caso?

Há várias alternativas. Uma delas é diversificar. A empresa pode aproveitar o conhecimento adquirido em receber e entreter pessoas e realizar investimentos em outros setores. Por exemplo, hotéis ou resorts.

Outra alternativa é monitorar cuidadosamente os políticos. Quando as eleições se aproximam, qual a visão dos presidenciáveis sobre o jogo? Pode ser que faça sentido contratar um lobby – que é uma atividade legal e legítima – e expor aos candidatos viáveis que a atividade gera empregos e é regulada.

Essas e muitas outras são as alternativas possíveis.

No entanto, esses riscos são conhecidos. O risco mais grave é aquele que não se conhece. Por exemplo, uma empresa cujos colaboradores estão em home office e baseiam toda a sua comunicação em grupos de WhatsApp.

Na segunda-feira (04), a queda de quase dez horas no software de comunicação e nas redes sociais Facebook e Instagram provocou turbulência e prejuízos.

A falha provocou milhões de reclamações, uma enormidade de piadas – “Sem Instagram descobri que sou casado, tenho dois filhos e meu nome está no Serasa” foi uma das mais compartilhadas – e reduziu o patrimônio de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, em US$ 6 bilhões, segundo uma estimativa da Bloomberg. Mais do que isso, gerou uma enorme consciência do risco tecnológico que estamos vivendo.

Em uma sociedade que opera quotidianamente em modo hiperconectado, os riscos de falhas sistêmicas são cada vez maiores. Apesar de o episódio da segunda-feira ter sido o mais notável, por ter afetado mais de um bilhão de pessoas, não foi o primeiro e não será o último.

Em 22 de julho, uma falha nos serviços da empresa americana Akamai, que presta serviços de computação em nuvem, derrubou os sites da AirBNB, da empresa aérea Delta, da varejista Costco Wholesale, entre outros.

Duas semanas antes, no dia 8 de julho, a rede de distribuição de conteúdo Fastly caiu e deixou fora do ar sites como o da Amazon e o de empresas de comunicação como The New York Times, Financial Times e El País.

Segundo um comunicado da Fastly, um cliente fez algo inesperado e ativou um erro de software que permanecia oculto. Esses incidentes ressaltam a vulnerabilidade do sistema que sustenta o funcionamento da rede, num momento em que as empresas e os usuários dependem mais do que nunca dele para o trabalho remoto.

Como evitar esses riscos na hora de investir seu dinheiro?

A única maneira é aumentar a abrangência e a profundidade das análises para calcular os riscos de maneira adequada. Para isso, é preciso possuir ferramentas de análise e experiência. E você pode contar com isso – sem risco – na equipe de analistas da Levante Ideias de Investimento.

E Eu Com Isso?

Os contratos futuros do Ibovespa e do índice americano S&P 500 iniciam a terça-feira em alta, compensando parcialmente a forte desvalorização da segunda-feira.

As notícias são positivas para a bolsa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Facebook (FB): Pesquisa com público jovem.

O post O Facebook e o risco apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/o-facebook-e-o-risco/feed 0
Big Techs na União Europeia https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/big-techs-na-uniao-europeia https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/big-techs-na-uniao-europeia#respond Tue, 15 Dec 2020 13:26:15 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=19103 Está marcado para esta terça-feira (15) a apresentação da Nova Lei dos Mercados Digitais na União Europeia. O papel principal da nova regulação é impor certos limites e regras sobre as empresas “gatekeepers” – aquelas que controlam o acesso do usuário à internet. Assim, estas empresas ficariam impedidas, por exemplo, de usarem dados de usuários… Read More »Big Techs na União Europeia

O post Big Techs na União Europeia apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Está marcado para esta terça-feira (15) a apresentação da Nova Lei dos Mercados Digitais na União Europeia. O papel principal da nova regulação é impor certos limites e regras sobre as empresas “gatekeepers” – aquelas que controlam o acesso do usuário à internet.

Assim, estas empresas ficariam impedidas, por exemplo, de usarem dados de usuários empresariais para competir contra eles, concederem aos seus serviços tratamento diferenciado em filtros de classificação além de mais responsabilidade sobre as postagens realizadas pelos usuários em seus sites e aplicativos.

As empresas estariam sujeitas a diversas sanções. A mais dura delas, que ocorreria caso determinada empresa infringisse tais regras de maneira sistemática e envolveria a obrigatoriedade de mudanças estruturais nos seus negócios, como a venda de subsidiárias.

As multas sobre a receita podem chegar a 10 por cento. Caso elas falhem em impedir postagens de cunho terrorista nas suas redes sociais a multa será de 6 por cento em cima da receita mundial no segmento.

Não é a primeira vez que a União Europeia “move os seus peões” contra as gigantes da tecnologia. Anos atrás, o órgão antitruste da Comissão Europeia enfrentou a Google em diversos processos. Em um deles, foi imposta uma multa devido a promoção considerada desleal de seus serviços de compras no resultado de buscas.

E Eu Com Isso?

A notícia é negativa para as empresas-alvo da regulação. Porém, como esta história vem se arrastando há meses, a notícia já está no preço e acreditamos em um impacto neutro no preço das ações na sessão desta terça-feira (15).

Conforme falamos na notícia da última semana, quando o Facebook (FB) foi processado pela FTC (órgão antitruste nos Estados Unidos) e pelos Estados devido a práticas anti-competição, o panorama atual nos países de centro é de pressão regulatória e, talvez, tributária, em cima das gigantes da tecnologia. Nessa lista estão as maiores empresas do mundo, como o próprio Facebook, o Google, a Amazon e a Apple, por exemplo.

Como se sabe, vivemos a era da informação. E o dado é a matéria-prima. Empresas capazes de coletá-los de maneira barata através dos seus serviços “gratuitos” – como fazem os serviços de localização do Google e o WhatsApp, por exemplo, possuem um ativo muito valioso.

De certa forma, a discussão atual é justamente se estas empresas não estão indo longe demais na coleta, no cruzamento, e no uso dos dados dos usuários. Especialmente sobre usuários empresariais, que constituem, ao mesmo tempo, uma relação ambígua de “cliente” e concorrente.

Sob a perspectiva de investimento nestas empresas, aquilo que era uma tremenda vantagem competitiva pode se tornar um risco para o futuro. Contudo, as limitações, uma vez impostas, devem ser absorvidas de maneira rápida pelas “big techs”, posto que elas já estão bem acostumadas ao jogo da adaptação nos mercados em que atuam.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: A retomada da atividade.

O post Big Techs na União Europeia apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/big-techs-na-uniao-europeia/feed 0