Camara dos representantes – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br Recomendações, análises e carteiras de investimentos para maiores rentabilidades. Mon, 05 Apr 2021 20:02:05 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.1 https://levanteideias.com.br/wp-content/uploads/2018/02/cropped-avatar_lvnt-32x32.png Camara dos representantes – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br 32 32 Uma coisa de cada vez https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/uma-coisa-de-cada-vez https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/uma-coisa-de-cada-vez#respond Wed, 03 Feb 2021 14:48:08 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20578 Com a definição dos novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, chega-se ao fim de um longo período de letargia das atividades legislativas, que se arrastava desde meados de outubro do ano passado. Agora, a equipe econômica quer voltar a comandar a pauta de reformas no Congresso o mais rápido possível, mas… Read More »Uma coisa de cada vez

O post Uma coisa de cada vez apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Com a definição dos novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, chega-se ao fim de um longo período de letargia das atividades legislativas, que se arrastava desde meados de outubro do ano passado. Agora, a equipe econômica quer voltar a comandar a pauta de reformas no Congresso o mais rápido possível, mas não antes sem aprovar o Orçamento de 2021, que já está atrasado para o ano.

Diante do muito a se fazer e do tempo limitado, será necessário definir prioridades para esses dez meses (em 2022, ano de eleições, dificilmente será possível avançar com grandes pautas no Legislativo). A reforma tributária mais ampla, por exemplo, já parece ter sido adiada – e o governo vai trabalhar somente para aprovação da unificação do PIS e da Cofins, criando a Contribuição sobre Operações com Bens e Serviços (CBS).

O Orçamento é a prioridade número 1. Sem sua aprovação, o governo fica sem respaldo legal para pagar salários a partir de março e pode incorrer em crime de responsabilidade. Em seguida, a escolha de Guedes e sua equipe ficou com a PEC Emergencial, que prevê gatilhos de redução de gastos diante de um orçamento altamente engessado e ameaças de quebra do teto. A reforma administrativa viria em seguida, de acordo com os planos do ministério da Economia.

Além disso, a avaliação do ministério é de que a janela de votações será mais bem aproveitada se forem colocados em pauta temas cujo consenso já foi construído. É o caso do novo marco das concessões (PL 7063/17), a nova lei do gás (PL 4476/20), a BR do Mar (PL 4199/20) e a autonomia do Banco Central (PLP 19/19).

E Eu Com Isso?

Se em 2020 havia uma janela de oportunidade para avançar com reformas que foi interrompida pelo advento da Covid-19 no Brasil e no mundo, 2021 é praticamente a última chance de o governo acelerar mudanças estruturais na economia. Há espaço, sim, para aprovar a PEC Emergencial e trazer alívio de curto prazo às contas públicas. Porém, temas mais amplos, como as reformas administrativa e tributária, devem esbarrar em dissensos e têm menos probabilidade de serem aprovados.

O mês de fevereiro deve trazer mais novidades quanto às articulações da equipe econômica para pautar seus projetos e em relação à conjuntura no Congresso. Mais uma vez, serão necessárias disciplina e organização por parte dos articuladores políticos. Investidores devem acompanhar com cautela os sinais vindos de Brasília, mas, para hoje, o ânimo com a retomada de reformas deve continuar.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Sobre expectativas e fatos.

O post Uma coisa de cada vez apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/uma-coisa-de-cada-vez/feed 0
Impeachment de Trump https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/impeachment-de-trump https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/impeachment-de-trump#respond Wed, 13 Jan 2021 13:21:15 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=19981 Após os recentes acontecimentos na política americana, os Democratas parecem determinados a reagir à altura para responsabilizar Trump por meio de seu impedimento, ainda que faltem apenas sete dias para que o novo presidente-eleito, Joe Biden, assuma a Casa Branca. Na noite desta terça-feira (12), o vice-presidente americano, Mike Pence, comunicou à líder da Câmara… Read More »Impeachment de Trump

O post Impeachment de Trump apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Após os recentes acontecimentos na política americana, os Democratas parecem determinados a reagir à altura para responsabilizar Trump por meio de seu impedimento, ainda que faltem apenas sete dias para que o novo presidente-eleito, Joe Biden, assuma a Casa Branca.

Na noite desta terça-feira (12), o vice-presidente americano, Mike Pence, comunicou à líder da Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados brasileira), a democrata Nancy Pelosi, que não invocará a 25ª emenda da Constituição dos EUA, que permite que o presidente seja destituído do cargo pelo vice e pelo gabinete de seu governo mediante a compreensão de que ele é incapaz de exercer sua função. Essa seria uma alternativa ao processo de impeachment, inclusive já aprovada (ainda que simbolicamente) na Câmara dos Representantes na noite desta terça, mas que, com a negativa de Pence, deve abrir caminho para a abertura de um processo de impedimento de Trump.

A votação deve ocorrer nesta quarta (13) e conta com o apoio de parte dos republicanos da Câmara. Porém, para que todo o processo fosse finalizado antes da posse de Biden, teria que ser aberto um precedente histórico nos EUA – com uma espécie de votação relâmpago –, o que torna alguns grupos políticos receosos. O Senado americano está em recesso até o dia 19 de janeiro e a aprovação de um impedimento em sete dias, segundo juristas, poderia atropelar as devidas investigações e ponderações essenciais ao processo. Vale lembrar que para consolidar a destituição de Trump, é necessário apenas maioria simples na Câmara, mas dois terços dos votos no Senado.

Para contornar o imbróglio temporal, a discussão que vem sendo feita entre o meio jurídico americano, atualmente, é sobre a possibilidade de punir um ex-membro do governo. Nesse contexto, cogita-se votar o impeachment no Senado somente após a posse de Joe Biden, nos 100 primeiros dias do governo democrata.

E Eu Com Isso?

Diante da excepcionalidade do processo – que ocorre nos acréscimos do segundo tempo de mandato de Trump –, é praticamente impossível que o atual presidente seja deposto ainda durante seu mandato. A Câmara deve aprovar nesta quarta o impeachment de Trump, mas, diferentemente dos trâmites aqui no Brasil, isso não o afasta automaticamente do cargo.

Sendo assim, o Senado deve retomar a questão mais à frente e, com menos holofotes e necessidade de maioria absoluta, restarão dúvidas quanto ao resultado do processo. Afinal, o trumpismo ainda é bastante influente no Partido Republicano e nas suas bases eleitorais. Os mercados monitoram com cautela a situação nos EUA, mas devem aliviar a tensão assim que ficar mais claro que Trump não será deposto nos próximos dias. Ainda assim, como qualquer processo envolvendo um impeachment de um presidente, a atual conjuntura gera estresse para os investidores, que preferem por diminuir riscos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: A força do dinheiro gringo

O post Impeachment de Trump apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/impeachment-de-trump/feed 0