trade dos 5 dias – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br Recomendações, análises e carteiras de investimentos para maiores rentabilidades. Mon, 21 Jun 2021 14:16:39 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.1 https://levanteideias.com.br/wp-content/uploads/2018/02/cropped-avatar_lvnt-32x32.png trade dos 5 dias – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br 32 32 Refazendo as contas dos juros https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/refazendo-as-contas-dos-juros https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/refazendo-as-contas-dos-juros#respond Mon, 21 Jun 2021 14:16:35 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=26407 A semana se inicia com os investidores tendo de enfrentar uma dúvida: o que as sinalizações do BC (Banco Central) e do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) da semana passada indicam? É o início de um movimento global de aperto monetário e redução da liquidez, ou apenas uma desaceleração dos movimentos de estímulo… Read More »Refazendo as contas dos juros

O post Refazendo as contas dos juros apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A semana se inicia com os investidores tendo de enfrentar uma dúvida: o que as sinalizações do BC (Banco Central) e do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) da semana passada indicam?

É o início de um movimento global de aperto monetário e redução da liquidez, ou apenas uma desaceleração dos movimentos de estímulo que vêm sendo aplicados há mais de um ano, para atenuar o efeito danoso da pandemia sobre a economia?

Ainda não há uma resposta definitiva para essa pergunta. No entanto, é possível analisarmos essa questão focando no que interessa, os dados econômicos.

Nesta semana, serão divulgados indicadores importantes. Na terça-feira (22), será divulgada a Ata da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) que elevou a Selic para 4,25% ao ano.

A grande questão é qual será o teto e a velocidade da elevação dos juros, que já está “contratado” pelo Banco Central.

A dúvida é se a próxima elevação da taxa referencial Selic será de 0,75 ou de 1,0 ponto percentual.

Guardadas as devidas proporções, a mesma dúvida afeta os investidores internacionais. Na sexta-feira (18), as cotações das ações caíram ao redor do mundo devido aos comentários de James Bullard, governador do Fed regional de St. Louis.

Bullard afirmou que as taxas de juros dos Estados Unidos poderão começar a subir já em 2022.

Apesar de os governadores serem relativamente independentes e suas opiniões individuais poderem ser diferentes da estratégia do Fed, esses comentários serviram para pressionar os mercados para baixo, Brasil inclusive.

Devido a esses fatores, semana será marcada pela reação aos indicadores. A grande questão, para a qual ainda não há uma resposta consistente, é se o movimento dos BCs será uma mudança geral de direção ou apenas uma correção de rota.

Essa resposta, ou os elementos para chegar a ela, vai depender dos indicadores econômicos que serão divulgados nos próximos dias.

Relatório Focus

A edição mais recente do Relatório Focus mostra que as expectativas são de continuidade do aquecimento da economia.

A projeção para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2021 avançou para 5,00%, ante 4,85% da semana passada e 3,52% de há quatro semanas.

Esses prognósticos de aquecimento também levaram a um aumento das expectativas de inflação e dos juros.

Agora, a estimativa para a taxa referencial Selic em dezembro está em 6,50%, ante os 6,25% da semana passada e dos 5,50% de há quatro semanas.

E a inflação prevista para o ano está em 5,90%, ante 5,82% da edição anterior e 5,24% de há quatro semanas.

Importante

Ainda dá tempo de participar do Trade dos 5 Dias. As primeiras recomendações da estratégia foram reveladas às 9 horas da manhã de hoje. Últimas vagas. Clique aqui para se inscrever.

E Eu Com Isso?

A semana começa com os mercados em alta, em uma reação à queda da sexta-feira e com um movimento de otimismo devido à perspectiva de bons indicadores econômicos.

As notícias são positivas para a Bolsa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Saiba Onde Investir Com a Taxa Básica De Juros Selic Em Trajetória de Alta.

O post Refazendo as contas dos juros apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/refazendo-as-contas-dos-juros/feed 0
Fim de festa ou ponto de compra? https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/fim-de-festa-ou-ponto-de-compra https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/fim-de-festa-ou-ponto-de-compra#respond Thu, 17 Jun 2021 14:50:24 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=26168 As decisões do Copom (Comitê de Política Monetária) e do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) divulgadas na quarta-feira (16) vieram ao encontro das expectativas dos investidores e forneceram novos elementos para que eles tracem suas estratégias de investimento. Apesar de formalmente parecidas, as decisões tomadas por Roberto Campos Neto e por Jerome Powell… Read More »Fim de festa ou ponto de compra?

O post Fim de festa ou ponto de compra? apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
As decisões do Copom (Comitê de Política Monetária) e do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) divulgadas na quarta-feira (16) vieram ao encontro das expectativas dos investidores e forneceram novos elementos para que eles tracem suas estratégias de investimento.

Apesar de formalmente parecidas, as decisões tomadas por Roberto Campos Neto e por Jerome Powell mostram que Brasil e Estados Unidos estão em momentos diferentes do mesmo cenário.

Em ambos os casos, os juros se comportaram como o esperado. No Brasil, o Copom confirmou as expectativas e elevou a taxa Selic em 0,75 ponto percentual, para 4,25% ao ano.

Nos Estados Unidos, a taxa referencial permaneceu na faixa entre zero e 0,25% ao ano. No entanto, o que mudou em ambos os casos foi a sinalização para o futuro.

No caso brasileiro, o Comunicado do Copom, divulgado logo após a reunião, retirou do texto o termo “ajuste gradual”.

Como esses comunicados são escritos pesando-se cuidadosamente cada palavra, a interpretação é que o Comitê se considera livre para continuar elevando os juros de maneira a fazer a inflação convergir para o centro da meta.

O objetivo estabelecido para a inflação em 2021 é de 3,75%, e a meta para 2022 é ainda mais estrita, de 3,5%.

Considerando-se a tolerância, o máximo permitido são 5,25%. A inflação em 12 meses pelo IPCA está em 8,06%, e a alta das commodities e das tarifas de energia elétrica deve manter a pressão altista nos preços.

Na prática, isso quer dizer mais elevações da Selic à frente. A expectativa da edição mais recente do Boletim Focus é de 6,25% para a taxa de juros referencial em dezembro. Ou seja, é de se esperar pelo menos mais uma elevação na reunião do Copom em agosto.

No caso dos Estados Unidos, o Fed manteve os juros inalterados, mas colocou em discussão uma redução da compra de títulos públicos, que vem injetando US$ 120 bilhões por mês na economia americana desde os primeiros meses da pandemia.

Além disso, o BC americano sinalizou que poderá elevar os juros em 2023, talvez realizando até duas altas. Isso antecipou o que era esperado pelos investidores.

Até a reunião de ontem, a expectativa era de que a alta dos juros americanos só começasse em 2024. As estimativas dos governadores regionais do Fed para a inflação de 2021 também aumentaram. Subiram um ponto percentual, para 3,4%.

Acabou a festa no mercado acionário?

Vamos com calma. A melhor comparação é futebolística. Nos Estados Unidos, o jogo para o investidor está nos 35 minutos do segundo tempo. Por aqui, o segundo tempo só começou agora.

Explicando. Por lá, depois de tomar vários gols da pandemia nos primeiros 45 minutos, a economia está em um movimento franco de recuperação. Já empatou a partida e deve virar o jogo no próximo ataque.

Assim, o mercado acionário americano já subiu bastante e cravou vários recordes devido às políticas de estímulo. Com sua retirada, as condições econômicas devem retornar a algo parecido com a normalidade, mas tendo se recuperado da crise.

Por aqui, só agora a vacinação começa a mostrar resultados. O fim das medidas de isolamento, que tem efeitos devastadores sobre o PIB (Produto Interno Bruto) está à vista, mas ainda não chegou.

Dessa forma, depois de tomar vários gols da pandemia, a economia brasileira voltou do vestiário revigorada, pronta para tentar virar o jogo. Só que ainda há 45 minutos pela frente, e o time adversário não entregou os pontos.

Para os investidores, isso quer dizer que ainda há boas oportunidades na Bolsa, especialmente empresas dos setores que ainda estão atrasados devido à crise do ano passado.

E mesmo ações “caras”, como as das empresas de commodities, ainda podem apresentar bons resultados devido ao crescimento internacional.

E Eu Com Isso?

Os contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500 iniciam o dia em baixa, em uma reação às decisões do Copom e do Federal Reserve.

O movimento do mercado no curtíssimo prazo deve ser de queda.

As notícias são negativas para a Bolsa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Alta da Selic: Copom eleva taxa para 4,25% ao ano; confira o comunicado oficial.

O post Fim de festa ou ponto de compra? apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/fim-de-festa-ou-ponto-de-compra/feed 0
O que esperar da Super Quarta https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/o-que-esperar-da-super-quarta https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/o-que-esperar-da-super-quarta#respond Wed, 16 Jun 2021 14:26:34 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=26049 Este dia foi apelidado de “Super Quarta”, pois, tanto o Banco Central (BC) quanto o Federal Reserve (Fed), o BC americano, vão revelar suas visões para as taxas de juros. E essas visões deverão pautar as expectativas dos investidores para o restante de 2021. Começando pelo Fed. Os indicadores econômicos das últimas semanas mostram uma… Read More »O que esperar da Super Quarta

O post O que esperar da Super Quarta apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Este dia foi apelidado de “Super Quarta”, pois, tanto o Banco Central (BC) quanto o Federal Reserve (Fed), o BC americano, vão revelar suas visões para as taxas de juros. E essas visões deverão pautar as expectativas dos investidores para o restante de 2021.

Começando pelo Fed. Os indicadores econômicos das últimas semanas mostram uma aceleração da inflação nos Estados Unidos, e a alta sistemática das cotações do petróleo aumenta a pressão sobre os índices de preço.

Jerome Powell, presidente do Fed, e os presidentes dos oito Feds regionais já disseram várias vezes que os juros deverão permanecer na faixa atual.

Nominalmente, os juros americanos estão entre 0% e 0,25%. Na prática, a taxa dos Fed Funds, equivalente à Selic, permanecerá perto de zero. Quanto a isso não há dúvidas.

No entanto, o que os investidores querem saber é se haverá ou não uma redução no ritmo de recompra dos títulos públicos, que permanece em US$ 120 bilhões por mês.

Desde a reunião mais recente, em abril, vários diretores começaram a discutir se não seria hora de desacelerar as compras.

A ata da reunião de abril informou que “alguns participantes” disseram acreditar que “poderia ser apropriado em algum momento” começar a pensar na desaceleração das compras, denominada “tapering”.

Na linguagem neutra dos banqueiros centrais, é possível imaginar que a discussão tenha sido acalorada.

Diversos indicadores sustentam essa tese. A inflação ao consumidor nos Estados Unidos permanece elevada.

Na semana passada, o Bureau of Labor Statistics divulgou que a inflação ao consumidor em 12 meses até maio era de 5,0%, o maior percentual desde agosto de 2008.

Além disso, os dados de emprego mostram uma recuperação do mercado de trabalho. Tudo isso pode ser interpretado pelo Fed como indicativos de um aquecimento exagerado da economia, que justificaria uma desaceleração das medidas de estímulo.

A situação é bastante parecida no Brasil. A expectativa para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) é de alta de 0,75 ponto percentual na taxa de juros referencial Selic, que deverá subir dos atuais 3,50% para 4,25% ao ano.

Isso está dado como certo. Qualquer decisão diferente será uma surpresa, que vai obrigar todos a refazer seus cálculos.

No entanto, nem tudo são certezas. A incógnita é a sinalização que o Copom vai emitir no Comunicado que será divulgado após a reunião.

Um ponto essencial será a manutenção ou a retirada do termo “ajuste parcial da política monetária”. Se não constar do texto do Comunicado, pode sinalizar um aperto monetário mais duro.

Assim como nos Estados Unidos, aqui também há razões para uma mudança na estratégia do Copom.

Em 12 meses até maio, a inflação medida pelo IPCA chegou a 8,06%, o nível mais elevado em 25 anos.

O que está pressionando os preços é a alta das commodities no mercado internacional, aliada à depreciação do real em relação ao dólar.

Durante a primeira quinzena de junho, a taxa de câmbio se apreciou 3,4% em favor do real. O dólar caiu de R$ 5,22 no fim de maio para R$ 5,04 na terça-feira (15). Isso deve reduzir bastante a pressão pontual sobre os preços.

No entanto, há outros problemas à frente. A crise hídrica deve elevar o percentual de energia gerado por usinas térmicas.

Essa eletricidade é mais cara, o que aumenta os custos de toda a economia. As expectativas são de uma continuidade do processo de alta das taxas.

Em sua edição mais recente, o Relatório Focus elevou a projeção da Selic de dezembro deste ano para 6,25%, ante os 5,75% da semana anterior.

Além disso, outra questão é se essa alta estará concentrada no terceiro trimestre ou se vai ser mais bem distribuída ao longo do segundo semestre.

Trade dos 5 Dias

Acaba de ser liberado o segundo episódio do Trade dos 5 Dias. No novo vídeo, o Enrico Cozzolino tira algumas dúvidas mais comuns dos investidores. Uma delas: ‘O que pode acontecer no pior e no melhor cenário’. Clique aqui para assistir.

E Eu Com Isso?

A sessão da quarta-feira começa com os contratos futuros de Ibovespa em alta, mantendo a trajetória de valorização da primeira quinzena de junho.

No entanto, o dia deverá ser marcado por uma razoável dose de volatilidade, pois a divulgação da decisão do Fed vai ocorrer com os mercados brasileiro e americano ainda em funcionamento.

As notícias são positivas para a Bolsa em um cenário de volatilidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Saiba Onde Investir Com a Taxa Básica De Juros Selic Em Trajetória de Alta.

O post O que esperar da Super Quarta apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/o-que-esperar-da-super-quarta/feed 0