Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br Recomendações, análises e carteiras de investimentos para maiores rentabilidades. Mon, 17 May 2021 14:01:52 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.1 https://levanteideias.com.br/wp-content/uploads/2018/02/cropped-avatar_lvnt-32x32.png Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br 32 32 Qual é o risco da inflação? https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/qual-e-o-risco-da-inflacao https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/qual-e-o-risco-da-inflacao#respond Mon, 17 May 2021 14:01:49 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=24333 Inflação no Brasil é um assunto sério. Na maioria dos países, desenvolvidos ou nem tanto, a inflação é um fenômeno monetário que é resolvido com as ferramentas de sempre. A contração da política monetária pelo Banco Central e a redução dos gastos do governo pela Secretaria do Tesouro – sejam quais forem as denominações locais.… Read More »Qual é o risco da inflação?

O post Qual é o risco da inflação? apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Inflação no Brasil é um assunto sério. Na maioria dos países, desenvolvidos ou nem tanto, a inflação é um fenômeno monetário que é resolvido com as ferramentas de sempre. A contração da política monetária pelo Banco Central e a redução dos gastos do governo pela Secretaria do Tesouro – sejam quais forem as denominações locais. Por aqui não é tão simples. Apesar de quase três décadas de uma economia relativamente estável, a estrutura de indexação permanece praticamente inalterada. Basta olhar qualquer contrato de mais longo prazo, como a compra de um imóvel ou um aluguel e você verá algum índice de inflação. O mesmo raciocínio vale para benefícios do INSS, custos de concessão dos serviços públicos e muitos outros exemplos.

Por isso, o investidor deveria, prudentemente, prestar atenção ao comportamento recente das expectativas, expressas nos contratos de juros futuros. Na sexta-feira (14) as taxas dos contratos que vencem em janeiro de 2022 eram de 4,985 por cento ao ano. Os contratos de janeiro de 2023 estavam em 6,815 por cento ao ano. No entanto, a edição mais recente do Relatório Focus, divulgada pelo BC nesta segunda-feira, indicava uma Selic a 6,50 por cento no fim de 2022. Ainda que aparentemente pequena, essa é uma diferença relevante quando se trata do mercado de juros, onde as margens são estreitas.

Se é um exagero dizer que há motivos para alarme, é possível afirmar que há boas razões para permanecermos atentos. A divulgação do IGP-10 pela Fundação Getulio Vargas nesta segunda-feira mostrou uma aceleração dos preços das matérias-primas no início de maio. Insumos mais caros representam custos mais elevados dos produtos acabados, e uma pressão potencial sobre os preços ao longo dos próximos meses.

O que fazer? Decisões sobre política monetária cabem aos bancos centrais. Em uma economia ainda fechada e oligopolizada como a brasileira, o repasse aos preços finais é dado como certo. Por isso, ao definir sua estratégia, o investidor tem de ficar atento às variáveis dos índices de inflação, das taxas de juros e das cotações do câmbio. Elas terão uma importância maior nos movimentos de mercado.

Relatório Focus

A edição mais recente do relatório Focus mostra uma elevação dos prognósticos dos investidores para a inflação e para o Produto Interno Bruto (PIB). A inflação projetada pelo IPCA avançou para 5,15 por cento, ante 5,06 por cento da semana anterior. E as projeções para o PIB também melhoraram. Agora, a estimativa é de um crescimento de 3,45 por cento ante 3,21 por cento da semana anterior. Já a projeção para a taxa de câmbio no fim do ano retrocedeu para 5,30 reais, ante os 5,35 reais da semana anterior e os 5,40 reais de há quatro semanas.

Indicadores

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) acelerou para 3,24 por cento em maio ante 1,58 por cento em abril. O índice acumula alta de 12,70 por cento no ano e de 35,91 por cento em 12 meses. Em maio de 2020, o índice variara 0,07 por cento e acumulava elevação de 6,07 por cento em 12 meses. A causa foi a alta de 7,66 por cento nos preços das matérias-primas, após uma queda de 0,30 por cento em abril. Com isso, os preços no atacado avançaram 4,20 por cento em maio ante 1,79 por cento em abril.

E Eu Com Isso?

A segunda-feira começa com uma leve baixa nos contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500, devido à expectativa com relação à ata do Federal Open Market Committee (Fomc), equivalente americano do Copom, que deverá indicar qual será a atuação do Federal Reserve com relação à alta dos preços.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: O susto da inflação americana.

O post Qual é o risco da inflação? apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/qual-e-o-risco-da-inflacao/feed 0
AstraZeneca enfrenta suspensão https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/astrazeneca-enfrenta-suspensao https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/astrazeneca-enfrenta-suspensao#respond Tue, 16 Mar 2021 13:44:14 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=22338 A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca (AZN) em parceria com a Universidade de Oxford segue no epicentro de polêmicas. Meses atrás, o questionamento recaía sobre o seu percentual de eficácia duvidoso, a depender da quantidade de doses administradas. Chegou a sugerir-se que metade de uma dose seria mais eficaz que uma inteira. Ao… Read More »AstraZeneca enfrenta suspensão

O post AstraZeneca enfrenta suspensão apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca (AZN) em parceria com a Universidade de Oxford segue no epicentro de polêmicas. Meses atrás, o questionamento recaía sobre o seu percentual de eficácia duvidoso, a depender da quantidade de doses administradas. Chegou a sugerir-se que metade de uma dose seria mais eficaz que uma inteira.

Ao contrário das demais já utilizadas no mundo, que utilizam a nova tecnologia do RNA Mensageiro nos imunizantes, esta utiliza a técnica de um vetor viral a partir do chimpanzé. Ela ainda não foi autorizada para uso nos Estados Unidos.

Já na Europa, aquela que talvez fosse a arma mais promissora contra a pandemia ao menos nestes primeiros meses de vacinação em massa, passa agora por problemas. Nesta segunda-feira, países “de peso” como Alemanha, França e Itália decidiram suspender o uso do imunizante, após relatos de problemas de coagulação sanguínea com, inclusive, relato de uma morte na Áustria.  Dinamarca, Noruega e Islândia também suspenderam as vacinações. A EMA, órgão que se assemelha à FDA na Europa ou à ANVISA no Brasil, diz que estuda a relação entre a vacina e casos de formação de coágulos sanguíneos e trombose.

E Eu Com Isso?

A suspensão do uso da vacina – mesmo que de forma temporária – pode atrasar o curso dos programas de imunização em massa em todo o continente europeu. Apesar disso, os índices europeus fecharam a sessão desta terça-feira (16) majoritariamente em alta, ignorando tal risco.

Com exceção do Reino Unido, que já teria vacinado cerca de 38 pessoas por 100 habitantes, os outros países europeus importantes têm uma taxa ao menos 2 vezes menor que a britânica.

Da mesma forma, com as ações da AstraZeneca (AZN): as ações fecharam em alta nas duas sessões desta semana em Londres, ignorando a “decepção” com a vacina.

É válido ressaltar, primeiramente, que a companhia não depende do imunizante para gerar valor aos acionistas. Em 2020 a companhia apresentou receita de 26,6 bilhões de euros (crescimento de 9 por cento na comparação anual), lucro por ação de 2,44 e geração de caixa das operações de 4,8 bilhões de euros.

Assim como no caso da Johnson & Johnson, a vacina contra a Covid-19 não tem “fins lucrativos”. Logo, deve ser negociada a margens operacionais baixas, reduzindo o potencial tanto de ganhos como de perdas nos seus resultados para o restante do ano.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Amazon Business.

O post AstraZeneca enfrenta suspensão apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/astrazeneca-enfrenta-suspensao/feed 0
Retomada em fevereiro https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/retomada-em-fevereiro https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/retomada-em-fevereiro#respond Mon, 01 Feb 2021 14:24:19 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20512 O mês mudou e o humor dos investidores também, apesar de o cenário de indefinição permanecer presente. Janeiro se iniciou com um movimento de entusiasmo nos pregões, o que levou a recordes no Ibovespa. No entanto, a última semana do mês passado foi marcada por fortes quedas dos preços dos ativos. A reversão da tendência… Read More »Retomada em fevereiro

O post Retomada em fevereiro apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
O mês mudou e o humor dos investidores também, apesar de o cenário de indefinição permanecer presente. Janeiro se iniciou com um movimento de entusiasmo nos pregões, o que levou a recordes no Ibovespa. No entanto, a última semana do mês passado foi marcada por fortes quedas dos preços dos ativos. A reversão da tendência deveu-se à comparação entre as expectativas com relação à vacinação e a prática da imunização de grandes grupos de pessoas. Mesmo nos Estados Unidos, onde há abundância de recursos e organização, o processo foi marcado por problemas. No Brasil, a vacinação prossegue a passos lentos. No fim das contas, no mês passado o Ibovespa amargou uma desvalorização de 3 por cento.

Fevereiro também se inicia com um forte movimento de retomada, mas a volatilidade também deve permanecer. O primeiro pregão do mês foi positivo nos mercados internacionais. As ações apresentaram boa valorização na Ásia, com altas de 2,2 por cento em Hong Kong e de 1,6 por cento em Tóquio, graças a uma injeção de recursos de 15 bilhões de dólares realizada pelo Banco Do Povo da China (o Banco Central chinês) no mercado local, de modo a enfrentar uma redução na liquidez. Esse movimento elevou os preços das ações. No entanto, as notícias sobre a economia do país asiático não são das melhores. A recuperação da indústria desacelerou-se em janeiro. O índice dos gerentes de compras (PMI) recuou para 51,3 ante 51,9 em dezembro. O resultado ficou abaixo das expectativas, que eram de um PMI de 51,6. Novos surtos da Covid-19 reduziram ritmo da indústria e também dos serviços. O PMI do setor de serviços caiu para 52,4 ante 55,7 em dezembro. Na Europa, os mercados estavam com altas superiores a 1 por cento no início da manhã.

A especulação também permanece presente. Depois das ações da GameStop, os contratos futuros de prata superaram 30 dólares o grama pela primeira vez desde 2013, em uma alta de 12 por cento. A avaliação é que uma onda de compras especulativas pressionou as cotações do metal.

Boletim Focus

A edição mais recente do Boletim Focus do Banco Central (BC) mostra poucas alterações nas expectativas para 2021. A previsão de inflação para o ano pelo IPCA subiu levemente para 3,53 por cento ante os 3,50 por cento da semana anterior, e ante os 3,32 por cento de há quatro semanas. O crescimento da economia oscilou levemente para 3,50 por cento ante os 3,49 por cento anteriores, e a taxa de câmbio prevista para dezembro também oscilou levemente, para 5,01 reais ante os 5,00 reais da semana anterior. A taxa Selic esperada para dezembro permanece em 3,50 por cento.

Indicadores

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) de 31 de janeiro de 2021 recuou para 0,27 por cento, ficando 0,15 ponto percentual abaixo da taxa registrada na última divulgação. Com este resultado, o indicador acumula alta de 0,27 por cento no ano e 4,84 por cento nos últimos 12 meses, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

E Eu Com Isso?

O mês e a semana começam com um movimento de alta dos contratos futuros do Ibovespa e do índice americano S&P 500, na esteira da valorização da Ásia e da Europa. No entanto, o dia deve ser marcado por uma volatilidade devido à indefinição da eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Lidando com a incerteza.

O post Retomada em fevereiro apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/retomada-em-fevereiro/feed 0
A solidez do Teto de Gastos https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/a-solidez-do-teto-de-gastos https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/a-solidez-do-teto-de-gastos#respond Tue, 08 Dec 2020 13:17:20 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=18737 A parte final do pregão da segunda-feira (7) foi marcada por uma volatilidade intensa. No que pode ter sido um balão de ensaio, as agências de notícias divulgaram que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial poderá flexibilizar o Teto de Gastos. A minuta do substitutivo do senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator da PEC,… Read More »A solidez do Teto de Gastos

O post A solidez do Teto de Gastos apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A parte final do pregão da segunda-feira (7) foi marcada por uma volatilidade intensa. No que pode ter sido um balão de ensaio, as agências de notícias divulgaram que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial poderá flexibilizar o Teto de Gastos. A minuta do substitutivo do senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator da PEC, define que algumas das receitas do governo que são desvinculadas dos fundos públicos poderão ser usadas para bancar despesas do governo por um ano.

Pela minuta do substitutivo, os recursos desvinculados dos fundos públicos (como o Fundeb, dedicado à educação, e o Fust, voltado à universalização da telecomunicação) poderão ser destinados para “projetos e programas voltados à erradicação da pobreza e investimentos em infraestrutura que visem à reconstrução nacional”. Isso inclui concluir rodovias e ferrovias e uma etérea proposta de “interiorização de gás natural produzido no Brasil”. A lista também abre exceções para despesas como “financiar a segurança de regiões de fronteira” e “revitalizar a Bacia do Rio São Francisco”. São projetos vagos, bastante passíveis de influência política, ainda mais em um ano que antecede a eleição presidencial e de boa parte do Congresso.

Ao ser divulgada, a notícia foi interpretada pelos investidores como a possibilidade de uma “pedalada fiscal”, o que provocou uma forte queda do Ibovespa na parte final do pregão da segunda-feira. O principal indicador do mercado, que estava em uma leve alta de 0,65 por cento a 114.300 pontos, caiu cerca de 2 mil pontos, uma baixa de quase 1 por cento. Imediatamente após a divulgação da notícia e sua repercussão no mercado, o Ministério da Economia declarou que é contra flexibilizar o teto, mesmo que temporariamente. A afirmação ajudou a reduzir as perdas, e o Ibovespa fechou a 113.590 pontos, leve queda de 0,14 por cento.

Foi só um susto? Difícil dizer. Brasília é imprevisível. Quem acompanha o cotidiano das negociações políticas sabe que a prática de lançar balões de ensaio é comum. Por isso, essa notícia pode não ter nenhum efeito prático. No entanto, ela mostra como essa entidade chamada mercado está na dependência da estabilidade das contas públicas, algo que deve manter os investidores em alerta, pois a agenda do Congresso raramente caminha em direção à austeridade.

Indicadores I

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que baliza a meta de inflação, registrou um aumento de preços de 0,89 por cento em novembro, acima dos 0,86 por cento de outubro. No ano, o IPCA acumula alta de 3,13 por cento. Em 12 meses, a alta é de 4,31 por cento, acima dos 3,92 por cento observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Foi o maior percentual para um mês de novembro desde o 1,01 por cento registrado em 2015, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em novembro de 2019, o indicador havia ficado em 0,51 por cento. A inflação subiu principalmente devido à alta nos preços dos alimentos e dos combustíveis.

Indicadores II

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da semana encerrada em 7 de dezembro subiu 1,35 por cento, ficando 0,41 ponto percentual acima dos 0,94 por cento da semana anterior. Com este resultado, o indicador acumula alta de 5,46 por cento no ano, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). A maior contribuição partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação, cujos preços avançaram 5,21 por cento, ante 3,00 por cento no levantamento anterior.

REDE D’OR

Nesta terça-feira também será definido o preço do Initial Public Offering (IPO) da empresa de saúde Rede D’Or, o maior grupo hospitalar brasileiro independente. Conforme comunicado da empresa, as ações poderão ser negociadas entre 48,91 reais e 64,35 reais. Serão oferecidas 145,68 milhões de ações no lote principal, 29,14 milhões de ações no lote adicional e 21,85 milhões no lote suplementar, em um total de 196,67 milhões de ações. Supondo-se que o preço fique no piso da faixa de negociação e todas as ações sejam subscritas, serão movimentados 9,62 bilhões de reais, no maior IPO do ano. A recomendação da Levante é que você PARTICIPE do IPO da Rede D´Or. (LEIA MAIS AQUI)

E Eu Com Isso?

A incerteza com relação à solidez do Teto de Gastos está fazendo os contratos futuros de Ibovespa iniciarem a terça-feira com uma baixa de cerca de 0,4 por cento. Os contratos futuros do índice americano S&P 500 também apresentam um recuo no início dos negócios, o que permite prever uma sessão negativa para a bolsa, em um cenário de volatilidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Reviravolta no STF.

 

O post A solidez do Teto de Gastos apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/a-solidez-do-teto-de-gastos/feed 0
Dezembro com lucro https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/dezembro-com-lucro https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/dezembro-com-lucro#respond Tue, 01 Dec 2020 13:16:49 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=18142 O último mês do ano não costuma ser um período de fortes emoções na bolsa. Explica-se. Os investidores profissionais, que administram recursos de terceiros, costumam adotar uma atitude cautelosa. Se obtiveram bons resultados nos 11 meses precedentes, eles evitam correr riscos para não colocar em perigo o ganho dos investidores (e o próprio bônus). Se… Read More »Dezembro com lucro

O post Dezembro com lucro apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
O último mês do ano não costuma ser um período de fortes emoções na bolsa. Explica-se. Os investidores profissionais, que administram recursos de terceiros, costumam adotar uma atitude cautelosa. Se obtiveram bons resultados nos 11 meses precedentes, eles evitam correr riscos para não colocar em perigo o ganho dos investidores (e o próprio bônus). Se tiveram resultados ruins devido a uma estratégia errada ou a notícias inesperadas, preferem reduzir as perdas a se arriscarem a um prejuízo maior ainda.

Isso vale ainda mais para 2020, ano atípico em que a pandemia do coronavírus espalhou prejuízos mundo afora. No entanto, os investidores comemoram o mês de novembro. Por aqui, o Ibovespa valorizou-se 15,6 por cento. Nos mercados internacionais, o índice americano S&P 500 avançou 10,9 por cento, sua maior valorização para um mês de novembro em toda a história. E o índice Dow Jones de 30 ações industriais subiu 11,9 por cento, seu melhor mês desde 1987.

Por isso, neste dezembro, os investidores começam o mês de bom humor, apesar da realização de lucros no dia 30 de novembro ter reduzido em parte a alta do mês passado. A expectativa que alguns países na Europa iniciem a vacinação contra o coronavírus nas próximas semanas justificam o otimismo. Além disso, sinais de retorno do crescimento industrial na China animaram os mercados. Nesta madrugada, o indicador Caixin/Markit Manufacturing registrou 54,9 pontos em novembro, ante 53,6 pontos em outubro. Foi uma alta mensal de 1,3 ponto, a maior em uma década. Isso fez com que os índices asiáticos fechassem em forte alta. A bolsa de Xangai avançou 1,77 por cento e a de Seul registrou uma alta de 1,66 por cento. Na Europa, a bolsa de Londres iniciou a manhã subindo cerca de 2 por cento.

Também há notícias positivas no segmento das commodities. O petróleo pode reagir à reunião dos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo mais a Rússia, conhecida como Opep+. O encontro pode decidir prolongar os cortes de produção até março.

E nunca é demais lembrar. Apesar do otimismo com as vacinas, não se espera uma reversão das políticas de estímulo econômico no curto prazo, muito menos uma elevação das taxas de juro pelos principais bancos centrais. Por isso, a liquidez continuará elevada no mercado internacional, sustentando novas altas nos preços dos ativos. Com a redução da aversão aos riscos dos mercados emergentes, ações como as brasileiras ainda têm bastante espaço para subir.

Indicadores

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) do período encerrado em 30 de novembro de 2020 subiu 0,94 por cento, ficando 0,17 ponto percentual acima da taxa registrada na última divulgação. Com este resultado, o indicador acumula alta de 4,06 por cento no ano e 4,86 por cento nos últimos 12 meses, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Impactos na prática

A terça-feira começa com um movimento de alta nos mercados. Os contratos futuros de Ibovespa estão subindo cerca de 1 por cento, ao passo que os contratos do S&P 500 avançam 1,3 por cento no início dos negócios.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia também: Contra fluxo não há argumentos.

O post Dezembro com lucro apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/dezembro-com-lucro/feed 0