FAT – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br Recomendações, análises e carteiras de investimentos para maiores rentabilidades. Mon, 01 Mar 2021 13:57:14 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.1 https://levanteideias.com.br/wp-content/uploads/2018/02/cropped-avatar_lvnt-32x32.png FAT – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br 32 32 Agora vai https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/agora-vai https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/agora-vai#respond Mon, 01 Mar 2021 13:26:28 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=21447 Após o adiamento da votação da PEC Emergencial na semana passada devido à inclusão de pontos polêmicos na proposta, Executivo e Legislativo fecharam acordo para votar a medida no Senado em dois turnos, na terça (2) e na quarta-feira (3). O governo considera fundamental a aprovação prévia da proposta para, então, encaminhar ao Congresso a… Read More »Agora vai

O post Agora vai apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Após o adiamento da votação da PEC Emergencial na semana passada devido à inclusão de pontos polêmicos na proposta, Executivo e Legislativo fecharam acordo para votar a medida no Senado em dois turnos, na terça (2) e na quarta-feira (3).

O governo considera fundamental a aprovação prévia da proposta para, então, encaminhar ao Congresso a Medida Provisória que deve retomar o auxílio emergencial neste primeiro semestre. Segundo sinalizações de Bolsonaro, o auxílio deve durar quatro meses e ficar no valor de 250 reais mensais. A PEC, por sua vez, prevê o acionamento de medidas de contenção de gastos como contrapartida à viabilização política do auxílio.

Apesar da retirada do fim do piso sobre a saúde e a educação da PEC, líderes do Senado ainda pressionam para desidratar ainda mais a proposta que será votada nesta semana. Um novo relatório será apresentado nesta segunda-feira, com a possibilidade de ceder em mais pontos polêmicos para que a PEC seja aprovada – é o caso do corte nos repasses do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para o BNDES e a desobrigação do governo no financiamento de precatórios de estados e municípios.

Ao mesmo tempo, a equipe econômica mostra-se intransigente quanto aos pontos mais vitais do ajuste fiscal e alerta para os efeitos negativos na economia caso eles venham a ser retirados. Na avaliação de governistas do Senado, é melhor que se desidrate a PEC até um patamar aceitável para o ministério da Economia do que correr o risco de senadores votarem somente a autorização do auxílio, fatiando a proposta.

E Eu Com Isso?

A tendência é que o novo relatório desta segunda (1) venha mais desidratado, mas retirando apenas pontos considerados secundários para o Executivo. O governo precisa de 49 votos dos 81 senadores e tem tido dificuldades para reunir o apoio dos partidos independentes (MDB e PSDB, duas das maiores bancadas partidárias no Senado) e também de alguns partidos do Centrão, como o PSD e o PL.

Finalmente – e em que pese o grande prejuízo, em termos fiscais, com relação à proposta original da PEC Emergencial enviada pelo governo – a proposta deve ser aprovada no Senado e seguir para a Câmara dos Deputados. Sua aprovação deve animar o mercado durante a semana, ainda que o ajuste previsto tenha impactos ainda não quantificados e seja de médio para longo prazo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: Afinal, a Eletrobras será privatizada? | Política Sem Aspas.

O post Agora vai apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/agora-vai/feed 0