expansão – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br Recomendações, análises e carteiras de investimentos para maiores rentabilidades. Tue, 18 May 2021 15:31:22 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.1 https://levanteideias.com.br/wp-content/uploads/2018/02/cropped-avatar_lvnt-32x32.png expansão – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br 32 32 Investimento Bilionário do Mercado Livre https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/investimento-bilionario-do-mercado-livre https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/investimento-bilionario-do-mercado-livre#respond Tue, 18 May 2021 15:31:18 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=24388 O Mercado Livre (MELI34), uma das maiores plataformas de e-commerce atuantes no Brasil e América latina, anunciou um investimento de 4 bilhões de reais no estado de São Paulo, majoritariamente nas áreas de logística e de tecnologia. A iniciativa tem como objetivo agilizar as entregas e melhorar a infraestrutura no Estado, que possui cerca de… Read More »Investimento Bilionário do Mercado Livre

O post Investimento Bilionário do Mercado Livre apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
O Mercado Livre (MELI34), uma das maiores plataformas de e-commerce atuantes no Brasil e América latina, anunciou um investimento de 4 bilhões de reais no estado de São Paulo, majoritariamente nas áreas de logística e de tecnologia. A iniciativa tem como objetivo agilizar as entregas e melhorar a infraestrutura no Estado, que possui cerca de 85 por cento do total de empreendedores/sellers que fazem parte da base da plataforma.

O investimento prevê gerar cerca de 5 mil vagas e a companhia fechou uma parceria com o governo estadual para selecionar jovens de 18 a 24 anos egressos das escolas técnicas vinculadas ao Centro Paula Souza.

Os investimentos se darão nas cidades de Cajamar, onde a Amazon inaugurou recentemente um dos maiores Centros de Distribuição da operação brasileira, além de Osasco e Louveira.

E Eu Com Isso?

A disputa começa a se acirrar no mercado de comércio eletrônico no Brasil, com as empresas pioneiras se tornando cada vez mais fornecedoras de infraestrutura e serviços para os varejistas, priorizando a integração e combinação de diversas funções nas plataformas como entregas rápidas, coleta, loja virtual, serviços financeiros, crédito, publicidade/marketing, com os lojistas em busca de cada vez mais tráfego para vender seus produtos.

Acreditamos que a notícia tem efeito limitado nos preços das ações de Mercado Livre (MELI34), com os resultados trimestrais sendo um dos principais gatilhos para alta ou baixa das cotações.

A Magazine Luiza (MGLU3) e a Amazon (AMZO34) também já anunciaram mais uma rodada de investimentos robustos, com a primeira focando em plugar e integrar tecnologias distintas para se tornar um superapp e superplataforma de serviços de e-commerce. As ações das grandes empresas do setor vêm sofrendo nos últimos meses, com aceleração da queima de caixa e redução de margens, em detrimento do crescimento de tráfego e transações, evidenciado pelos resultados do 1T21.

Segundo o CEO do Mercado Livre, Fernando Yunes, o investimento se justifica pelo grande potencial de crescimento do e-commerce no Brasil, que ainda se encontra subpenetrado na visão do executivo. Segundo o levantamento do Ebit/Nielsen, o e-commerce brasileiro cresceu 41 por cento no ano de 2020, um crescimento expressivo, em um ambiente de crise econômica.

O ponto principal é quando estas gigantes do e-commerce irão “virar a chave” para gerar rentabilidade acima do ritmo de investimento para expansão. Atualmente as empresas seguem ocupando espaços no ambiente virtual, aportando montantes cada vez maiores para se estruturarem e estarem preparadas para vencer a disputa no país.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Resultados do Mercado Livre do 1T21.

O post Investimento Bilionário do Mercado Livre apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/investimento-bilionario-do-mercado-livre/feed 0
Nova oferta da Log Commercial Properties (LOGG3) https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/nova-oferta-da-log-commercial-properties-logg3 https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/nova-oferta-da-log-commercial-properties-logg3#respond Mon, 22 Mar 2021 13:51:21 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=22675 A Log CP divulgou em Fato Relevante, na noite deste domingo (21), a aprovação do Conselho de Administração para realização de uma nova rodada de oferta primária de ações, a fim de levantar recursos para financiar o seu plano de expansão. A oferta será restrita (CVM 476) aos investidores profissionais e institucionais. Inicialmente serão ofertados… Read More »Nova oferta da Log Commercial Properties (LOGG3)

O post Nova oferta da Log Commercial Properties (LOGG3) apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A Log CP divulgou em Fato Relevante, na noite deste domingo (21), a aprovação do Conselho de Administração para realização de uma nova rodada de oferta primária de ações, a fim de levantar recursos para financiar o seu plano de expansão. A oferta será restrita (CVM 476) aos investidores profissionais e institucionais.

Inicialmente serão ofertados 16 milhões de novas ações, podendo ser acrescida de mais 5,6 milhões de ações (35 por cento da oferta inicial) a critério da companhia.

Com o último valor de fechamento das ações da companhia (LOGG3), a 31,34 reais por ação, a oferta poderá levantar cerca de 501,4 milhões até 676,9 milhões de reais.

O roadshow (apresentação da oferta aos investidores) e o procedimento de bookbuilding (coleta de ofertas de interesse) iniciam nesta segunda-feira (22) e vão até o dia 31 de março (mesmo dia da fixação do preço final), com a data de corte no dia 26 de março para lançar as ofertas. Poderão exercer o seu direito de prioridade na oferta os acionistas com posição nas duas datas de corte (19 e 26 de março).

O limite de subscrição proporcional varia entre 0,156642 e 0,211467, ou seja, cada acionista que tiver 100 ações de LOG CP (LOGG3) poderá subscrever (comprar) de 15 a 21 ações conforme a quantidade de ações ofertadas.

E Eu Com Isso?

Acreditamos que a oferta pode pressionar as ações da Log CP (LOGG3) para baixo no curto prazo, com a companhia injetando cerca de 20 por cento de sua quantidade de ações atual no mercado, além dos investidores buscarem um bom custo-benefício para investimento no procedimento de bookbuilding, movimento típico em Follow-ons, apesar de ser positiva para a companhia que conseguirá captar o mesmo montante de recursos da última oferta com emissão de menor quantidade de ações.

Esta será a segunda oferta subsequente de ações (Follow-on) desde a abertura de capital e listagem das ações em bolsa (IPO). Em Outubro de 2019 a companhia levantou cerca de 640 milhões de reais a 22,50 reais por ação.

A Log CP vem surfando a onda de maior necessidade por infraestrutura no e-commerce brasileiro, com as grandes varejistas principalmente, demandando cada vez mais agilidade e capilaridade nas entregas e ganho de eficiência no giro de seus ativos.

A companhia anunciou um aumento em 40 por cento em seu guidance de Capex (investimentos em capital fixo), mais do que dobrando a sua capacidade de Área Bruta Local próprio (ABL) até 2024, com previsão de investimento de cerca de 2 bilhões de reais até lá.

Hoje a companhia possui cerca de 1,1 milhão de m² de ABL, com 900 mil m² próprios, com cerca de metade dos galpões locados para as grandes varejistas de e-commerce como Magazine Luiza (MGLU3) e Via Varejo (VVAR3), ambas empresas em franca expansão.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: 4T20 da Log CP (LOGG3).

O post Nova oferta da Log Commercial Properties (LOGG3) apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/nova-oferta-da-log-commercial-properties-logg3/feed 0
JBS (JBSS3): Plano ambicioso para ter marcas bilionárias https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/jbs-jbss3-plano-ambicioso-para-ter-marcas-bilionarias https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/jbs-jbss3-plano-ambicioso-para-ter-marcas-bilionarias#respond Wed, 17 Feb 2021 17:50:07 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=21197 Em entrevista à imprensa, o CEO Global da companhia, Gilberto Tomazoni, afirmou que a empresa busca uma meta ambiciosa de ter dez marcas bilionárias em um período de cinco anos, dentro do conglomerado da JBS. A afirmação vem em um cenário onde a companhia está investindo cada vez mais em produtos processados e de maior… Read More »JBS (JBSS3): Plano ambicioso para ter marcas bilionárias

O post JBS (JBSS3): Plano ambicioso para ter marcas bilionárias apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Em entrevista à imprensa, o CEO Global da companhia, Gilberto Tomazoni, afirmou que a empresa busca uma meta ambiciosa de ter dez marcas bilionárias em um período de cinco anos, dentro do conglomerado da JBS.

A afirmação vem em um cenário onde a companhia está investindo cada vez mais em produtos processados e de maior valor agregado, ampliando a linha de produtos para além do frigorífico puro, ainda o carro chefe da companhia.

O movimento se evidencia com a criação de um novo cargo na empresa, o de CMO (Chief Marketing Officer), o diretor de marketing, trazendo o publicitário Sérgio Valente, ex-Globo, para o posto. Além disso, a companhia vem trazendo executivos de renome da PepsiCo e Kraft Heinz para impulsionar esse movimento, em divisões da JBS Global.

A ideia é que em cinco anos a JBS possua 10 marcas com faturamento anual acima de 1 bilhão de dólares, o que daria um total de 10 bilhões de dólares que, em cotações atuais do câmbio, equivalentes a cerca de 25 por cento da receita total da companhia.

E Eu Com Isso?

Enxergamos um impacto positivo nas ações da JBS no médio e longo prazo, de modo que o mercado pode reprecificar os múltiplos da companhia ao longo do tempo, enxergando-a como um fornecedor de alimentos completos ao invés de um frigorífico de alcance global. 

Desde a chegada de Tomazoni (ex-Sadia) em 2012 para comandar o segmento de processados no Brasil, a Seara, principal marca do segmento da JBS no mercado doméstico, triplicou de tamanho e a ideia é replicar o sucesso da marca em outras regiões e segmento de produtos em todo o globo. A JBS comprou marcas importantes na Austrália e Reino Unido, além de investimentos em novos segmentos de produtos e nas linhas de produção na Swift (EUA e Brasil), por exemplo. 

O movimento representa um importante passo para melhora de margens, em um mercado cada vez mais acirrado e pressão de custos, ao olharmos para o frigorífico puro, onde a escala faz total diferença, porém as margens são ditadas por movimentos que a própria empresa tem dificuldade em controlar.

O foco no investimento no segmento de processados permitirá maior leque em seu portfólio de produtos, além de agregar maiores margens, pelo aproveitamento mais otimizado das matérias primas (carnes, temperos, produtos agrícolas) e potencial de crescimento mais forte que a venda de peças de carnes.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: JBS divulga 3T20.

O post JBS (JBSS3): Plano ambicioso para ter marcas bilionárias apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/jbs-jbss3-plano-ambicioso-para-ter-marcas-bilionarias/feed 0
Expansão da Engie https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/expansao-da-engie https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/expansao-da-engie#respond Thu, 21 Jan 2021 14:20:31 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20278 A Engie Brasil Energia (EBE) tem apresentado um rápido desenvolvimento de seus projetos nos últimos anos, o que fez com que a companhia buscasse oportunidades de expansão de seu portfólio. Dentre as novas oportunidades para crescimento, a Engie encontrou na região nordeste um potencial de ampliação de geração de 500 megawatts (MW) de energia eólica… Read More »Expansão da Engie

O post Expansão da Engie apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A Engie Brasil Energia (EBE) tem apresentado um rápido desenvolvimento de seus projetos nos últimos anos, o que fez com que a companhia buscasse oportunidades de expansão de seu portfólio. Dentre as novas oportunidades para crescimento, a Engie encontrou na região nordeste um potencial de ampliação de geração de 500 megawatts (MW) de energia eólica a cada ano.

Segundo o atual presidente da EBE, Eduardo Sattamini, a companhia possui hoje capacidade eólica a desenvolver de apenas 900 MW, desconsiderando Campo Largo 2 (BA) e Santo Agostinho (RN). O projeto de Santo Agostinho, que fechou contrato com a Siemens Gamesa para o fornecimento dos aerogeradores do complexo, já foi iniciado, possui investimento previsto de 2,2 bilhões de reais e terá toda a sua energia direcionada para o mercado livre.

A previsão de fim de subsídios a fontes renováveis é o principal fator causador do aumento dos preços de aerogeradores, uma vez que provoca um avanço na demanda nacional do equipamento por players que querem aproveitar os descontos nas tarifas de uso dos sistemas de transmissão e distribuição.

Caso essa dinâmica de mercado comprometa a competitividade da energia eólica, a companhia afirma que projetos de geração fotovoltaica são uma alternativa e que há espaço para crescimento nesse segmento também, visto que o país possui capacidade para adicionar até 1 GW de projetos por ano à sua matriz.

E Eu Com Isso?

A notícia é neutra para o preço das ações da Engie (EGIE3) no curto prazo. Acreditamos que seja acertada e positiva a decisão da Engie de expandir seu portfólio de geração através de projetos eólicos situados no Nordeste. Esperamos maior impacto sobre o preço das ações quando esses projetos forem leiloados e desenvolvidos, visto que variáveis como o preço da energia comercializada, investimento e tempo para conclusão das obras serão determinantes para a TIR desses empreendimentos.

Nossa análise se baseia nos benefícios de diversificação de receitas que serão obtidos pela Engie. De fato, a produção de energia eólica possui uma correlação negativa com a produção hídrica, pois é sazonalmente mais intensa em períodos menos chuvosos. Logo, a adição desses projetos eólicos ao portfólio da Engie vai atenuar o risco hidrológico das usinas hidrelétricas que são majoritárias no atual modelo de negócio da companhia.

Adicionalmente, a decisão de desenvolver esses empreendimentos no Nordeste é correta em função do potencial eólico da região, além de haver sinergias de custos e despesas com os projetos Campo Largo e Santo Agostinho, pois poderá ocorrer compartilhamento de equipes de operação e manutenção e sistemas, por exemplo.

Como riscos inerentes dessa estratégia, apontamos a queda sofrida pelos preços da energia eólica nos leilões dos últimos anos. A concorrência aumentou e, somada à conjuntura atual de juros baixos, pode pressionar a rentabilidade futura desses projetos. A despeito desses riscos, julgamos que a Engie possua conhecimento e experiência para mitigá-los.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: O dragão da inflação.

O post Expansão da Engie apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/expansao-da-engie/feed 0
Setor de saúde segue aquecido https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/setor-de-saude-aquecido-2 https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/setor-de-saude-aquecido-2#respond Tue, 05 Jan 2021 13:25:50 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=19809 As principais empresas do setor de saúde no país, sobretudo com capital aberto em Bolsa de Valores, permanecem fortemente capitalizadas para continuar o movimento de fusões e aquisições observado em 2020. O mercado deve ainda ganhar um reforço nesse sentido com a reabertura do capital do grupo Dasa, com pretensão de levantar cerca de 4… Read More »Setor de saúde segue aquecido

O post Setor de saúde segue aquecido apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
As principais empresas do setor de saúde no país, sobretudo com capital aberto em Bolsa de Valores, permanecem fortemente capitalizadas para continuar o movimento de fusões e aquisições observado em 2020. O mercado deve ainda ganhar um reforço nesse sentido com a reabertura do capital do grupo Dasa, com pretensão de levantar cerca de 4 bilhões de reais e a abertura de capital da Athena (controlado pelo grupo Pátria), com pretensão de levantar 3 bilhões de reais, se juntando à Rede D’Or (RDOR3) na esteira de IPOs do setor.

As operadoras de planos de saúde Hapvida (HAPV3) e Intermédica (GNDI3), por exemplo, reportaram no último balanço divulgado (terceiro trimestre) posição de caixa acima de 2,3 bilhões de reais cada uma e ambas vêm expandindo sua atuação geográfica, com entradas em estados relevantes economicamente como MG, PR e SC.

Quer saber quais são As Gigantes da Saúde na Bolsa? Então baixe agora o nosso relatório Exclusivo e Gratuito sobre elas e invista melhor!

Clique aqui e saiba mais!


No ano de 2020 o setor movimentou de 8 bilhões a 10 bilhões de reais em fusões e aquisições e 16,5 bilhões de reais em captações de recursos, via oferta de ações e emissão de debêntures. No Brasil o setor ainda segue bastante fragmentado, com cerca de 700 operadoras de saúde e 6,5 mil hospitais, muitos deles com porte pequeno e sem capacidade de sustentar suas operações por um longo período.

E Eu Com Isso?

As dificuldades geradas pela pandemia juntas ao crescente custo das operações do setor de saúde, sempre acima da inflação medida pelo IPCA, tornam cada vez mais difícil a continuidade dessas operações sem ganhos de escala, com a consolidação pelos gigantes do setor de saúde como um movimento natural, porém necessitam ser acompanhada de rentabilidade e, nesse sentido, as consolidadoras vêm utilizando de duas estratégias: integração dos meios de atuação e expansão geográfica.

Enxergamos o movimento como positivo para as empresas de capital aberto em bolsa (GNDI3, HAPV3 e RDOR3) e devem gerar impactos relevantes na avaliação das empresas no médio e longo prazo.

As operadoras de planos de saúde voltadas para a população de baixa a média rendas vêm na esteira da verticalização, ou seja, colocando as principais frentes de atuação (planos, clínicas, hospitais, laboratórios) dentro de um mesmo guarda-chuva, como a Hapvida (HAPV3) e a Intermédica (GNDI3).

As operadoras não verticalizadas, em geral voltadas para ao público de maior renda, vêm buscando diversificar e ampliar sua base de beneficiários por meio de parcerias estratégicas e aquisições de corretoras, por exemplo, como no caso de SulAmérica (SULA11) com parceria firmada com Rede D’Or (RDOR3) como uma das principais redes em seu portfólio de cobertura.

Já nos casos de Fleury (FLRY3) e Grupo Dasa, por exemplo, a estratégia tem sido ampliar a base de receita por meio da diversificação de sua atuação. A Fleury recentemente adquiriu clínicas de tratamentos especializados e lançou um marketplace de serviços de saúde, para se tornar um “one-stop-shop” onde o paciente realiza diversos procedimentos desde o exame até o tratamento dentro da mesma rede. Assim como o grupo Dasa que possui uma rede de laboratórios renomada e vem adquirindo hospitais para integrar as linhas de atuação.

Apesar de ainda muito fragmentadas, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vem sendo rigoroso em suas aprovações, evitando até o momento uma concentração excessiva de uma mesma empresa, porém limitado a uma certa região e não o mercado como um todo, o que é benéfico para o setor. A Hapvida, maior operadora da região Nordeste, teve uma aquisição barrada pelo órgão no Sergipe, porém obteve aprovação para uma aquisição de grande porte em Minas Gerais.

Há um certo receio de as empresas estarem pagando caro pelas aquisições em termos de múltiplos, porém o ganho de escala e o movimento de expansão das operações, em conjunto com a integração, tornam a expansão benéfica economicamente. Acreditamos que ainda há bastante espaço para a consolidação e seguimos com olhar positivo para o setor.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Ano começa em alta.

O post Setor de saúde segue aquecido apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/setor-de-saude-aquecido-2/feed 0