estatais na bolsa – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br Recomendações, análises e carteiras de investimentos para maiores rentabilidades. Mon, 22 Mar 2021 13:56:22 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.1 https://levanteideias.com.br/wp-content/uploads/2018/02/cropped-avatar_lvnt-32x32.png estatais na bolsa – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br 32 32 Banco do Brasil (BBSA3): CEO indicado desagrada conselheiros https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/banco-do-brasil-bbsa3-ceo-indicado-desagrada-conselheiros https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/banco-do-brasil-bbsa3-ceo-indicado-desagrada-conselheiros#respond Mon, 22 Mar 2021 13:56:19 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=22677 Logo após o anúncio da saída de André Brandão da presidência do Banco do Brasil (BBSA3) na última quinta-feira (18), o governo divulgou o nome indicado para substituir o mandatário. Com recomendação do ministério da economia, o atual presidente do BB Consórcios, Fausto Ribeiro, deve ser o próximo presidente da instituição. O recém indicado executivo… Read More »Banco do Brasil (BBSA3): CEO indicado desagrada conselheiros

O post Banco do Brasil (BBSA3): CEO indicado desagrada conselheiros apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Logo após o anúncio da saída de André Brandão da presidência do Banco do Brasil (BBSA3) na última quinta-feira (18), o governo divulgou o nome indicado para substituir o mandatário. Com recomendação do ministério da economia, o atual presidente do BB Consórcios, Fausto Ribeiro, deve ser o próximo presidente da instituição.

O recém indicado executivo foi entrevistado por 3 conselheiros do banco que o consideraram inadequado para o cargo. Embora seja funcionário de carreira, tendo começado a trabalhar na estatal em 1988, o executivo, na visão dos conselheiros, não tem a experiência necessária para comandar o Banco do Brasil. Ribeiro assumiu a presidência da divisão de consórcios em setembro do ano passado e antes disso ocupou cargos gerenciais subordinados às vice-presidências do banco.

Os conselheiros do Banco do Brasil já haviam se mostrado insatisfeitos por não terem sido consultados no processo de indicação do novo presidente, o que não é de obrigação do governo em fazer, mas é algo esperado para evitar atritos internos na gestão da estatal.

A reprovação por parte do Conselho de Administração não impede Ribeiro de assumir o cargo, porém assim como houve na troca da presidência da Petrobrás (PETR4), é esperado que esse movimento cause a saída de alguns conselheiros do Banco do Brasil.

E Eu Com Isso?

A reprovação do nome de Fausto Ribeiro por parte dos conselheiros do Banco do Brasil (BBSA3) é um indicativo que o nome escolhido não possui requisitos técnicos suficientes para o cargo. Dessa forma, acreditamos que a notícia é negativa para as ações do banco (BBAS3) no curto prazo.

Um dos pontos centrais na escolha do nome para a presidência foi o fato do executivo não ter ocupado cargos relevantes no banco durante os governos do PT. Isso junto a diversas falas do presidente da república com relação à gestão das estatais, leva o mercado a crer que a indicação tem um viés mais político do que técnico, algo que facilitaria possíveis intervenções por parte do governo.

O atual CEO do banco, André Brandão, já havia balançado no cargo em janeiro com o anúncio das medidas de eficiência por parte do banco, que incluíram entre outras coisas, o fechamento de agências e programa de demissões voluntárias. As medidas politicamente impopulares abalaram sua autonomia no cargo, o que culminou em seu pedido de demissão por entender que não tinha mais liberdade para gerir a instituição da maneira que julga adequada.

A troca por um nome mais alinhado com o governo nos leva a crer que novas medidas para melhorar a eficiência do banco, se vierem, serão muito tímidas. Apesar de ter suas ações “descontadas” em relação aos outros bancos do País, não enxergamos catalisadores de curto prazo para empresas que possam ser priorizadas por uma gestão mais focada no alinhamento com o governo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Resultado do 4T20 Banco do Brasil (BBAS3).

O post Banco do Brasil (BBSA3): CEO indicado desagrada conselheiros apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/banco-do-brasil-bbsa3-ceo-indicado-desagrada-conselheiros/feed 0
Eletrobras (ELET3/ELET6): Resultado do 4T20 https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/eletrobras-elet3-elet6-resultado-do-4t20 https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/eletrobras-elet3-elet6-resultado-do-4t20#respond Mon, 22 Mar 2021 13:44:41 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=22672 A Eletrobras (ELET3/ELET6) divulgou na noite de sexta-feira (19), após fechamento do mercado, seus números referentes ao quarto trimestre de 2020. O resultado veio positivo e acima das expectativas em termos de Ebitda, porém afetado por diversos itens não recorrentes e de natureza meramente contábil, dificultando sua leitura. A receita bruta consolidada da companhia atingiu… Read More »Eletrobras (ELET3/ELET6): Resultado do 4T20

O post Eletrobras (ELET3/ELET6): Resultado do 4T20 apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A Eletrobras (ELET3/ELET6) divulgou na noite de sexta-feira (19), após fechamento do mercado, seus números referentes ao quarto trimestre de 2020. O resultado veio positivo e acima das expectativas em termos de Ebitda, porém afetado por diversos itens não recorrentes e de natureza meramente contábil, dificultando sua leitura.

A receita bruta consolidada da companhia atingiu 10,6 bilhões de reais no 4T20, avançando 14,6 por cento no ano contra ano. Desse montante, aproximadamente 58 por cento vieram do segmento de geração, 39 por cento da transmissão e 2 por cento correspondem a outras receitas.

Como principais destaques dessa linha, vale mencionar a queda de receita de geração proveniente do vencimento de PPAs (em inglês, Power Purchases Agreements – Contratos de Compra de Energia) da Eletronorte e Furnas de, respectivamente, 206 e 250 milhões de reais. Adicionalmente, devido a dificuldades operacionais, houve provisionamento de penalidades contra a UTE Candiota, impactando a receita da CGT Eletrosul em 112 milhões de reais.

Em paralelo, compensando estes efeitos negativos, houve maiores vendas de energia no mercado spot em um momento de PLD (preço à vista no mercado de energia) elevado, beneficiando a companhia. Houve também um efeito contábil positivo decorrente da reclassificação de ativos financeiros de transmissão, porém sem efeito caixa.

Em relação às suas despesas operacionais, a Eletrobras apresentou despesas de PMSO (pessoal, material, serviços e outros) estáveis no ano contra ano. Em particular, merece destaque a queda de 19 por cento no ano contra ano da linha de pessoal, refletindo os planos de desligamento realizados pela empresa nos trimestres anteriores. Em compensação, houve aumento de 40 por cento na comparação anual na linha de “outros” em função de indenizações e perdas de diferentes naturezas, incluindo acordo judicial com a Light de 496 milhões de reais.

No tocante ao Ebitda (métrica de geração de caixa operacional), o valor reportado pela companhia ficou negativo em-299 milhões de reais no 4T20. Contudo, há necessidade de uma série de ajustes neste, incluindo: i) exclusão da equivalência patrimonial (+708 milhões de reais); ii) contingências (-3,1 bilhões de reais); e iii) impairment (reavaliação do valor justo) de investimentos e de ativos de longo prazo (-1,07 bilhão de reais). Com tais ajustes, o Ebitda totaliza 3,2 bilhões de reais, ficando acima das expectativas de mercado.

A companhia ainda apresentou um lucro líquido de 1,3 bilhão de reais, uma queda de 44 por cento na comparação anual. Essa linha foi afetada pelos fatores expostos anteriormente e por um resultado financeiro positivo, decorrente de ganhos com variações cambiais e derivativos e de menores encargos financeiros.

Diante desse resultado, a companhia aprovou a distribuição de 1,5 bilhão de reais de dividendos, equivalente a 25 por cento do lucro do exercício. Por classe de ação, a remuneração se dará da seguinte forma: 0,94 real por ação para ELET3 (retorno em dividendos de 2,8 por cento) e 1,04 real por ação para ELET6 (retorno em dividendos de 3 por cento).

E Eu Com Isso?

A Eletrobras divulgou resultados positivos, acima das expectativas, porém contaminados por uma série de itens não recorrentes que dificultaram sua leitura. Dessa forma, esperamos impacto positivo no preço das ações da companhia (ELET3/ELET6) no curto prazo.

A companhia surpreendeu com despesas PMSO estáveis em relação a 2019, mostrando disciplina na gestão de suas despesas operacionais em um período desafiador como o vivenciado em 2020. Nesse sentido, destacam-se as economias proporcionadas pelos planos de desligamento voluntário realizados nos últimos trimestres, que enxugaram o quadro de funcionários sem prejuízo do serviço prestado.

A Eletrobras ainda exibiu leve redução de sua dívida, de 3 por cento ante o 4T19, refletindo o aumento de sua geração de caixa. Dessa forma, seu índice de alavancagem reportado (dívida líquida sobre Ebitda recorrente) se manteve em patamares confortáveis de 1,5 vezes. Vale destacar também que a baixa alavancagem foi sustentada por uma redução dos investimentos em relação ao seu plano de negócios para 2020. De fato, a empresa realizou somente 59 por cento dos investimentos previstos.

Em relação ao setor elétrico, mantemos uma perspectiva positiva, ancorada na sua resiliência, geração de caixa mais estável e capacidade de distribuição de dividendos elevados, refletindo seu caráter menos cíclico. Nesse sentido, a despeito dos desafios impostos pela segunda onda da pandemia à economia brasileira, acreditamos que o setor será um dos menos atingidos. Nossa visão construtiva também se sustenta no marco regulatório amadurecido, o qual, apesar de ameaças populistas, se mantém sólido e protegido.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Afinal, a Eletrobras será privatizada? | Política Sem Aspas.

O post Eletrobras (ELET3/ELET6): Resultado do 4T20 apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/eletrobras-elet3-elet6-resultado-do-4t20/feed 0