EECI Site – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br Recomendações, análises e carteiras de investimentos para maiores rentabilidades. Fri, 19 Mar 2021 13:45:14 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.1 https://levanteideias.com.br/wp-content/uploads/2018/02/cropped-avatar_lvnt-32x32.png EECI Site – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br 32 32 Números da Nike https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/numeros-da-nike https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/numeros-da-nike#respond Fri, 19 Mar 2021 13:14:59 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=22593 A Nike (NKE) apresentou nesta quinta-feira (18), após o fechamento do mercado, os seus resultados do terceiro trimestre do ano fiscal de 2021, que equivale ao período entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021. O resultado veio misto, com receita abaixo do esperado devido aos desafios associados à pandemia. Porém, as margens apresentadas foram… Read More »Números da Nike

O post Números da Nike apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A Nike (NKE) apresentou nesta quinta-feira (18), após o fechamento do mercado, os seus resultados do terceiro trimestre do ano fiscal de 2021, que equivale ao período entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021. O resultado veio misto, com receita abaixo do esperado devido aos desafios associados à pandemia. Porém, as margens apresentadas foram boas, e o lucro por ação também foi uma surpresa positiva.

A receita líquida foi de 10,35 bilhões de dólares no trimestre, um acréscimo de 3 por cento na comparação anual ou queda de 1 por cento na comparação com base em moeda constante. O resultado veio bem abaixo das expectativas, que girava na casa dos 11 bilhões de dólares.

A margem bruta foi de 45,6 por cento, um aumento de 130 pontos-base na comparação com o mesmo período do último ano. A companhia condicionou a melhora na margem ao mix de produtos, ao aumento nas vendas dos canais digitais e ao mix geográfico. Já o resultado operacional medido pelo Ebit Ajustado foi de 1,7 bilhão de dólares, um crescimento de 90 por cento na comparação anual.

Por fim, o lucro líquido foi de 0,90 dólares por ação, superando as estimativas, que giravam em torno dos 0,76 dólares por ação. O retorno sobre o capital investido (ROIC), relação entre o seu resultado operacional após impostos (EBI) e os ativos operacionais, alcançou a marca de 29,7 por cento anualizados, superando os 21,5 por cento dos 12 meses anteriores.

E Eu Com Isso?

O resultado da Nike veio misto, com uma melhora interessante nas margens e um lucro por ação acima das expectativas. Contudo, o mercado costuma pagar um prêmio mais elevado pelo desempenho na linha de topo, que acabou decepcionando as projeções em quase 6 por cento. Assim, esperamos impacto negativo no preço das ações NKE na sessão desta sexta-feira (19).

A empresa creditou o desempenho ruim da receita ao seu atacado, que sofreu devido ao i) atraso no cronograma de embarques de mercadorias devido à escassez global de contêineres e ii) desempenho ruim na região da EMEA (Europa, Oriente Médio e África) devido às restrições impostas nas atividades de varejo nos países. A companhia informou que 45 por cento das lojas na região ficaram fechadas nos últimos 2 meses do período. O desempenho no digital, porém, cresceu 60 por cento no período e foi um importante contraponto no resultado da região.

Com base em moeda constante, os desempenhos regionais foram os seguintes: América do Norte, queda de 11 por cento; EMEA, queda de 9 por cento; China, crescimento de 42 por cento; APAC/LATAM (Ásia-Pacífico e América Latina), queda de 8 por cento. A linha “Converse” desempenhou bem e cresceu 8 por cento na comparação anual. Sem dúvidas, o destaque à parte ficou por conta da China, que acabou “salvando” o resultado com forte crescimento nas vendas.

Os esforços mais intensos na digitalização da companhia também estão começando a surtir efeito, com melhora na eficiência da operação (margem) e maior eficiência na gestão dos investimentos (retorno sobre o capital investido).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Amazon Business.

O post Números da Nike apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/numeros-da-nike/feed 0
Renúncia no BB https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/renuncia-no-bb https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/renuncia-no-bb#respond Fri, 19 Mar 2021 13:10:28 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=22590 O presidente do Banco do Brasil (BBAS3), André Brandão, formalizou nesta quinta-feira (18) sua renúncia ao cargo. A Companhia divulgou fato relevante confirmando a entrega do pedido de exoneração do executivo a Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes. Brandão fica na instituição até o fim de março, quando será substituído, mediante aprovação, pelo… Read More »Renúncia no BB

O post Renúncia no BB apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
O presidente do Banco do Brasil (BBAS3), André Brandão, formalizou nesta quinta-feira (18) sua renúncia ao cargo. A Companhia divulgou fato relevante confirmando a entrega do pedido de exoneração do executivo a Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Brandão fica na instituição até o fim de março, quando será substituído, mediante aprovação, pelo atual diretor-presidente da BB Consórcios, Fausto de Andrade Ribeiro – nome indicado pela equipe econômica. Fausto é formado em administração pela Universidade Católica de Brasília com MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e ocupa o cargo desde setembro de 2020 e é funcionário de carreira do Banco do Brasil.

Desde meados de fevereiro, com a crescente pressão política de Bolsonaro nas estatais, Brandão planejava deixar o comando do BB. Em janeiro, houve um atrito com o presidente da República, que reprovou um plano de medidas de reestruturação que fechava agências e instalava Programa de Demissão Voluntária (PDV) para funcionários. O episódio passou, mas a relação entre Brandão e o Planalto nunca mais foi a mesma.

E Eu Com Isso?

Parecia somente uma questão de tempo até que o executivo optasse por sua renúncia. Interlocutores de Paulo Guedes buscaram convencer Brandão a permanecer no cargo, mas sua relação com o Planalto se deteriorou rapidamente e o presidente do BB entendeu que não tinha mais condições de atuar, na cadeira, da forma que achava correta.

A oficialização de sua saída deve penalizar as ações do Banco do Brasil (BBAS3) nesta sexta-feira (19), mas a indicação rápida e de um nome de carreira para substituir Brandão apazigua as perdas, na medida em que afasta a possibilidade de qualquer indicação política para o comando da estatal.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Brasil, o país do potencial | Denise Campos de Toledo.

O post Renúncia no BB apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/renuncia-no-bb/feed 0
Uber: companhia reforça guidance https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/uber-companhia-reforca-guidance https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/uber-companhia-reforca-guidance#respond Thu, 18 Mar 2021 13:16:59 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=22529 Em um documento oficial enviado à SEC (formulário 8-K), a Uber (UBER) comunicou oficialmente que seus motoristas no Reino Unido irão, a partir da última quarta-feira, ser tratados como “trabalhadores”. Na legislação trabalhista local, isso não significa que serão classificados como empregados (ou seja, permanecem autônomos para fins fiscais), mas passam a ter alguns direitos,… Read More »Uber: companhia reforça guidance

O post Uber: companhia reforça guidance apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Em um documento oficial enviado à SEC (formulário 8-K), a Uber (UBER) comunicou oficialmente que seus motoristas no Reino Unido irão, a partir da última quarta-feira, ser tratados como “trabalhadores”. Na legislação trabalhista local, isso não significa que serão classificados como empregados (ou seja, permanecem autônomos para fins fiscais), mas passam a ter alguns direitos, como salário-mínimo, férias remuneradas, entre outros.

Ainda segundo a Uber, 99 por cento dos motoristas recebem mais do que o “National Living Wage”, espécie de salário-mínimo britânico. Em Londres, segundo a companhia, os motoristas ganham cerca de 17 libras por hora, e 14 euros por hora fora da capital.

Os negócios de mobilidade da Uber no Reino Unido representaram cerca de 6,4 por cento das reservas globais de mobilidade no mundo no 4T20. Nesta categoria não estão inclusas o delivery e os demais segmentos.

A companhia afirmou que não está alterando as suas projeções de resultados de Ebitda para o 1T21 e tampouco para o restante do ano.

E Eu Com Isso?

A notícia da reclassificação dos motoristas no Reino Unido já “fez preços” no mercado, ou talvez deveria ter sido feito. As ações seguem negociando bem próximas ao seu nível recorde – alcançado em 10/fev, quando fechou cotada a 63,50 dólares por ação. Desde então, as ações caíram 13 por cento, mas ainda assim avançam 10,5 por cento no ano. Nesta quinta-feira, o pré-mercado indica uma abertura estável, após queda de 4,2 por cento na véspera).

Enquanto for algo pontual e específico para determinada região, muito provavelmente a Uber conseguirá absorver o aumento nos custos e despesas associados às decisões trabalhistas em prol dos motoristas. Algum ajuste pode ser feito no valor cobrado pelas viagens (Bookings) ou até mesmo no aumento das comissões para atenuar maiores gastos.

É inegável que o seu modelo de negócios é extremamente escalável e com um grande mercado endereçável à frente. Contudo, ela ainda está correndo atrás da diluição dos custos, da melhora de margem, eficiência operacional, e do aumento do retorno sobre os investimentos.

Na fase atual, a companhia ainda tem margem operacional negativa, prejuízos recorrentes e queima de caixa. Nesse contexto, uma mudança conjuntural na forma como os legisladores em todo o mundo enxergam os usuários da plataforma é um risco grande demais para ser ignorado.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: Processo contra a Uber.

O post Uber: companhia reforça guidance apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/uber-companhia-reforca-guidance/feed 0
Preocupação para Tesla https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/preocupacao-para-tesla https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/preocupacao-para-tesla#respond Thu, 18 Mar 2021 13:10:43 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=22527 Nesta quinta-feira (18), foi revelado que os órgãos de trânsito estão investigando um acidente envolvendo um carro “Modelo Y” da Tesla (TSLA). O recurso avançado de direção autônoma (Autopilot) do veículo estaria acionado no momento da colisão, que envolveu também um carro de patrulha de trânsito local. Este acidente se adiciona a outras três investigações… Read More »Preocupação para Tesla

O post Preocupação para Tesla apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Nesta quinta-feira (18), foi revelado que os órgãos de trânsito estão investigando um acidente envolvendo um carro “Modelo Y” da Tesla (TSLA). O recurso avançado de direção autônoma (Autopilot) do veículo estaria acionado no momento da colisão, que envolveu também um carro de patrulha de trânsito local.

Este acidente se adiciona a outras três investigações recentes envolvendo os veículos da companhia e seus recursos tecnológicos de direção, que seguem em amplo debate sobre a sua segurança, confiabilidade e responsabilidade em diversos casos.

E Eu Com Isso?

Parte da tese de investimento em Tesla está associada aos diferenciais competitivos e a tecnologia embarcada nos seus carros elétricos. Normalmente, quando ocorrem acidentes e questões regulatórias envolvendo a companhia, o mercado reage mal à notícia.

Nesta quinta-feira, as ações da Tesla (TSLA) já indicam uma pré-abertura em queda acima de 2 por cento, o que deve culminar em um desempenho abaixo dos índices de tecnologia e crescimento nos Estados Unidos.

Evidentemente, nenhum acidente vem em “momento bom”. Nos casos recentes, contudo, há o agravante de que a companhia havia acabado de disponibilizar atualizações nos seus softwares, chamada de “full self-driving” com direito inclusive à menção de Elon Musk no Twitter sobre zero acidentes.

Um ponto crucial nas discussões é o grau de comprometimento da atenção dos motoristas ao acionarem os modos de direção autônoma. Os mais críticos alegam que ela acaba sendo afetada, podendo causar acidentes. Os mais otimistas acreditam que, na margem, a direção autônoma é capaz de reduzir o número de acidentes em estradas.

A tecnologia avançada de assistência ao motorista não é rigidamente regulamentada nos EUA. Por exemplo, não há padrões federais mínimos para muitas das técnicas que as empresas usam para monitorar a atenção do motorista, de acordo com o National Transportation Safety Board.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Resultados da Tesla.

O post Preocupação para Tesla apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/preocupacao-para-tesla/feed 0
E no Congresso? https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/e-no-congresso https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/e-no-congresso#respond Thu, 18 Mar 2021 13:04:31 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=22524 Investidores ficaram atentos às decisões dos Bancos Centrais americano e brasileiro nesta “super quarta” (17) e devem seguir repercutindo o tema nesta quinta-feira (18), mas também houve importantes passos tomados no Congresso Nacional de ontem para hoje. O primeiro deles foi a expressiva vitória do governo na manutenção dos vetos sobre o novo marco legal… Read More »E no Congresso?

O post E no Congresso? apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Investidores ficaram atentos às decisões dos Bancos Centrais americano e brasileiro nesta “super quarta” (17) e devem seguir repercutindo o tema nesta quinta-feira (18), mas também houve importantes passos tomados no Congresso Nacional de ontem para hoje.

O primeiro deles foi a expressiva vitória do governo na manutenção dos vetos sobre o novo marco legal do saneamento. A conquista destrava, finalmente, a abertura do setor para o capital privado e estima-se um montante aproximado de 700 bilhões de reais em investimentos. A base aliada na Câmara trabalhou para que os vetos não fossem derrubados e não seguissem para análise no Senado Federal, onde era praticamente certo que o Planalto sairia derrotado.

Por outro lado, nada ocorre sem custo nos plenários: o Executivo fechou, neste acordo, a permissão para isentar impostos de igrejas e templos religiosos, com uma renúncia fiscal estimada em 1,4 bilhão de reais nos próximos quatro anos. A derrubada do veto foi, inclusive, incentivada pelo próprio presidente Bolsonaro, em aceno à bancada evangélica. Outra concessão feita pelo governo se deu no âmbito da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com a derrubada do veto que barrava a criação de emendas do relator-geral do Orçamento e de comissão – medida que também impacta diretamente o cálculo sobre o teto de gastos.

No âmbito das comissões, o presidente Arthur Lira (PP-AL) segue confiante quanto à celeridade no andamento do projeto de reforma administrativa e anunciou, nesta quarta (17), o deputado Fernando Monteiro (PP-PE) para o comando da comissão especial da reforma e o deputado Arthur Maia (DEM-BA) como relator do projeto no colegiado. O texto nem mesmo tramitou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), mas o presidente da Casa já tem adiantado indicações, até mesmo para cumprir com os acordos feitos na época das eleições legislativas.

Em reunião da CCJ, o relator da reforma administrativa na comissão, deputado Darci Matos (PSD-SC), traçou uma estimativa otimista para a tramitação de seu parecer, com o objetivo de aprová-lo no início de abril.

E Eu Com Isso?

Em meio ao tom positivo advindo do comunicado do Fomc, a bolsa subiu forte nesta quarta, mas também teve algum impacto positivo da manutenção dos vetos no saneamento. Quanto à reforma administrativa, o calendário montado pelos deputados parece bastante agressivo, mas as discussões seguem avançando neste início de ano. Podemos ver o texto aprovado na Câmara até o final de 2021, seguindo para o Senado Federal para análise. Para o pregão desta quinta-feira (18), o foco deve ficar sobre os juros, mas a renovação do otimismo de investidores pode carregar parte do otimismo observado nesta quarta para hoje.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: O Copom e a vacina.

O post E no Congresso? apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/e-no-congresso/feed 0
Samsung sem semicondutores https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/samsung-sem-semicondutores https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/samsung-sem-semicondutores#respond Wed, 17 Mar 2021 13:29:18 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=22413 A Samsung, uma das maiores fabricantes de chips e de eletrônicos para consumo no mundo, fez um alerta sobre o “desbalanceamento” no mercado de semicondutores globais atual, sugerindo que há um descompasso relevante entre a demanda pelos materiais e a capacidade de oferta das fabricantes. A companhia, inclusive, estaria estudando a possibilidade de adiar o… Read More »Samsung sem semicondutores

O post Samsung sem semicondutores apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A Samsung, uma das maiores fabricantes de chips e de eletrônicos para consumo no mundo, fez um alerta sobre o “desbalanceamento” no mercado de semicondutores globais atual, sugerindo que há um descompasso relevante entre a demanda pelos materiais e a capacidade de oferta das fabricantes.

A companhia, inclusive, estaria estudando a possibilidade de adiar o lançamento anual do seu smartphone “Galaxy Note” devido a esta condição de mercado. A declaração reforça o discurso de outras companhias, como a Continental AG, Renesas Eletronics e até a Volkswagen, que diz ter deixado de produzir 100 mil veículos nesta semana devido a esta questão. Ou seja, o receio é de que este problema passe a atingir não apenas a cadeia de suprimentos de veículos, como também a dos eletrônicos.

O “boom” na demanda deve-se ao fator Covid-19 e a mudança no comportamento das sociedades, com aumento inesperado e repentino na procura por consoles, dispositivos e eletrônicos no geral.

E Eu Com Isso?

A crise no abastecimento dos chips afeta direta e indiretamente diversos setores. Primeiramente, as montadoras, que já estão passando por cortes na produção e nas metas para o ano devido ao problema na cadeia de suprimentos. Esperamos impacto negativo no preço das ações do setor automotivo mundial, com alta possibilidade de revisão para baixo nos seus resultados. O impacto estimado na venda para o setor é superior a 61 bilhões de dólares.

A Sony Corp, outra gigante do setor de componentes eletrônicos, também já avisou que não conseguirá assegurar a produção do seu novo videogame neste ano caso tais condições permaneçam.

Além da menor produção e vendas, que podem afetar a geração de receita das companhias e seus guidances para 2021, há também um possível efeito nas margens devido à maior pressão de custos. 

Para as fabricantes “puras” de chips, como a gigante TMSC, a notícia pode ser considerada como positiva, enquanto para a Samsung, o fato é ruim devido a sua onipresença também no mercado de eletrônicos para consumo. Para as desenvolvedoras, como a Qualcomm (QCOOM) e a Nvidia (NVDA), a notícia é positiva, embora com efeito benéfico secundário.

Até mesmo a Apple (AAPL), que possui uma cadeia de abastecimento bastante robusta, pode começar a sentir os efeitos da crise do abastecimento em breve. Contudo, ao contrário do setor de montadoras que já passa a estimar as perdas, ainda é cedo para quantificar os potenciais prejuízos advindos por estas condições de mercado.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: AstraZeneca enfrenta suspensão.

O post Samsung sem semicondutores apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/samsung-sem-semicondutores/feed 0
Dia de vetos https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/dia-de-vetos https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/dia-de-vetos#respond Wed, 17 Mar 2021 13:14:01 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=22410 O Congresso Nacional se reúne nesta quarta-feira (17) para analisar uma série de vetos presidenciais que estão parados desde o ano passado por falta de acordo entre parlamentares. Dessa vez, porém, não há muito espaço para o adiamento da análise: vetos não apreciados em 30 dias de sua publicação são incluídos automaticamente na pauta e… Read More »Dia de vetos

O post Dia de vetos apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
O Congresso Nacional se reúne nesta quarta-feira (17) para analisar uma série de vetos presidenciais que estão parados desde o ano passado por falta de acordo entre parlamentares. Dessa vez, porém, não há muito espaço para o adiamento da análise: vetos não apreciados em 30 dias de sua publicação são incluídos automaticamente na pauta e acabam travando qualquer outro tema – portanto, precisarão ser concluídos em breve para abrir espaço para a votação do Orçamento de 2021, que ainda não foi aprovado e é analisado também em sessão do Congresso Nacional.

Na lista, estão 32 vetos, mas a prioridade número um do governo é sobre o marco legal do saneamento básico, considerado essencial para a retomada da atividade econômica no médio prazo. O motivo da divergência entre Executivo e Legislativo é por causa de uma suposta quebra de acordo para aprovação da matéria, com Bolsonaro vetando o artigo 16 do marco legal, que prevê que os contratos de programas vigentes poderão ser reconhecidos, formalizados ou renovados – mediante acordo entre as partes – por mais 30 anos, no máximo. Isso atrasaria a abertura do setor para a iniciativa privada, segundo a equipe econômica.

A decisão revoltou senadores, que colocaram no cálculo político da aprovação a permanência deste artigo. Ciente disso, o governo deve acionar sua base aliada na Câmara para evitar a derrubada – lembrando que, para que um veto presidencial seja rejeitado, é necessária maioria absoluta (50 por cento mais um, significando 257 deputados e 41 senadores) em ambas as Casas Legislativas durante sessão do Congresso Nacional. Em outras palavras, se o veto for mantido na Câmara, ele nem chega a ser apreciado pelos senadores.

De acordo com a ordem do dia, há sessão de deputados marcada para a manhã e para a noite, enquanto senadores se reunirão na parte da tarde. Atenção também para vetos sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, aprovada no ano passado, que podem ser usados como moeda de troca e têm impacto fiscal relevante.

E Eu Com Isso?

Dia importante para o governo no Legislativo, que se depara novamente com um marco setorial que foi um dos grandes avanços, em termos econômicos, durante este mandato. A possibilidade de vitória é real, mas deve vir atrelada a custos políticos e até fiscais, caso sejam negociadas derrubadas no âmbito da LDO.

Sem acordo prévio, o cenário é bastante nebuloso e pode ir para qualquer um dos lados. A tendência é que grande parte dos vetos seja, de fato, analisado hoje, podendo ficar algo para essa quinta-feira (18), mas sem tomar muito tempo dos parlamentares. O mercado deve refletir, durante o pregão de hoje, a resolução sobre o veto do saneamento, em um dia de maior volatilidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: O Copom e a vacina.

O post Dia de vetos apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/dia-de-vetos/feed 0
AstraZeneca enfrenta suspensão https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/astrazeneca-enfrenta-suspensao https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/astrazeneca-enfrenta-suspensao#respond Tue, 16 Mar 2021 13:44:14 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=22338 A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca (AZN) em parceria com a Universidade de Oxford segue no epicentro de polêmicas. Meses atrás, o questionamento recaía sobre o seu percentual de eficácia duvidoso, a depender da quantidade de doses administradas. Chegou a sugerir-se que metade de uma dose seria mais eficaz que uma inteira. Ao… Read More »AstraZeneca enfrenta suspensão

O post AstraZeneca enfrenta suspensão apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca (AZN) em parceria com a Universidade de Oxford segue no epicentro de polêmicas. Meses atrás, o questionamento recaía sobre o seu percentual de eficácia duvidoso, a depender da quantidade de doses administradas. Chegou a sugerir-se que metade de uma dose seria mais eficaz que uma inteira.

Ao contrário das demais já utilizadas no mundo, que utilizam a nova tecnologia do RNA Mensageiro nos imunizantes, esta utiliza a técnica de um vetor viral a partir do chimpanzé. Ela ainda não foi autorizada para uso nos Estados Unidos.

Já na Europa, aquela que talvez fosse a arma mais promissora contra a pandemia ao menos nestes primeiros meses de vacinação em massa, passa agora por problemas. Nesta segunda-feira, países “de peso” como Alemanha, França e Itália decidiram suspender o uso do imunizante, após relatos de problemas de coagulação sanguínea com, inclusive, relato de uma morte na Áustria.  Dinamarca, Noruega e Islândia também suspenderam as vacinações. A EMA, órgão que se assemelha à FDA na Europa ou à ANVISA no Brasil, diz que estuda a relação entre a vacina e casos de formação de coágulos sanguíneos e trombose.

E Eu Com Isso?

A suspensão do uso da vacina – mesmo que de forma temporária – pode atrasar o curso dos programas de imunização em massa em todo o continente europeu. Apesar disso, os índices europeus fecharam a sessão desta terça-feira (16) majoritariamente em alta, ignorando tal risco.

Com exceção do Reino Unido, que já teria vacinado cerca de 38 pessoas por 100 habitantes, os outros países europeus importantes têm uma taxa ao menos 2 vezes menor que a britânica.

Da mesma forma, com as ações da AstraZeneca (AZN): as ações fecharam em alta nas duas sessões desta semana em Londres, ignorando a “decepção” com a vacina.

É válido ressaltar, primeiramente, que a companhia não depende do imunizante para gerar valor aos acionistas. Em 2020 a companhia apresentou receita de 26,6 bilhões de euros (crescimento de 9 por cento na comparação anual), lucro por ação de 2,44 e geração de caixa das operações de 4,8 bilhões de euros.

Assim como no caso da Johnson & Johnson, a vacina contra a Covid-19 não tem “fins lucrativos”. Logo, deve ser negociada a margens operacionais baixas, reduzindo o potencial tanto de ganhos como de perdas nos seus resultados para o restante do ano.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Amazon Business.

O post AstraZeneca enfrenta suspensão apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/astrazeneca-enfrenta-suspensao/feed 0
Mudança na Saúde https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/mudanca-na-saude https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/mudanca-na-saude#respond Tue, 16 Mar 2021 13:27:47 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=22334 Diante da recusa do convite oficial à médica Ludhmila Hajjar, conforme antecipamos na newsletter desta segunda (15), o Planalto recorreu a outro nome da lista de médicos cotados para assumir o ministério da Saúde. Este, por sua vez, aceitou substituir o general Pazuello no comando da pasta. Trata-se de Marcelo Queiroga, 55 anos, Presidente da… Read More »Mudança na Saúde

O post Mudança na Saúde apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Diante da recusa do convite oficial à médica Ludhmila Hajjar, conforme antecipamos na newsletter desta segunda (15), o Planalto recorreu a outro nome da lista de médicos cotados para assumir o ministério da Saúde. Este, por sua vez, aceitou substituir o general Pazuello no comando da pasta.

Trata-se de Marcelo Queiroga, 55 anos, Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e membro da equipe de transição de governo na área da Saúde, em meados de 2018. O presidente Bolsonaro conhece o trabalho do médico e também havia o indicado para uma posição na diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar, mas a aprovação de seu nome na Comissão de Assuntos Sociais do Senado acabou empacando durante a pandemia de Covid-19.

Queiroga será o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, após a saída de Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich – ambos ministros que entregaram o cargo por divergências quanto à condução da política sanitária contra o coronavírus – e de Pazuello, que sofreu pressão para deixar o cargo após nova alta de casos e atrasos no programa de vacinação do País.

Queiroga defendeu, recentemente, a necessidade de aceleração da imunização no Brasil, que é uma referência pela sua capilaridade e agilidade quando o assunto é vacina. Para o novo ministro, essa é a melhor forma de combater o vírus – outros tratamentos, como a hidroxicloroquina, inclusive, não serão recomendados pois “não há consenso na comunidade científica”.

E Eu Com Isso?

Queiroga é apadrinhado do deputado federal e figura conservadora Enéas Carneiro, morto em 2007 aos 68 anos e foi considerado um “nome de grife”, pelo Planalto, por ser respeitado na comunidade médica. Para a sua aprovação, foi necessário o aval do Centrão, que veio por meio do presidente do PP e senador, Ciro Nogueira (PI).

Apesar de não ter tanto trânsito no Legislativo e no Judiciário como a médica Ludhmila Hajjar, Queiroga já teve experiências no mundo político e deve dar início (havendo esperança de que seu trabalho não sofrerá interferências) a uma postura mais agressiva do governo federal no combate ao vírus e, principalmente, às mortes que têm aumentado substancialmente nas últimas semanas.

A substituição também faz parte da mudança de estratégia do Planalto, que acendeu o alerta vermelho com o novo recrudescimento da pandemia e seus possíveis efeitos eleitorais, à medida que o ciclo das eleições deve começar, oficialmente, já no final de 2021. Logo, o nome de Queiroga deve ser bem recebido, no geral, e pode impulsionar, ainda que de modo secundário, o pregão desta terça-feira (16).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Troca na Saúde.

O post Mudança na Saúde apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/mudanca-na-saude/feed 0
Bloqueio da Xiaomi https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/bloqueio-da-xiaomi https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/bloqueio-da-xiaomi#respond Mon, 15 Mar 2021 13:15:28 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=22275 As ações da Xiaomi (1810) fecharam a sessão desta segunda-feira (15/mar) em alta de 7 por cento na bolsa de Hong Kong, após a justiça americana retirar o bloqueio imposto pelo ex-presidente Trump à companhia. Em janeiro, a administração do então presidente Donald Trump colocou a Xiaomi na lista de “Empresas Chinesas com ligação aos… Read More »Bloqueio da Xiaomi

O post Bloqueio da Xiaomi apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
As ações da Xiaomi (1810) fecharam a sessão desta segunda-feira (15/mar) em alta de 7 por cento na bolsa de Hong Kong, após a justiça americana retirar o bloqueio imposto pelo ex-presidente Trump à companhia.

Em janeiro, a administração do então presidente Donald Trump colocou a Xiaomi na lista de “Empresas Chinesas com ligação aos órgãos militares comunistas” (CCMC). A acusação era com base no envolvimento da fabricante de smartphones com elos militares do país, o que colocaria em risco a segurança dos americanos. Empresas do setor de telecomunicações, energia, construção, semicondutores e tecnologia seguem na “lista negra” e estão correndo atrás do fim das sanções.

E Eu Com Isso?

Os ativos lastreados em ações da Xiaomi nos Estados Unidos (ADRs) devem reagir positivamente à notícia, bem como outras companhias na lista da CCMC.

Dentre as sanções impostas pelas medidas anti-China, está a proibição do investimento por parte dos americanos nestas empresas. Do ponto de vista de mercado, além de gerar uma pressão de vendas no curto prazo devido a limitação das negociações, as medidas acabam atrapalhando na precificação do ativo de maneira adequada.

As ações da Xiaomi despencaram após a sanção de Trump, ao apagar das luzes, no meio de janeiro. A companhia perdeu mais de 31 por cento de valor de mercado desde o seu nível mais alto, em meados de janeiro deste ano.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Vendas da Tesla na China.

O post Bloqueio da Xiaomi apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/bloqueio-da-xiaomi/feed 0