e eu com isso? – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br Recomendações, análises e carteiras de investimentos para maiores rentabilidades. Thu, 29 Jan 2026 13:58:07 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.1 https://levanteideias.com.br/wp-content/uploads/2018/02/cropped-avatar_lvnt-32x32.png e eu com isso? – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br 32 32 Mercado Livre (MELI34) inicia movimento estratégico no setor farmacêutico no Brasil https://levanteideias.com.br/artigos/mercado-livre-meli34-inicia-movimento-estrategico-no-setor-farmaceutico-no-brasil https://levanteideias.com.br/artigos/mercado-livre-meli34-inicia-movimento-estrategico-no-setor-farmaceutico-no-brasil#respond Thu, 29 Jan 2026 13:58:04 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=52965 O Mercado Livre (MELI34) deu os primeiros passos para entrar no segmento farmacêutico no Brasil, mirando um mercado estimado em cerca de 20 bilhões de reais. A iniciativa ocorre após a aquisição da farmácia Target, que garantiu à companhia a autorização formal para operar no setor. No estágio inicial, a atuação será via modelo 1P… Read More »Mercado Livre (MELI34) inicia movimento estratégico no setor farmacêutico no Brasil

O post <strong>Mercado Livre (MELI34) inicia movimento estratégico no setor farmacêutico no Brasil</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
O Mercado Livre (MELI34) deu os primeiros passos para entrar no segmento farmacêutico no Brasil, mirando um mercado estimado em cerca de 20 bilhões de reais. A iniciativa ocorre após a aquisição da farmácia Target, que garantiu à companhia a autorização formal para operar no setor. No estágio inicial, a atuação será via modelo 1P (estoque próprio), no qual a empresa assume diretamente a venda dos produtos, respeitando a regulação vigente. No entanto, esse formato é tratado como transitório, enquanto a companhia busca avançar no diálogo regulatório para viabilizar um modelo mais amplo de marketplace. A estratégia reflete uma abordagem gradual e cautelosa, alinhada à complexidade regulatória do setor de medicamentos no Brasil.

O objetivo de médio prazo do Mercado Livre é a modernização da regulação para permitir que marketplaces integrem farmácias parceiras, nos moldes do que já ocorre em países como México, Chile e Argentina. Para isso, a companhia mantém conversas com a Anvisa e outros stakeholders relevantes, reconhecendo que o prazo para eventuais mudanças é incerto. Enquanto esse processo avança, a operação 1P funciona como alternativa viável para iniciar a construção de conhecimento operacional, relacionamento com o consumidor e estrutura logística específica para medicamentos. A empresa também reforça que não vê esse modelo como parte central do seu DNA, sinalizando preferência por um ecossistema com múltiplos vendedores. Essa postura sugere foco em escala e eficiência, características já consolidadas em outras categorias da plataforma.

O Mercado Livre também avalia o segmento B2B como uma frente estratégica relevante, ainda que de maturação mais longa. A proposta envolve atender clientes corporativos com soluções específicas, como descontos por volume, ferramentas contábeis e fluxos fiscais mais complexos, exigindo adaptações relevantes nos sistemas e processos da plataforma. Segundo a companhia, os resultados dessa vertical devem demorar a aparecer, com um horizonte de consolidação estimado entre três e quatro anos. Apesar disso, o potencial é visto como significativo, dado o tamanho do mercado e a baixa digitalização de parte dessas transações. O movimento amplia o escopo de atuação do Mercado Livre além do consumidor final, reforçando sua ambição de se tornar uma infraestrutura mais completa no digital.

E Eu Com Isso?

A entrada no setor farmacêutico e o avanço em novas verticais fazem parte da estratégia do Mercado Livre para sustentar crescimento em um ambiente cada vez mais competitivo. A companhia avalia positivamente a chegada de novos players, inclusive asiáticos, entendendo que a competição amplia a migração do consumo do offline para o online. Atualmente, a penetração do e-commerce no Brasil ainda é relativamente baixa, em torno de 15 por cento a 16 por cento, com espaço relevante para crescimento nos próximos anos. Nesse contexto, tende a se destacar a plataforma que oferecer melhor proposta de valor, combinando sortimento, preço, logística e experiência do usuário. A estratégia do Mercado Livre indica uma visão de longo prazo, focada em consolidação, escala e fortalecimento do ecossistema digital.



DISCLAIMER

A INSIDE RESEARCH LTDA. (“INSIDE”), empresa do Grupo Levante Investimentos (“LEVANTE ”), declara que participou da elaboração do presente relatório de análise e é responsável por sua distribuição exclusivamente nos canais autorizados das empresas do Grupo Levante, tendo como objetivo somente informar os seus clientes com linguagem clara e objetiva, diferenciando dados factuais de interpretações, projeções, estimativas e opiniões, não constituindo oferta de compra ou de venda de nenhum título ou valor mobiliário. Além disso, os dados factuais foram acompanhados da indicação de suas fontes e as projeções e estimativas foram acompanhadas das premissas relevantes e metodologia adotadas. Todas as informações utilizadas neste documento foram redigidas com base em informações públicas, de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não são incertas ou equivocadas no momento de sua publicação, a INSIDE e os seus analistas não respondem pela veracidade das informações do conteúdo, mas sim as companhias de capital aberto que as divulgaram ao público em geral, especialmente perante a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”). As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança. Para maiores informações consulte a Resolução CVM nº 20/2021, e, também, o Código de Conduta da Apimec para o Analista de Valores Mobiliários. Em cumprimento ao artigo 16, II, da referida Resolução CVM nº 20/2021. As decisões de investimentos e estratégias financeiras sempre devem ser realizadas pelo próprio cliente, de preferência, amparado por profissionais ou empresas habilitadas para essa finalidade, uma vez que a INSIDE não exerce esse tipo de atividade. Esse relatório é destinado exclusivamente ao cliente da INSIDE que o contratou. A sua reprodução ou distribuição não autorizada, sob qualquer forma, no todo ou em parte, implicará em sanções cíveis e criminais cabíveis, incluindo a obrigação de reparação de todas as perdas e danos causados, nos termos da Lei nº 9.610/98, além da cobrança de multa não compensatória de 20 (vinte) vezes o valor mensal do serviço pago pelo cliente. Em conformidade com os artigos 20 e 21 da Resolução CVM nº 20/2021, o analista Eduardo Jamil Rahal (inscrito no CNPI sob o nº 8204) declara que (i) é o responsável principal pelo conteúdo do presente relatório de análise; (ii) as recomendações nele contidas refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e que foram elaboradas de forma independente, inclusive com relação à INSIDE.

O post <strong>Mercado Livre (MELI34) inicia movimento estratégico no setor farmacêutico no Brasil</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/mercado-livre-meli34-inicia-movimento-estrategico-no-setor-farmaceutico-no-brasil/feed 0
Trump recomeça ameaças com tarifas e mira Europa https://levanteideias.com.br/artigos/trump-recomeca-ameacas-com-tarifas-e-mira-europa https://levanteideias.com.br/artigos/trump-recomeca-ameacas-com-tarifas-e-mira-europa#respond Mon, 19 Jan 2026 12:36:14 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=52931 O post <strong>Trump recomeça ameaças com tarifas e mira Europa</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Mercados com Rafael Bevilacqua
A semana começa com menos atividade nos mercados devido ao feriado nos Estados Unidos, onde se comemora o dia de Martin Luther King. Os pregões suspendem as atividades, mas os contratos futuros dos principais índices seguem negociados. E as cotações estão em baixa devido ao temor dos investidores com um recrudescimento na guerra das tarifas entre Estados Unidos e União Europeia (UE).

No sábado (17), o presidente americano Donald Trump afirmou que vai ampliar as tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos a diversos países da UE se não houver um acordo para permitir a compra da Groenlândia pelos Estados Unidos.

Trump afirmou que imporá taxas adicionais de 10 por cento a partir de 1º de fevereiro sobre mercadorias importadas de Alemanha, França, Reino Unido, Dinamarca, Noruega, Suécia, Holanda e Finlândia. Se o assunto prosseguir sem um acordo, as tarifas vão aumentar para 25 por cento a partir de 1º de junho. A UE e o Reino Unido haviam firmado acordos comerciais com os EUA no ano passado.

O tom subiu no domingo (18). Os principais países da UE condenaram as ameaças e as consideraram uma chantagem. A França propôs responder com medidas econômicas nunca antes testadas.

As opções de retaliação da UE incluem um pacote de tarifas sobre 108 bilhões de dólares em exportações americanas para a Europa. O pacote havia sido suspenso por seis meses no início de agosto de 2025. As opções também incluem um Instrumento Anticoerção que podem afetar o comércio de serviços ou investimentos dos EUA.

As ameaças de tarifas também devem tornar tensos os próximos dias na cidade suíça de Davos. Começa nesta segunda-feira o Fórum Econômico Mundial, que vai reunir líderes de todo o mundo, incluindo um grande grupo dos EUA liderado por Trump.

A reação inicial dos mercados financeiros foi fraca, mas mostra um aumento da desconfiança. O euro se recuperou de uma mínima de sete semanas, subindo 0,3 por cento para 1,1628 dólar. Os preços do ouro subiram. A onça-troy (28,8 gramas) do ouro subiu 1,6 por cento para 4.689 dólares a onça.

Os preços do petróleo caíram ligeiramente devido a preocupações de que a demanda possa sofrer caso a guerra comercial se intensifique. O Brent, referência para o mercado europeu e para a Petrobras caiu 1 por cento para 63,47 dólares o barril.

Desde abril do ano passado, Trump ameaça periodicamente retaliar países com tarifas comerciais. O ocorrido no sábado não é novidade. O que mudou foi o tom da resposta europeia, menos conciliador e buscando mais o confronto. Tudo pode mudar em instantes, mas no início dos negócios nesta segunda-feira, a perspectiva é de um aumento das tensões comerciais entre os principais blocos econômicos mundiais.


E Eu Com Isso?

O dia deve ser negativo para os mercados acionários devido ao aumento da tensão comercial entre Estados Unidos e União Europeia. O feriado americano reduz o volume de negócios, o que eleva a volatilidade e pode afetar as ações brasileiras.


DISCLAIMER
A INSIDE RESEARCH LTDA. (“INSIDE”), empresa do Grupo Levante Investimentos (“LEVANTE ”), declara que participou da elaboração do presente relatório de análise e é responsável por sua distribuição exclusivamente nos canais autorizados das empresas do Grupo Levante, tendo como objetivo somente informar os seus clientes com linguagem clara e objetiva, diferenciando dados factuais de interpretações, projeções, estimativas e opiniões, não constituindo oferta de compra ou de venda de nenhum título ou valor mobiliário. Além disso, os dados factuais foram acompanhados da indicação de suas fontes e as projeções e estimativas foram acompanhadas das premissas relevantes e metodologia adotadas. Todas as informações utilizadas neste documento foram redigidas com base em informações públicas, de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não são incertas ou equivocadas no momento de sua publicação, a INSIDE e os seus analistas não respondem pela veracidade das informações do conteúdo, mas sim as companhias de capital aberto que as divulgaram ao público em geral, especialmente perante a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”). As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança. Para maiores informações consulte a Resolução CVM nº 20/2021, e, também, o Código de Conduta da Apimec para o Analista de Valores Mobiliários. Em cumprimento ao artigo 16, II, da referida Resolução CVM nº 20/2021. As decisões de investimentos e estratégias financeiras sempre devem ser realizadas pelo próprio cliente, de preferência, amparado por profissionais ou empresas habilitadas para essa finalidade, uma vez que a INSIDE não exerce esse tipo de atividade. Esse relatório é destinado exclusivamente ao cliente da INSIDE que o contratou. A sua reprodução ou distribuição não autorizada, sob qualquer forma, no todo ou em parte, implicará em sanções cíveis e criminais cabíveis, incluindo a obrigação de reparação de todas as perdas e danos causados, nos termos da Lei nº 9.610/98, além da cobrança de multa não compensatória de 20 (vinte) vezes o valor mensal do serviço pago pelo cliente. Em conformidade com os artigos 20 e 21 da Resolução CVM nº 20/2021, o analista Eduardo Jamil Rahal (inscrito no CNPI sob o nº 8204) declara que (i) é o responsável principal pelo conteúdo do presente relatório de análise; (ii) as recomendações nele contidas refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e que foram elaboradas de forma independente, inclusive com relação à INSIDE.

O post <strong>Trump recomeça ameaças com tarifas e mira Europa</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/trump-recomeca-ameacas-com-tarifas-e-mira-europa/feed 0
Smart Fit (SMFT3) recua forte com cautela sobre margens e aumento da competição https://levanteideias.com.br/artigos/smart-fit-smft3-recua-forte-com-cautela-sobre-margens-e-aumento-da-competicao https://levanteideias.com.br/artigos/smart-fit-smft3-recua-forte-com-cautela-sobre-margens-e-aumento-da-competicao#respond Fri, 16 Jan 2026 13:04:23 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=52929 O post <strong>Smart Fit (SMFT3) recua forte com cautela sobre margens e aumento da competição</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Mercados com Rafael Bevilacqua
A forte queda das ações da Smart Fit (SMFT3) na quinta-feira (15) refletiu um movimento de aversão ao risco concentrado no papel, em um pregão marcado por alta volatilidade e até entrada em leilão, mesmo com o mercado acionário local operando relativamente estável. A leitura predominante ao longo do dia foi de que a pressão vendedora não esteve associada a um fato relevante formal, mas sim a uma combinação de ajustes técnicos e mudança de percepção de curto prazo. O papel passou a figurar entre as maiores quedas do Ibovespa, com investidores reagindo a sinais de cautela sobre a dinâmica de rentabilidade à frente, em especial considerando um ambiente competitivo mais intenso no setor de academias e um cenário potencialmente menos favorável para expansão de margens em 2026.

O principal gatilho foi o conteúdo de uma reunião fechada com analistas de grandes bancos, na qual o CEO, Edgard Corona, teria adotado um tom mais conservador ao comentar as perspectivas para 2026. Entre os pontos mencionados, ganhou destaque a percepção de maior pressão competitiva, com avanço de redes menores e risco de compressão de margens, especialmente em um contexto em que a empresa segue em ritmo acelerado de expansão e maturação de unidades. Outro elemento que passou a ser amplamente discutido foi o crescimento da participação do TotalPass na composição de receitas da companhia. Embora esse canal seja relevante para capilaridade e ocupação, o mercado tende a interpretar o mix como um fator que pode limitar a expansão de margem no curto prazo, dado que o cliente do TotalPass carrega rentabilidade inferior à do cliente direto — o que contribuiu para a reprecificação intradiária do papel.

Além do componente fundamental, o movimento também teve clara influência de fluxo. Houve uma atuação mais intensa de grandes instituições na ponta vendedora ao longo do pregão, o que pode ter contribuído ainda mais para a amplitude da queda e gerado distorções típicas de dias de estresse, principalmente em ações com forte valorização acumulada no período recente (+44 por cento em 2025). Ao mesmo tempo, a presença de compradores relevantes sugere que parte do mercado aproveitou o recuo para absorver o movimento, reforçando a leitura de que a correção foi amplificada por uma dinâmica de curto prazo e não necessariamente por deterioração estrutural do case.


E Eu Com Isso?

Ainda assim, do ponto de vista de fundamentos, a queda abre espaço para uma leitura mais construtiva sobre assimetria de preço. A Smart Fit segue sustentada por uma tese de crescimento baseada em escala, execução e maturação de unidades — e hoje já figura entre as maiores redes globais do setor, aparecendo como a 5ª maior rede de academias do mundo em faturamento anual, com aproximadamente 910 milhões de dólares, em um grupo que inclui players como Planet Fitness e Basic Fit. Os últimos resultados auditados reforçam esse avanço: no 3T25, a companhia apresentou crescimento robusto de receita, expansão consistente de unidades, melhora de ticket e evolução de rentabilidade, com disciplina financeira e alavancagem controlada. Nesse contexto, mesmo considerando os riscos de curto prazo ligados a mix e competição, a correção tende a reequilibrar expectativas e torna o valuation mais atrativo em relação ao potencial de entrega operacional à frente, mantendo perspectivas positivas para a empresa no médio e longo prazo.


DISCLAIMER
A INSIDE RESEARCH LTDA. (“INSIDE”), empresa do Grupo Levante Investimentos (“LEVANTE ”), declara que participou da elaboração do presente relatório de análise e é responsável por sua distribuição exclusivamente nos canais autorizados das empresas do Grupo Levante, tendo como objetivo somente informar os seus clientes com linguagem clara e objetiva, diferenciando dados factuais de interpretações, projeções, estimativas e opiniões, não constituindo oferta de compra ou de venda de nenhum título ou valor mobiliário. Além disso, os dados factuais foram acompanhados da indicação de suas fontes e as projeções e estimativas foram acompanhadas das premissas relevantes e metodologia adotadas. Todas as informações utilizadas neste documento foram redigidas com base em informações públicas, de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não são incertas ou equivocadas no momento de sua publicação, a INSIDE e os seus analistas não respondem pela veracidade das informações do conteúdo, mas sim as companhias de capital aberto que as divulgaram ao público em geral, especialmente perante a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”). As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança. Para maiores informações consulte a Resolução CVM nº 20/2021, e, também, o Código de Conduta da Apimec para o Analista de Valores Mobiliários. Em cumprimento ao artigo 16, II, da referida Resolução CVM nº 20/2021. As decisões de investimentos e estratégias financeiras sempre devem ser realizadas pelo próprio cliente, de preferência, amparado por profissionais ou empresas habilitadas para essa finalidade, uma vez que a INSIDE não exerce esse tipo de atividade. Esse relatório é destinado exclusivamente ao cliente da INSIDE que o contratou. A sua reprodução ou distribuição não autorizada, sob qualquer forma, no todo ou em parte, implicará em sanções cíveis e criminais cabíveis, incluindo a obrigação de reparação de todas as perdas e danos causados, nos termos da Lei nº 9.610/98, além da cobrança de multa não compensatória de 20 (vinte) vezes o valor mensal do serviço pago pelo cliente. Em conformidade com os artigos 20 e 21 da Resolução CVM nº 20/2021, o analista Eduardo Jamil Rahal (inscrito no CNPI sob o nº 8204) declara que (i) é o responsável principal pelo conteúdo do presente relatório de análise; (ii) as recomendações nele contidas refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e que foram elaboradas de forma independente, inclusive com relação à INSIDE.

O post <strong>Smart Fit (SMFT3) recua forte com cautela sobre margens e aumento da competição</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/smart-fit-smft3-recua-forte-com-cautela-sobre-margens-e-aumento-da-competicao/feed 0
Ceticismo com os resultados das empresas americanas https://levanteideias.com.br/artigos/ceticismo-com-os-resultados-das-empresas-americanas https://levanteideias.com.br/artigos/ceticismo-com-os-resultados-das-empresas-americanas#respond Wed, 14 Jan 2026 12:52:14 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=52912 O post <strong>Ceticismo com os resultados das empresas americanas</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Mercados com Rafael Bevilacqua
Na manhã desta quarta-feira (14), o Bank of America, segundo maior banco dos Estados Unidos por ativos, divulgou seus resultados para o 4T25. Os números vieram melhores do que o esperado. O lucro por ação foi de 98 centavos de dólar, ante projeções de 96 centavos de dólar. A receita com empréstimos e tarifas foi de 28,53 bilhões de dólares, ante uma mediana das projeções de 27,94 bilhões.

Na terça-feira (13) o banco JP Morgan Chase também divulgou resultados acima do esperado, com um lucro de 5,23 dólares por ação. A mediana das expectativas era de 4,92 dólares. Mesmo assim, os investidores não gostaram dos resultados e as ações fecharam em baixa de 4 por cento, após terem recuado quase 7 por cento no pior momento do dia.

Há mais problemas para os bancos. Nos últimos dias, o presidente Donald Trump vem defendendo estabelecer um limite legal de 10 por cento ao ano para os juros cobrados nos empréstimos de cartão de crédito.

O mercado americano é o maior do mundo e a estimativa é que o sistema financeiro do EUA fature 200 bilhões de dólares por ano apenas com essas linhas de crédito. Ao limitar as taxas, uma das fontes de lucro mais importantes dos bancos seria prejudicada. Além do impacto nos números, causa desconforto uma intervenção governamental no mercado, algo que não é usual nas relações empresariais americanas.

À medida que os bancos, como de costume, inauguram a temporada de balanços do 4T25 e do ano passado como um todo, os investidores seguem preocupados. Eles temem o impacto negativo sobre os resultados das empresas de fatores como as tarifas comerciais, a redução da oferta de mão de obra e a permanência da inflação em um nível elevado.

Na terça-feira também foi divulgada a inflação ao consumidor de dezembro medida pelo Consumer Price Index (CPI). Os resultados vieram em linha com o esperado, com a inflação em dezembro ficando em 0,3 por cento e a variação em 12 meses permanecendo em 2,7 por cento, seguindo as expectativas do mercado.

Após a esperada alta dos preços ao consumidor em dezembro ter mantido as apostas em cortes de juros para o segundo semestre do ano, os investidores agora acompanham de perto a divulgação dos preços ao produtor e das vendas no varejo.

Espera-se que as taxas de juros permaneçam inalteradas durante a maior parte do primeiro semestre de 2026, inclusive na reunião do FED em janeiro, desde que a inflação e o crescimento se mantenham estáveis. Os investidores continuam a esperar pelo menos duas reduções ainda este ano.


E Eu Com Isso?

Os contratos futuros dos principais índices americanos estão em baixa no pré-mercado, com os investidores esperando resultados de empresas e mais dados sobre a inflação e a atividade econômica.


DISCLAIMER
A INSIDE RESEARCH LTDA. (“INSIDE”), empresa do Grupo Levante Investimentos (“LEVANTE ”), declara que participou da elaboração do presente relatório de análise e é responsável por sua distribuição exclusivamente nos canais autorizados das empresas do Grupo Levante, tendo como objetivo somente informar os seus clientes com linguagem clara e objetiva, diferenciando dados factuais de interpretações, projeções, estimativas e opiniões, não constituindo oferta de compra ou de venda de nenhum título ou valor mobiliário. Além disso, os dados factuais foram acompanhados da indicação de suas fontes e as projeções e estimativas foram acompanhadas das premissas relevantes e metodologia adotadas. Todas as informações utilizadas neste documento foram redigidas com base em informações públicas, de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não são incertas ou equivocadas no momento de sua publicação, a INSIDE e os seus analistas não respondem pela veracidade das informações do conteúdo, mas sim as companhias de capital aberto que as divulgaram ao público em geral, especialmente perante a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”). As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança. Para maiores informações consulte a Resolução CVM nº 20/2021, e, também, o Código de Conduta da Apimec para o Analista de Valores Mobiliários. Em cumprimento ao artigo 16, II, da referida Resolução CVM nº 20/2021. As decisões de investimentos e estratégias financeiras sempre devem ser realizadas pelo próprio cliente, de preferência, amparado por profissionais ou empresas habilitadas para essa finalidade, uma vez que a INSIDE não exerce esse tipo de atividade. Esse relatório é destinado exclusivamente ao cliente da INSIDE que o contratou. A sua reprodução ou distribuição não autorizada, sob qualquer forma, no todo ou em parte, implicará em sanções cíveis e criminais cabíveis, incluindo a obrigação de reparação de todas as perdas e danos causados, nos termos da Lei nº 9.610/98, além da cobrança de multa não compensatória de 20 (vinte) vezes o valor mensal do serviço pago pelo cliente. Em conformidade com os artigos 20 e 21 da Resolução CVM nº 20/2021, o analista Eduardo Jamil Rahal (inscrito no CNPI sob o nº 8204) declara que (i) é o responsável principal pelo conteúdo do presente relatório de análise; (ii) as recomendações nele contidas refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e que foram elaboradas de forma independente, inclusive com relação à INSIDE.

O post <strong>Ceticismo com os resultados das empresas americanas</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/ceticismo-com-os-resultados-das-empresas-americanas/feed 0
Hapvida (HAPV3) amplia verticalização com laboratório de alta capacidade https://levanteideias.com.br/artigos/hapvida-hapv3-amplia-verticalizacao-com-laboratorio-de-alta-capacidade https://levanteideias.com.br/artigos/hapvida-hapv3-amplia-verticalizacao-com-laboratorio-de-alta-capacidade#respond Tue, 13 Jan 2026 12:43:12 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=52910 A Hapvida (HAPV3) inaugurou no fim de 2025, em São Paulo, um Núcleo Especializado em Anatomia Patológica com capacidade para processar até 100 mil exames por mês, após investimento de 5 milhões de reais. A nova unidade, localizada no Butantã, passa a centralizar análises de materiais biológicos como biópsias, peças cirúrgicas e exames preventivos, atendendo… Read More »Hapvida (HAPV3) amplia verticalização com laboratório de alta capacidade

O post <strong>Hapvida (HAPV3) amplia verticalização com laboratório de alta capacidade</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A Hapvida (HAPV3) inaugurou no fim de 2025, em São Paulo, um Núcleo Especializado em Anatomia Patológica com capacidade para processar até 100 mil exames por mês, após investimento de 5 milhões de reais. A nova unidade, localizada no Butantã, passa a centralizar análises de materiais biológicos como biópsias, peças cirúrgicas e exames preventivos, atendendo inicialmente as regiões Sul e Sudeste, com expansão gradual para todo o país. Com uma área de 2.600 m², o laboratório foi estruturado com sistemas integrados de informação e rastreabilidade, garantindo controle desde a chegada do material até a liberação do laudo, o que tende a reduzir gargalos, erros operacionais e tempos de resposta na rede.

Um dos principais diferenciais do projeto é o uso de telepatologia, permitindo que patologistas realizem análises remotamente a partir de imagens em alta resolução. Isso amplia a capacidade de escala da operação sem exigir presença física constante, além de facilitar o compartilhamento de especialistas em uma base nacional. A internalização dessas análises, antes mais dependentes de prestadores externos, aumenta a autonomia operacional da Hapvida, encurta prazos de liberação de resultados e melhora a integração entre hospitais, clínicas e centros de diagnóstico. No estágio inicial, cerca de 100 profissionais atuam na unidade, que hoje opera com aproximadamente 20 por cento da capacidade instalada, abrindo espaço relevante para diluição de custos à medida que o volume cresce.

O movimento se encaixa na estratégia de verticalização do grupo, que reúne 86 hospitais, 78 pronto-atendimentos, 363 clínicas médicas e 305 centros de diagnóstico, atendendo cerca de 16 milhões de beneficiários. Ao concentrar exames de patologia em uma plataforma própria de alta tecnologia, a companhia busca ganhar eficiência, padronizar processos e reduzir a dependência de terceiros, o que pode melhorar a previsibilidade de custos e a qualidade do serviço. Em um setor no qual exames diagnósticos têm peso relevante tanto na jornada clínica quanto na sinistralidade dos planos, a capacidade de controlar prazos, qualidade e custo unitário é um diferencial competitivo importante.

E Eu Com Isso?

Do ponto de vista estratégico, o investimento é relativamente pequeno frente ao tamanho do grupo, mas carrega um potencial significativo de retorno por meio de ganhos de escala, redução de custos por exame e maior integração entre os braços hospitalar e de planos de saúde. Em um cenário em que o setor ainda enfrenta pressão de custos médicos, inflação de insumos e necessidade de melhorar eficiência para sustentar margens, iniciativas como essa tendem a reforçar a resiliência do modelo verticalizado da Hapvida. Ainda que o ritmo de ocupação inicial do laboratório indique uma rampa gradual de utilização, o espaço para crescimento é amplo, e a capacidade ociosa cria uma alavanca operacional importante para os próximos anos, sustentando uma visão cautelosamente otimista para a companhia dentro de um ambiente competitivo e regulatório exigente.


DISCLAIMER

A INSIDE RESEARCH LTDA. (“INSIDE”), empresa do Grupo Levante Investimentos (“LEVANTE ”), declara que participou da elaboração do presente relatório de análise e é responsável por sua distribuição exclusivamente nos canais autorizados das empresas do Grupo Levante, tendo como objetivo somente informar os seus clientes com linguagem clara e objetiva, diferenciando dados factuais de interpretações, projeções, estimativas e opiniões, não constituindo oferta de compra ou de venda de nenhum título ou valor mobiliário. Além disso, os dados factuais foram acompanhados da indicação de suas fontes e as projeções e estimativas foram acompanhadas das premissas relevantes e metodologia adotadas. Todas as informações utilizadas neste documento foram redigidas com base em informações públicas, de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não são incertas ou equivocadas no momento de sua publicação, a INSIDE e os seus analistas não respondem pela veracidade das informações do conteúdo, mas sim as companhias de capital aberto que as divulgaram ao público em geral, especialmente perante a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”). As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança. Para maiores informações consulte a Resolução CVM nº 20/2021, e, também, o Código de Conduta da Apimec para o Analista de Valores Mobiliários. Em cumprimento ao artigo 16, II, da referida Resolução CVM nº 20/2021. As decisões de investimentos e estratégias financeiras sempre devem ser realizadas pelo próprio cliente, de preferência, amparado por profissionais ou empresas habilitadas para essa finalidade, uma vez que a INSIDE não exerce esse tipo de atividade. Esse relatório é destinado exclusivamente ao cliente da INSIDE que o contratou. A sua reprodução ou distribuição não autorizada, sob qualquer forma, no todo ou em parte, implicará em sanções cíveis e criminais cabíveis, incluindo a obrigação de reparação de todas as perdas e danos causados, nos termos da Lei nº 9.610/98, além da cobrança de multa não compensatória de 20 (vinte) vezes o valor mensal do serviço pago pelo cliente. Em conformidade com os artigos 20 e 21 da Resolução CVM nº 20/2021, o analista Eduardo Jamil Rahal (inscrito no CNPI sob o nº 8204) declara que (i) é o responsável principal pelo conteúdo do presente relatório de análise; (ii) as recomendações nele contidas refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e que foram elaboradas de forma independente, inclusive com relação à INSIDE.

O post <strong>Hapvida (HAPV3) amplia verticalização com laboratório de alta capacidade</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/hapvida-hapv3-amplia-verticalizacao-com-laboratorio-de-alta-capacidade/feed 0
Assaí (ASAI3) fecha 2025 abaixo do teto de alavancagem e anima o mercado https://levanteideias.com.br/artigos/assai-asai3-fecha-2025-abaixo-do-teto-de-alavancagem-e-anima-o-mercado https://levanteideias.com.br/artigos/assai-asai3-fecha-2025-abaixo-do-teto-de-alavancagem-e-anima-o-mercado#respond Tue, 13 Jan 2026 12:42:07 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=52908 O post <strong>Assaí (ASAI3) fecha 2025 abaixo do teto de alavancagem e anima o mercado</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Mercados com Rafael Bevilacqua
O Assaí (ASAI3) anunciou que encerrou 2025 com uma relação dívida líquida/EBITDA de aproximadamente 2,56x, ligeiramente abaixo do guidance de 2,60x previamente estabelecido. O número, ainda preliminar e não auditado, foi divulgado por meio de fato relevante e reforça a mensagem de disciplina financeira que a companhia vem tentando transmitir ao longo dos últimos trimestres. A confirmação de que a meta foi atingida teve impacto imediato no mercado: as ações da varejista subiram mais de 5 por cento no pregão desta segunda-feira (12), refletindo o alívio dos investidores diante de expectativas por um balanço patrimonial mais equilibrado após um período marcado por expansão acelerada e aumento relevante do endividamento.

O indicador de alavancagem é particularmente sensível para o Assaí, que nos últimos anos passou por um ciclo intenso de abertura de lojas e incorporação de ativos, exigindo elevado consumo de capital e pressionando a dívida. Ao fechar o ano abaixo do teto de 2,6x, a empresa sinaliza que conseguiu crescer sem comprometer excessivamente a sua estrutura financeira, mesmo em um ambiente de juros elevados e custo de capital mais restritivo. Além disso, o fato de a companhia ter antecipado ao mercado esse dado antes da divulgação oficial do resultado do quarto trimestre, prevista para 12 de fevereiro, sugere confiança na qualidade dos números e na narrativa de estabilização da alavancagem.

Embora o número divulgado ainda esteja sujeito à validação dos auditores e à aprovação dos órgãos de governança, o patamar de 2,56x representa um nível mais confortável para um operador de atacarejo, cujo modelo depende de escala, giro de estoque e eficiência operacional para sustentar margens e geração de caixa. Uma alavancagem nesse nível tende a reduzir o risco financeiro, melhorar o acesso a crédito e abrir espaço para que a empresa volte a discutir, no médio prazo, novas iniciativas de crescimento, seja via expansão orgânica, seja por ajustes estratégicos no portfólio de lojas e formatos.


E Eu Com Isso?

Em termos mais amplos, o dado de alavancagem financeira divulgado pelo Assaí ocorre em um momento em que o varejo alimentar brasileiro enfrenta um consumidor ainda pressionado por renda real e um ambiente competitivo mais acirrado, mas, ao mesmo tempo, se beneficia de demanda relativamente resiliente por itens essenciais. A combinação de controle de endividamento, foco em eficiência e um formato de negócio voltado para preços baixos e alto volume coloca a empresa em uma posição relativamente defensiva dentro do setor. Ainda assim, a sustentabilidade dessa trajetória dependerá da capacidade de converter crescimento em caixa, manter margens sob controle e navegar um cenário macroeconômico que segue desafiador. Por ora, o atingimento do guidance de alavancagem, confirmado pelo mercado com uma reação positiva das ações, sustenta uma visão cautelosamente otimista para o Assaí no início do novo ciclo.


DISCLAIMER
A INSIDE RESEARCH LTDA. (“INSIDE”), empresa do Grupo Levante Investimentos (“LEVANTE ”), declara que participou da elaboração do presente relatório de análise e é responsável por sua distribuição exclusivamente nos canais autorizados das empresas do Grupo Levante, tendo como objetivo somente informar os seus clientes com linguagem clara e objetiva, diferenciando dados factuais de interpretações, projeções, estimativas e opiniões, não constituindo oferta de compra ou de venda de nenhum título ou valor mobiliário. Além disso, os dados factuais foram acompanhados da indicação de suas fontes e as projeções e estimativas foram acompanhadas das premissas relevantes e metodologia adotadas. Todas as informações utilizadas neste documento foram redigidas com base em informações públicas, de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não são incertas ou equivocadas no momento de sua publicação, a INSIDE e os seus analistas não respondem pela veracidade das informações do conteúdo, mas sim as companhias de capital aberto que as divulgaram ao público em geral, especialmente perante a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”). As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança. Para maiores informações consulte a Resolução CVM nº 20/2021, e, também, o Código de Conduta da Apimec para o Analista de Valores Mobiliários. Em cumprimento ao artigo 16, II, da referida Resolução CVM nº 20/2021. As decisões de investimentos e estratégias financeiras sempre devem ser realizadas pelo próprio cliente, de preferência, amparado por profissionais ou empresas habilitadas para essa finalidade, uma vez que a INSIDE não exerce esse tipo de atividade. Esse relatório é destinado exclusivamente ao cliente da INSIDE que o contratou. A sua reprodução ou distribuição não autorizada, sob qualquer forma, no todo ou em parte, implicará em sanções cíveis e criminais cabíveis, incluindo a obrigação de reparação de todas as perdas e danos causados, nos termos da Lei nº 9.610/98, além da cobrança de multa não compensatória de 20 (vinte) vezes o valor mensal do serviço pago pelo cliente. Em conformidade com os artigos 20 e 21 da Resolução CVM nº 20/2021, o analista Eduardo Jamil Rahal (inscrito no CNPI sob o nº 8204) declara que (i) é o responsável principal pelo conteúdo do presente relatório de análise; (ii) as recomendações nele contidas refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e que foram elaboradas de forma independente, inclusive com relação à INSIDE.

O post <strong>Assaí (ASAI3) fecha 2025 abaixo do teto de alavancagem e anima o mercado</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/assai-asai3-fecha-2025-abaixo-do-teto-de-alavancagem-e-anima-o-mercado/feed 0
A inflação nos EUA e a guerra de Trump contra o FED https://levanteideias.com.br/artigos/a-inflacao-nos-eua-e-a-guerra-de-trump-contra-o-fed https://levanteideias.com.br/artigos/a-inflacao-nos-eua-e-a-guerra-de-trump-contra-o-fed#respond Tue, 13 Jan 2026 12:37:09 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=52906 O post <strong>A inflação nos EUA e a guerra de Trump contra o FED</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Mercados com Rafael Bevilacqua
Os investidores acompanham com atenção a divulgação da inflação americana de dezembro, prevista para a manhã desta terça-feira (13). O dado é considerado decisivo para calibrar as expectativas em relação à política monetária dos Estados Unidos nos próximos meses e tende a influenciar o comportamento dos mercados globais ao longo do dia.

A mediana das projeções indica estabilidade do Consumer Price Index (CPI) cheio. A variação acumulada em 12 meses deve permanecer em 2,6 por cento, mesmo patamar observado até novembro. O resultado reforça a avaliação de que o processo de desinflação perdeu força no fim de 2025, após avanços mais consistentes ao longo do primeiro semestre.

Para o núcleo da inflação, que exclui preços voláteis como os dos alimentos e da energia, a expectativa é de leve aceleração. A projeção aponta alta de 2,7 por cento em 12 meses, ante 2,6 por cento na leitura anterior. O movimento, embora moderado, tende a gerar desconforto entre os formuladores de política monetária, já que o núcleo é visto como um indicador mais fiel das pressões inflacionárias subjacentes.

Mesmo com sinais de estabilidade, a inflação segue elevada. Tanto o índice cheio quanto o núcleo permanecem acima da meta de 2,0 por cento perseguida pelo Federal Reserve (FED), o banco central americano. Esse descompasso sustenta uma postura cautelosa por parte do banco central americano e limita o espaço para mudanças rápidas na condução dos juros.

A leitura esperada para dezembro reforça a narrativa de juros elevados por mais tempo. A autoridade monetária tem reiterado que precisa de evidências mais consistentes de convergência à meta antes de iniciar um processo de flexibilização.

O mercado também observa a composição do índice. A inflação dos serviços, pressionada pelo aquecimento do mercado de trabalho, segue sendo um dos focos de pressão de alta dos preços. Esses segmentos reagem lentamente ao aperto monetário e dificultam uma desaceleração mais rápida do núcleo.

Esse cenário incerto é agravado pela ofensiva de Donald Trump contra Jerome Powell, presidente do FED. Na sexta-feira (09), a repartição equivalente à Procuradoria Geral da República dos Estados Unidos divulgou que está processando Powell por, alegadamente, ter mentido no Congresso em junho do ano passado sobre os gastos com a reforma do prédio do FED.

No domingo (11), em uma manifestação rara, Powell divulgou um vídeo dizendo que isso era um “pretexto” para forçar o FED a baixar os juros, e que isso não iria alterar a política monetária americana. Na segunda-feira (12) três ex-presidentes do FED e quatro ex-secretários do Tesouro (equivalente americano ao ministro da Fazenda) criticaram a decisão de Trump, aumentando a crise.

Diante desse cenário, a probabilidade de um corte de juros pelo FED no curto prazo é reduzida. As apostas se concentram em manutenção das taxas nos níveis atuais durante boa parte do primeiro semestre. Eventuais ajustes devem ocorrer apenas se houver surpresa positiva nos dados de inflação e atividade.


E Eu Com Isso?

Os contratos futuros dos principais índices americanos estão em leve baixa no pré-mercado. A divulgação do CPI segue como um dos principais gatilhos de volatilidade. O dado desta terça-feira deve orientar as expectativas para as próximas reuniões do FED e influenciar a precificação de ativos de risco, moedas e juros ao redor do mundo.


DISCLAIMER
A INSIDE RESEARCH LTDA. (“INSIDE”), empresa do Grupo Levante Investimentos (“LEVANTE ”), declara que participou da elaboração do presente relatório de análise e é responsável por sua distribuição exclusivamente nos canais autorizados das empresas do Grupo Levante, tendo como objetivo somente informar os seus clientes com linguagem clara e objetiva, diferenciando dados factuais de interpretações, projeções, estimativas e opiniões, não constituindo oferta de compra ou de venda de nenhum título ou valor mobiliário. Além disso, os dados factuais foram acompanhados da indicação de suas fontes e as projeções e estimativas foram acompanhadas das premissas relevantes e metodologia adotadas. Todas as informações utilizadas neste documento foram redigidas com base em informações públicas, de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não são incertas ou equivocadas no momento de sua publicação, a INSIDE e os seus analistas não respondem pela veracidade das informações do conteúdo, mas sim as companhias de capital aberto que as divulgaram ao público em geral, especialmente perante a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”). As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança. Para maiores informações consulte a Resolução CVM nº 20/2021, e, também, o Código de Conduta da Apimec para o Analista de Valores Mobiliários. Em cumprimento ao artigo 16, II, da referida Resolução CVM nº 20/2021. As decisões de investimentos e estratégias financeiras sempre devem ser realizadas pelo próprio cliente, de preferência, amparado por profissionais ou empresas habilitadas para essa finalidade, uma vez que a INSIDE não exerce esse tipo de atividade. Esse relatório é destinado exclusivamente ao cliente da INSIDE que o contratou. A sua reprodução ou distribuição não autorizada, sob qualquer forma, no todo ou em parte, implicará em sanções cíveis e criminais cabíveis, incluindo a obrigação de reparação de todas as perdas e danos causados, nos termos da Lei nº 9.610/98, além da cobrança de multa não compensatória de 20 (vinte) vezes o valor mensal do serviço pago pelo cliente. Em conformidade com os artigos 20 e 21 da Resolução CVM nº 20/2021, o analista Eduardo Jamil Rahal (inscrito no CNPI sob o nº 8204) declara que (i) é o responsável principal pelo conteúdo do presente relatório de análise; (ii) as recomendações nele contidas refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e que foram elaboradas de forma independente, inclusive com relação à INSIDE.

O post <strong>A inflação nos EUA e a guerra de Trump contra o FED</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/a-inflacao-nos-eua-e-a-guerra-de-trump-contra-o-fed/feed 0
Inflação abaixo do esperado aquece debate sobre os juros https://levanteideias.com.br/artigos/inflacao-abaixo-do-esperado-aquece-debate-sobre-os-juros https://levanteideias.com.br/artigos/inflacao-abaixo-do-esperado-aquece-debate-sobre-os-juros#respond Fri, 09 Jan 2026 12:39:56 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=52902 O post <strong>Inflação abaixo do esperado aquece debate sobre os juros</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Mercados com Rafael Bevilacqua
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (09) o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro e o acumulado de 2025. A inflação no mês foi de 0,33 por cento, acima dos 0,18 por cento de novembro, mas levemente abaixo dos 0,35 por cento de mediana das expectativas.

No acumulado de 12 meses, a inflação foi de 4,26 por cento, uma queda de 0,57 ponto percentual em relação aos 4,83 por cento da inflação de 2024 e abaixo do teto da meta, que é de 4,50 por cento. Segundo o IBGE, o resultado foi o menor para um mês de dezembro desde os 0,15 por cento do último mês de 2018. O resultado anual também foi o menor desde os 3,75 por cento de 2018.

O maior impacto positivo veio do grupo Habitação, que acelerou de 3,06% em 2024 para 6,79% em 2025, principalmente devido ao aumento das tarifas de energia elétrica. O maior impacto negativo veio de Alimentação e bebidas, grupo de maior peso no índice. Os preços desaceleraram dos 7,69 por cento de 2024 para 2,95 por cento em 2025, especialmente por conta da alimentação no domicílio, que passou de 8,23% para 1,43%.

A inflação de 2025 ficou abaixo da meta. E para 2026, a expectativa no mercado financeiro é de uma inflação de 4,06%, segundo a primeira edição deste ano do Relatório Focus, do Banco Central (BC). Apesar de estar dentro do limite de tolerância, a inflação segue consistentemente acima do teto da meta, o que deverá alimentar o debate sobre os juros.

O Banco Central (BC) vem praticando a política monetária mais apertada em quase 20 anos, mantendo as taxas no nível mais alto desde junho de 2006. Mesmo assim, a inflação segue consistentemente muito acima da meta, e passou quase todo o ano de 2025 acima do limite máximo.

Isso ocorre pela desancoragem das expectativas dos agentes econômicos e pelo desequilíbrio das contas públicas, devido aos gastos elevados do governo. Investidores avaliam que o Banco Central seguirá restritivo por mais tempo, diante da dificuldade de convergência do IPCA para a meta. A política monetária segue condicionada à trajetória das expectativas inflacionárias, que continuam desancoradas nos horizontes de 2026 e 2027.

O desequilíbrio fiscal é apontado como um dos principais vetores de risco. Os investidores observam com cautela a evolução das contas públicas e a capacidade do governo de cumprir as metas fiscais anunciadas. A percepção é de que a expansão de gastos, sem contrapartidas claras de receita, pressiona os prêmios de risco e dificulta o trabalho do BC.


E Eu Com Isso?

Os contratos futuros dos índices americanos e as cotas do Exchange Traded Fund (ETF) EWZ iShares MSCI Brazil negociados no pré-mercado estão estáveis, com os investidores aguardando os números do emprego nos Estados Unidos. Será divulgado nesta sexta-feira o nível de emprego não agrícola (“non farm payroll”) de dezembro, que deverá indicar a temperatura do mercado de trabalho dos EUA. Os indicadores mais recentes não têm trazido uma tendência definida, por isso a expectativa com o emprego não agrícola é elevada. O número deverá influir bastante nas expectativas para a reunião de abril do Federal Reserve (FED), o banco central americano.

As notícias são positivas para a Bolsa em um cenário de volatilidade



DISCLAIMER
A INSIDE RESEARCH LTDA. (“INSIDE”), empresa do Grupo Levante Investimentos (“LEVANTE ”), declara que participou da elaboração do presente relatório de análise e é responsável por sua distribuição exclusivamente nos canais autorizados das empresas do Grupo Levante, tendo como objetivo somente informar os seus clientes com linguagem clara e objetiva, diferenciando dados factuais de interpretações, projeções, estimativas e opiniões, não constituindo oferta de compra ou de venda de nenhum título ou valor mobiliário. Além disso, os dados factuais foram acompanhados da indicação de suas fontes e as projeções e estimativas foram acompanhadas das premissas relevantes e metodologia adotadas. Todas as informações utilizadas neste documento foram redigidas com base em informações públicas, de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não são incertas ou equivocadas no momento de sua publicação, a INSIDE e os seus analistas não respondem pela veracidade das informações do conteúdo, mas sim as companhias de capital aberto que as divulgaram ao público em geral, especialmente perante a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”). As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança. Para maiores informações consulte a Resolução CVM nº 20/2021, e, também, o Código de Conduta da Apimec para o Analista de Valores Mobiliários. Em cumprimento ao artigo 16, II, da referida Resolução CVM nº 20/2021. As decisões de investimentos e estratégias financeiras sempre devem ser realizadas pelo próprio cliente, de preferência, amparado por profissionais ou empresas habilitadas para essa finalidade, uma vez que a INSIDE não exerce esse tipo de atividade. Esse relatório é destinado exclusivamente ao cliente da INSIDE que o contratou. A sua reprodução ou distribuição não autorizada, sob qualquer forma, no todo ou em parte, implicará em sanções cíveis e criminais cabíveis, incluindo a obrigação de reparação de todas as perdas e danos causados, nos termos da Lei nº 9.610/98, além da cobrança de multa não compensatória de 20 (vinte) vezes o valor mensal do serviço pago pelo cliente. Em conformidade com os artigos 20 e 21 da Resolução CVM nº 20/2021, o analista Eduardo Jamil Rahal (inscrito no CNPI sob o nº 8204) declara que (i) é o responsável principal pelo conteúdo do presente relatório de análise; (ii) as recomendações nele contidas refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e que foram elaboradas de forma independente, inclusive com relação à INSIDE.

O post <strong>Inflação abaixo do esperado aquece debate sobre os juros</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/inflacao-abaixo-do-esperado-aquece-debate-sobre-os-juros/feed 0
Smart Fit (SMFT3) fecha 2025 com 2.084 unidades, dentro da meta de aberturas de academias https://levanteideias.com.br/artigos/smart-fit-smft3-fecha-2025-com-2-084-unidades-dentro-da-meta-de-aberturas-de-academias https://levanteideias.com.br/artigos/smart-fit-smft3-fecha-2025-com-2-084-unidades-dentro-da-meta-de-aberturas-de-academias#respond Thu, 08 Jan 2026 12:40:37 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=52892 O post <strong>Smart Fit (SMFT3) fecha 2025 com 2.084 unidades, dentro da meta de aberturas de academias</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Mercados com Rafael Bevilacqua
A Smart Fit (SMFT3) encerrou 2025 com 2.084 academias em operação em 16 países, após adicionar 341 novas unidades ao longo do período, configurando a maior expansão anual da história da companhia. O desempenho ficou dentro da faixa projetada pela administração, que previa a abertura de entre 340 e 360 academias, e representou um crescimento de 20 por cento da rede em relação a 2024, além de um avanço de 12 por cento sobre as 305 unidades adicionadas no ano anterior. O resultado reforça a consistência da estratégia de crescimento da companhia, mesmo em um ambiente macroeconômico desafiador em alguns mercados da América Latina.

Do total de academias em operação, 1.683 são unidades próprias e 401 operam no modelo de franquias, evidenciando a predominância de crescimento orgânico com maior controle operacional e captura direta de resultados. Das adições líquidas realizadas em 2025, 276 foram unidades próprias, o que reforça o compromisso da companhia com a padronização do serviço, eficiência operacional e diluição de custos fixos ao longo da rede. Esse perfil de expansão tende a sustentar ganhos de escala e margens no médio e longo prazo, ao mesmo tempo em que preserva flexibilidade para ajustes táticos conforme a dinâmica de cada mercado.

Sob a ótica geográfica, a expansão foi bem distribuída, com 161 academias inauguradas no Brasil, 70 no México e 110 em outros países, reforçando o caráter regional da plataforma e reduzindo a dependência de um único mercado. No segmento de Studios, a Smart Fit encerrou o ano com 180 unidades, sendo 154 franquias e 26 próprias, após a adição de 45 novas unidades em 2025. A marca Velocity alcançou o patamar de 100 unidades em operação, indicando avanço consistente das marcas complementares, que ampliam o portfólio da companhia e atendem a diferentes perfis de consumidores dentro do ecossistema fitness.


E Eu Com Isso?

Com 2.084 academias em operação em 16 países, a Smart Fit já se posiciona entre as maiores redes de academias do mundo em número de unidades, aproximando-se de modelos globais consolidados como a Planet Fitness, que opera hoje com pouco mais de 2,6 mil unidades, concentradas majoritariamente nos Estados Unidos. Embora a Planet Fitness ainda detenha maior escala absoluta, a diferença em número de academias já é relativamente estreita, sobretudo considerando que a Smart Fit construiu sua base com presença internacional diversificada na América Latina e com elevada participação de unidades próprias. Essa combinação de escala comparável, footprint internacional e controle operacional reforça o posicionamento da Smart Fit como um dos principais players globais do setor fitness, com capacidade de capturar ganhos de eficiência, diluir custos e sustentar um ritmo consistente de expansão no longo prazo.



DISCLAIMER
A INSIDE RESEARCH LTDA. (“INSIDE”), empresa do Grupo Levante Investimentos (“LEVANTE ”), declara que participou da elaboração do presente relatório de análise e é responsável por sua distribuição exclusivamente nos canais autorizados das empresas do Grupo Levante, tendo como objetivo somente informar os seus clientes com linguagem clara e objetiva, diferenciando dados factuais de interpretações, projeções, estimativas e opiniões, não constituindo oferta de compra ou de venda de nenhum título ou valor mobiliário. Além disso, os dados factuais foram acompanhados da indicação de suas fontes e as projeções e estimativas foram acompanhadas das premissas relevantes e metodologia adotadas. Todas as informações utilizadas neste documento foram redigidas com base em informações públicas, de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não são incertas ou equivocadas no momento de sua publicação, a INSIDE e os seus analistas não respondem pela veracidade das informações do conteúdo, mas sim as companhias de capital aberto que as divulgaram ao público em geral, especialmente perante a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”). As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança. Para maiores informações consulte a Resolução CVM nº 20/2021, e, também, o Código de Conduta da Apimec para o Analista de Valores Mobiliários. Em cumprimento ao artigo 16, II, da referida Resolução CVM nº 20/2021. As decisões de investimentos e estratégias financeiras sempre devem ser realizadas pelo próprio cliente, de preferência, amparado por profissionais ou empresas habilitadas para essa finalidade, uma vez que a INSIDE não exerce esse tipo de atividade. Esse relatório é destinado exclusivamente ao cliente da INSIDE que o contratou. A sua reprodução ou distribuição não autorizada, sob qualquer forma, no todo ou em parte, implicará em sanções cíveis e criminais cabíveis, incluindo a obrigação de reparação de todas as perdas e danos causados, nos termos da Lei nº 9.610/98, além da cobrança de multa não compensatória de 20 (vinte) vezes o valor mensal do serviço pago pelo cliente. Em conformidade com os artigos 20 e 21 da Resolução CVM nº 20/2021, o analista Eduardo Jamil Rahal (inscrito no CNPI sob o nº 8204) declara que (i) é o responsável principal pelo conteúdo do presente relatório de análise; (ii) as recomendações nele contidas refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e que foram elaboradas de forma independente, inclusive com relação à INSIDE.

O post <strong>Smart Fit (SMFT3) fecha 2025 com 2.084 unidades, dentro da meta de aberturas de academias</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/smart-fit-smft3-fecha-2025-com-2-084-unidades-dentro-da-meta-de-aberturas-de-academias/feed 0
PRIO (PRIO3) divulga dados operacionais de dezembro com aumento na produção diária https://levanteideias.com.br/artigos/prio-prio3-divulga-dados-operacionais-de-dezembro-com-aumento-na-producao-diaria https://levanteideias.com.br/artigos/prio-prio3-divulga-dados-operacionais-de-dezembro-com-aumento-na-producao-diaria#respond Wed, 07 Jan 2026 12:42:45 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=52881 A PRIO (PRIO3) divulgou seus dados operacionais referentes ao mês de dezembro, registrando produção total de 155,8 mil barris de óleo equivalente por dia (boepd), avanço de 12,2 por cento em relação a novembro. O principal fator para esse crescimento foi a consolidação da participação de 80 por cento no campo de Peregrino, que passou… Read More »PRIO (PRIO3) divulga dados operacionais de dezembro com aumento na produção diária

O post <strong>PRIO (PRIO3) divulga dados operacionais de dezembro com aumento na produção diária</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A PRIO (PRIO3) divulgou seus dados operacionais referentes ao mês de dezembro, registrando produção total de 155,8 mil barris de óleo equivalente por dia (boepd), avanço de 12,2 por cento em relação a novembro. O principal fator para esse crescimento foi a consolidação da participação de 80 por cento no campo de Peregrino, que passou a ser considerado integralmente ao longo de dezembro. Como o fechamento da aquisição adicional de 40 por cento ocorreu no dia 11 de novembro, o ativo contribuiu de forma proporcional com 82,2 mil barris por dia no mês.

Além do forte desempenho de Peregrino, a companhia também reportou vendas totais de 4,57 milhões de barris em dezembro, indicando um ritmo comercial alinhado à expansão da capacidade produtiva. Entre os demais ativos, o campo de Frade apresentou produção de 31,67 mil boepd, com leve aumento em relação ao mês anterior. Já o cluster Polvo + TBMT registrou produção de 16,7 mil boepd, alta de 14,6 por cento na comparação mensal. O campo de Albacora Leste atingiu produção de 26,16 mil boepd, avanço de 6,5 por cento. No dia 13 de dezembro, foi finalizada a instalação do segundo compressor no campo, permitindo a retomada da produção normalizada e contribuindo para o resultado do mês.

Os resultados de dezembro marcam mais um ponto relevante para a PRIO, que passa a consolidar. Peregrino como um dos pilares de crescimento após a ampliação de participação no ativo. A maior escala produtiva tende a favorecer a diluição de custos e ganhos de eficiência operacional, enquanto a diversificação entre os campos de Frade, Polvo + TBMT, Albacora Leste e Peregrino contribui para reduzir a vulnerabilidade da companhia a interrupções pontuais. Com isso, a companhia encerrou o mês com a maior produção do ano.

Em dezembro, a PRIO comercializou 4,6 milhões de barris de petróleo, volume significativamente superior ao observado no terceiro trimestre, impulsionado principalmente pela combinação entre maior produção e maior disponibilidade de volumes exportáveis. O desempenho do mês foi puxado, sobretudo, pelo campo de Peregrino, que se consolidou como o principal destaque operacional após a PRIO ampliar de forma expressiva sua participação no ativo ao longo dos últimos meses. Com a integração da nova fatia adquirida e a estabilização das operações, Peregrino passou a contribuir de maneira relevante para o aumento do volume total produzido e, consequentemente, do volume comercializado.

O avanço das vendas, aliado ao crescimento da produção em relação ao terceiro trimestre, tende a impulsionar tanto a receita quanto o EBITDA da companhia, criando um cenário favorável para a continuidade do crescimento em 2026. A expectativa é de que a produção siga em trajetória ascendente, especialmente diante dos avanços no processo de entrada em operação do campo de Wahoo, que possui potencial para adicionar cerca de 40 mil barris por dia à capacidade produtiva da PRIO em 2026. A consolidação de Peregrino, somada à futura contribuição de Wahoo e ao melhor aproveitamento do portfólio atual, reforça a tendência de expansão operacional e financeira da companhia, que segue fortalecendo sua posição no setor de óleo e gás.

E Eu Com Isso?A PRIO continua enfrentando pressões sobre seus indicadores de produção, o que mantém o mercado em um ambiente de maior cautela. Atualmente, as ações da companhia são negociadas a aproximadamente 4,5x EV/EBITDA e 5,5x lucro estimado para os próximos 12 meses, múltiplos ainda em linha com a média do setor de óleo e gás.

Essa precificação reflete, em grande medida, as incertezas operacionais recentes, especialmente relacionadas ao campo de Peregrino, além dos riscos inerentes à execução dos projetos em andamento. Ainda assim, a companhia segue avançando de forma disciplinada na implementação de seu plano estratégico de crescimento.

Com base em um EBITDA projetado de 12 bilhões de reais para 2026, entendemos que há espaço para uma reavaliação positiva da tese de investimento, mesmo diante dos desafios operacionais de curto prazo.



DISCLAIMER

A INSIDE RESEARCH LTDA. (“INSIDE”), empresa do Grupo Levante Investimentos (“LEVANTE ”), declara que participou da elaboração do presente relatório de análise e é responsável por sua distribuição exclusivamente nos canais autorizados das empresas do Grupo Levante, tendo como objetivo somente informar os seus clientes com linguagem clara e objetiva, diferenciando dados factuais de interpretações, projeções, estimativas e opiniões, não constituindo oferta de compra ou de venda de nenhum título ou valor mobiliário. Além disso, os dados factuais foram acompanhados da indicação de suas fontes e as projeções e estimativas foram acompanhadas das premissas relevantes e metodologia adotadas. Todas as informações utilizadas neste documento foram redigidas com base em informações públicas, de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não são incertas ou equivocadas no momento de sua publicação, a INSIDE e os seus analistas não respondem pela veracidade das informações do conteúdo, mas sim as companhias de capital aberto que as divulgaram ao público em geral, especialmente perante a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”). As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança. Para maiores informações consulte a Resolução CVM nº 20/2021, e, também, o Código de Conduta da Apimec para o Analista de Valores Mobiliários. Em cumprimento ao artigo 16, II, da referida Resolução CVM nº 20/2021. As decisões de investimentos e estratégias financeiras sempre devem ser realizadas pelo próprio cliente, de preferência, amparado por profissionais ou empresas habilitadas para essa finalidade, uma vez que a INSIDE não exerce esse tipo de atividade. Esse relatório é destinado exclusivamente ao cliente da INSIDE que o contratou. A sua reprodução ou distribuição não autorizada, sob qualquer forma, no todo ou em parte, implicará em sanções cíveis e criminais cabíveis, incluindo a obrigação de reparação de todas as perdas e danos causados, nos termos da Lei nº 9.610/98, além da cobrança de multa não compensatória de 20 (vinte) vezes o valor mensal do serviço pago pelo cliente. Em conformidade com os artigos 20 e 21 da Resolução CVM nº 20/2021, o analista Eduardo Jamil Rahal (inscrito no CNPI sob o nº 8204) declara que (i) é o responsável principal pelo conteúdo do presente relatório de análise; (ii) as recomendações nele contidas refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e que foram elaboradas de forma independente, inclusive com relação à INSIDE.


O post <strong>PRIO (PRIO3) divulga dados operacionais de dezembro com aumento na produção diária</strong> apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/prio-prio3-divulga-dados-operacionais-de-dezembro-com-aumento-na-producao-diaria/feed 0