compass – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br Recomendações, análises e carteiras de investimentos para maiores rentabilidades. Thu, 27 Jan 2022 14:58:53 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.1 https://levanteideias.com.br/wp-content/uploads/2018/02/cropped-avatar_lvnt-32x32.png compass – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br 32 32 Compass pede ao Cade aprovação integral da compra da Gaspetro https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/compass-pede-ao-cade-aprovacao-integral-da-compra-da-gaspetro https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/compass-pede-ao-cade-aprovacao-integral-da-compra-da-gaspetro#respond Thu, 27 Jan 2022 14:58:50 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=36078 A novela da compra da Gaspetro pela Compass, da Cosan (CSAN3), ganhou mais um capítulo. Relembrando os últimos acontecimentos, o CMGN (Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural) e a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) se posicionaram contrariamente a esta aquisição, demonstrando preocupações acerca de uma excessiva concentração… Read More »Compass pede ao Cade aprovação integral da compra da Gaspetro

O post Compass pede ao Cade aprovação integral da compra da Gaspetro apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A novela da compra da Gaspetro pela Compass, da Cosan (CSAN3), ganhou mais um capítulo. Relembrando os últimos acontecimentos, o CMGN (Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural) e a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) se posicionaram contrariamente a esta aquisição, demonstrando preocupações acerca de uma excessiva concentração de mercado por parte da Compass.

Agora nesta semana, a Compass reforçou pedido ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para que a aquisição seja aprovada sem restrições, afirmando que não haveria um poder excessivo após a aquisição.

A Gaspetro é uma holding que possui participações minoritárias em 17 concessionárias de distribuição de gás natural distribuídas pelo país, além do controle da Gas Brasiliano (SP), enquanto a Compass é a controladora da Comgás, maior distribuidora de gás do país, além de ter sido a vencedora, e única ofertante, do leilão da Sulgás.

E Eu Com Isso?

Pelo cenário incerto acerca do desfecho desta operação, outros players do mercado estão reticentes, sendo a Compass a única companhia ativa na abertura do mercado de gás brasileiro. Por isso, a ANP e o CMGN, assim como outros agentes do mercado, estão preocupados com a possível concentração de mercado da Compass após a aquisição.

Enxergamos três possíveis desfechos para a operação: i) a aprovação da aquisição sem restrições; ii) o veto da aquisição e a abertura de novo processo de venda com a companhia sendo “fatiada”; e iii) a aprovação parcial da aquisição com remédios, onde a Compass seria obrigada a vender sua participação em algumas distribuidoras, principalmente onde já possui alguma influência. Vemos a última possibilidade como a mais provável. Porém, provavelmente ainda teremos novos capítulos nesta novela.

Mesmo com restrições, vemos como positiva a compra da Gaspetro, ampliando fortemente a atuação da Compass nesse mercado. A expectativa é que a Compass consiga replicar o modelo de sucesso da Comgás nessas novas companhias, melhorando consideravelmente seus resultados.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: ANP recomenda o veto da compra da Gaspetro pela Cosan.

O post Compass pede ao Cade aprovação integral da compra da Gaspetro apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/compass-pede-ao-cade-aprovacao-integral-da-compra-da-gaspetro/feed 0
ANP recomenda o veto da compra da Gaspetro pela Cosan https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/anp-recomenda-o-veto-da-compra-da-gaspetro-pela-cosan https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/anp-recomenda-o-veto-da-compra-da-gaspetro-pela-cosan#respond Tue, 21 Dec 2021 13:41:47 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=34915 A ANP (Agência Nacional de Petróleo) enviou nota ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) recomendando que o órgão vete a aquisição da Gaspetro pela Compass, da Cosan, e que a Petrobras, controladora da Gaspetro, abra um novo processo para a venda da companhia. A Gaspetro é uma holding que possui participações minoritárias em 17… Read More »ANP recomenda o veto da compra da Gaspetro pela Cosan

O post ANP recomenda o veto da compra da Gaspetro pela Cosan apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A ANP (Agência Nacional de Petróleo) enviou nota ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) recomendando que o órgão vete a aquisição da Gaspetro pela Compass, da Cosan, e que a Petrobras, controladora da Gaspetro, abra um novo processo para a venda da companhia.

A Gaspetro é uma holding que possui participações minoritárias em 17 concessionárias de distribuição de gás natural distribuídas pelo país, além do controle da Gas Brasiliano (SP). A sugestão da ANP é que a Petrobras permita que interessados apresentem ofertas em separado para cada concessionária que a Gaspetro possui participação.

Segundo a ANP, o formato sugerido seria mais propício à competição no setor. Caso o Cade aprove a venda para a Compass, a ANP sugere que pelo menos remédios sejam adotados, visando uma limitação do poder da Compass, que já possui a maior distribuidora de gás do país, a Comgás, e levou recentemente a Sulgás, distribuidora do Rio Grande do Sul.

E Eu Com Isso?

Essa não é a primeira recomendação contrária à venda da Gaspetro para a Compass. Em novembro, o CMGN (Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural) enviou nota técnica ao Cade recomendando que a Compass tenha que vender parte de sua participação nas distribuidoras que a Gaspetro possui participação, após sua aquisição, assim evitando uma excessiva concentração em apenas uma empresa

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Compra da Gaspetro pela Cosan pode ter restrições.

O post ANP recomenda o veto da compra da Gaspetro pela Cosan apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/anp-recomenda-o-veto-da-compra-da-gaspetro-pela-cosan/feed 0
TAG intensifica disputa de novos fornecedores de gás natural https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/tag-intensifica-disputa-de-novos-fornecedores-de-gas-natural https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/tag-intensifica-disputa-de-novos-fornecedores-de-gas-natural#respond Thu, 02 Dec 2021 12:48:51 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=33659 Após sua privatização subsequente aquisição pela Engie (EGIE3), maior geradora privada de energia do Brasil, em 2019, e com aumento da participação da mesma no ativo em 2020, a TAG (Transportadora Associada de Gás) intensifica a disputa no mercado de gás natural no país. Responsável pela malha de gasodutos no Norte e Nordeste, a companhia espera… Read More »TAG intensifica disputa de novos fornecedores de gás natural

O post TAG intensifica disputa de novos fornecedores de gás natural apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Após sua privatização subsequente aquisição pela Engie (EGIE3), maior geradora privada de energia do Brasil, em 2019, e com aumento da participação da mesma no ativo em 2020, a TAG (Transportadora Associada de Gás) intensifica a disputa no mercado de gás natural no país.

Responsável pela malha de gasodutos no Norte e Nordeste, a companhia espera assinar até meados do mês os contratos de transporte que viabilizarão a entrada dos novos fornecedores de gás natural do mercado nordestino no início do ano que vem.

Ao todo, sete grupos de diferentes segmentos tiveram seus pedidos de acesso ao sistema atendidos pela TAG, sendo estes as petroleiras Shell, Galp, Equinor, Petrorecôncavo e Origem Energia, a comercializadora Compass e o cliente livre Proquigel.

A TAG e os carregadores – os responsáveis por contratarem a capacidade dos dutos da mesma – celebrarão os contratos no novo modelo de entrada e saída, que permite que um agente contrate a injeção de gás num ponto da malha e a retirada do volume em outro, sem que haja necessidade de se pagar, cumulativamente, tarifas para cada trecho de gasoduto no percurso feito pela molécula do gás de um ponto a outro. Ao todo, os agentes solicitaram uma capacidade de 11,7 milhões de metros cúbicos diários, incluídos os pedidos de entrada e saída.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para a TAG. Os novos contratos representam um marco para a abertura do mercado de fornecimento de gás para 2022.

Para a transportadora, o movimento significa diversificar sua carteira de clientes, uma vez que, hoje, seus únicos carregadores são a Petrobras e a Proquigel.

Apesar da notícia positiva, esperamos uma reação neutra no preço das ações de Engie (EGIE3), sua controladora, para o curto prazo, uma vez que os benefícios da diversificação só devem ser refletidos na operação da empresa em um horizonte mais longo.

 

 

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Brasil é relevante na estratégia de hidrogênio verde da Engie.

O post TAG intensifica disputa de novos fornecedores de gás natural apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/tag-intensifica-disputa-de-novos-fornecedores-de-gas-natural/feed 0
Compra da Gaspetro pela Cosan pode ter restrições https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/compra-da-gaspetro-pela-cosan-pode-ter-restricoes https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/compra-da-gaspetro-pela-cosan-pode-ter-restricoes#respond Thu, 18 Nov 2021 14:10:40 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=33306 O CMGN (Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural) enviou nota técnica ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) recomendando que a Compass, da Cosan (CSAN3), tenha que vender parte de sua participação nas distribuidoras que a Gaspetro possui participação após sua aquisição. Segundo o CMGN, a Compass deve possuir limites em… Read More »Compra da Gaspetro pela Cosan pode ter restrições

O post Compra da Gaspetro pela Cosan pode ter restrições apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
O CMGN (Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural) enviou nota técnica ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) recomendando que a Compass, da Cosan (CSAN3), tenha que vender parte de sua participação nas distribuidoras que a Gaspetro possui participação após sua aquisição.

Segundo o CMGN, a Compass deve possuir limites em relação à sua participação total no mercado de gás, evitando uma excessiva concentração em apenas uma empresa e possíveis riscos de práticas anticoncorrenciais.

A Compass, da Cosan, já é controladora da Comgás, maior distribuidora de gás do país, atuando no Estado de São Paulo, e está em processo para a aquisição da Gaspetro, da Petrobras (PETR4).

A Gaspetro é uma holding que possui participações minoritárias em 17 concessionárias distribuídas pelo país além do controle da Gas Brasiliano (SP).

Ainda segundo o CMGN, com a aquisição, a Compass passaria a deter influência sobre 76,5% do volume de gás comercializado no Brasil.

A recomendação do Comitê é que a influência máxima que uma companhia possa ter no mercado é de 30%, incluindo nessa conta a Comgás.

E Eu Com Isso?

A recomendação do CMGN pode fazer com que o Cade aplique “remédios” na aquisição da Gaspetro pela Compass, tendo que vender sua participação em diferentes distribuidoras.

Porém, isso já era de certa forma esperado pelo mercado.

Portanto, esperamos um impacto neutro nas ações da Cosan (CSAN3) até que o parecer do Cade seja de fato divulgado.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Compass pode comprar a Gaspetro.

O post Compra da Gaspetro pela Cosan pode ter restrições apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/compra-da-gaspetro-pela-cosan-pode-ter-restricoes/feed 0
Cosan vence leilão e compra a Sulgás https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/cosan-vence-leilao-e-compra-a-sulgas https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/cosan-vence-leilao-e-compra-a-sulgas#respond Mon, 25 Oct 2021 12:58:22 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=32371 A Compass, subsidiária do Grupo Cosan (CSAN3), foi a vencedora do leilão de privatização da Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul). O valor da aquisição será de R$ 928 milhões, sendo este o lance mínimo do leilão. A companhia foi a única a fazer uma oferta pelo ativo. A compra… Read More »Cosan vence leilão e compra a Sulgás

O post Cosan vence leilão e compra a Sulgás apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A Compass, subsidiária do Grupo Cosan (CSAN3), foi a vencedora do leilão de privatização da Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul). O valor da aquisição será de R$ 928 milhões, sendo este o lance mínimo do leilão. A companhia foi a única a fazer uma oferta pelo ativo.

A compra é de 51% do capital da Sulgás, que pertencia ao estado e foi privatizada em leilão realizado pelo governador Eduardo Leite.

Os outros 49% são detidos pela Gaspetro, outra companhia com controle recém adquirido pela Compass (ainda depende da aprovação do Cade). Dessa forma, a Cosan consolida seu controle na empresa gaúcha.

Segundo fato relevante, a conclusão da transação fica sujeita ao cumprimento de determinadas condições, como a aprovação pelos órgãos competentes, homologação do resultado do leilão e adjudicação de seu objeto após a observação do prazo para exercício do direito de preferência de outros acionistas da Sulgás.

E Eu Com Isso?

Vemos a aquisição da Sulgás como positiva para a Cosan, adicionando mais um importante ativo em seu portfólio. A distribuidora de gás natural gaúcha possui atualmente mais de 68 mil clientes em 42 municípios, contando com a exclusividade na distribuição de gás até 2044 pelo modelo de concessão.

Esperamos um impacto marginalmente positivo nas ações da Cosan (CSAN3) no curto prazo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Fundo da Cosan amplia portfólio.

O post Cosan vence leilão e compra a Sulgás apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/cosan-vence-leilao-e-compra-a-sulgas/feed 0
Bradesco investe na Compass https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/bradesco-investe-na-compass https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/bradesco-investe-na-compass#respond Mon, 06 Sep 2021 13:50:28 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=30713 Segundo notícias veiculadas na mídia, a Compass, holding de negócios de gás da Cosan (CSAN3), deve receber um aporte de R$ 1,44 bilhão liderado pelo Bradesco. O banco investirá cerca de 800 milhões para deter 4% da companhia, enquanto o restante do montante será aportado pela Brasil Capital, Prisma Capital e Núcleo Capital. A nova… Read More »Bradesco investe na Compass

O post Bradesco investe na Compass apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Segundo notícias veiculadas na mídia, a Compass, holding de negócios de gás da Cosan (CSAN3), deve receber um aporte de R$ 1,44 bilhão liderado pelo Bradesco.

O banco investirá cerca de 800 milhões para deter 4% da companhia, enquanto o restante do montante será aportado pela Brasil Capital, Prisma Capital e Núcleo Capital.

A nova rodada de aportes se dará no mesmo valuation da última rodada ocorrida em maio, quando a Atmos Capital, uma das maiores gestoras de fundos de ações do mercado, investiu R$ 810 milhões na Compass, avaliando a empresa em cerca de R$ 16,5 bilhões.

A Compass é uma das maiores companhias do setor de gás natural, englobando operações de infraestrutura, distribuição e trading de energia.

Além disso, conta com a maior companhia de gás canalizado do Brasil em seu portfólio, a Comgás (CGAS5), empresa que atende mais de 2,1 milhões de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo.

E Eu Com Isso?

Após uma tentativa frustrada de IPO em 2020, a Cosan resolveu capitalizar a Compass através de investimentos privados, levantando R$ 2,25 bilhões ao mesmo tempo que ancora seu valuation para um possível IPO no futuro e mantém o controle da companhia com 88% de suas ações.

Com esse dinheiro, a empresa irá adquirir a Gaspetro, holding com participação em 19 distribuidoras de gás que exploram com exclusividade os serviços locais de rede de abastecimento em diversos estados brasileiros.

A Compass assinou contrato para a aquisição de 51% da Gaspetro por R$ 2,03 bilhões, operação que ainda depende do aval do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Com a aquisição, a Compass poderá implementar e replicar o modelo de excelência operacional da Comgás em outras geografias e aproveitar do excesso de oferta de gás natural, ainda podendo investir na modernização e expansão da malha de gasodutos nos territórios atuantes, visto que as controladas da Gaspetro nunca tiveram uma capacidade de investimento relevante.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultados do Bradesco (BBDC4) do 2T21.

O post Bradesco investe na Compass apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/bradesco-investe-na-compass/feed 0
Cosan (CSAN3) é favorita para adquirir a Sulgás https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/cosan-csan3-e-favorita-para-adquirir-a-sulgas https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/cosan-csan3-e-favorita-para-adquirir-a-sulgas#respond Fri, 27 Aug 2021 16:00:08 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=30395 A Cosan (CSAN3), holding dona da Compass, é considerada a favorita para a compra da Sulgás, companhia responsável pela comercialização e distribuição de gás natural canalizado no estado do Rio Grande do Sul. A empresa faz parte do programa de desestatização do governo Eduardo Leite. Além da Cosan, outros três grupos avaliam a compra e… Read More »Cosan (CSAN3) é favorita para adquirir a Sulgás

O post Cosan (CSAN3) é favorita para adquirir a Sulgás apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A Cosan (CSAN3), holding dona da Compass, é considerada a favorita para a compra da Sulgás, companhia responsável pela comercialização e distribuição de gás natural canalizado no estado do Rio Grande do Sul.

A empresa faz parte do programa de desestatização do governo Eduardo Leite. Além da Cosan, outros três grupos avaliam a compra e devem participar do certame, agendado para o dia 22 de outubro na B3, em São Paulo.

A Sulgás atende atualmente cerca de 67 mil clientes em 42 municípios, contando com uma rede de distribuição de 1.340 km, sendo um de seus acionistas a Gaspetro, companhia adquirida recentemente pela Cosan.

Ademais, o valor mínimo da proposta foi estipulado em R$ 927,7 milhões, com a entrega dos envelopes programada para o dia 18 de outubro.

O programa de desestatização do governo estadual ainda pode gerar oportunidades para outros players com a venda da geradora de energia CEEE-G e a Corsan, empresa de saneamento do estado.

Previamente, o estado já privatizou a distribuidora CEEE-D, arrematada pela Equatorial Energia (EQTL3) e a transmissora CEEE-T, adquirida pela CPFL (CPFE3).

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para a Cosan, que já conta em seu portfólio com a Compass, dona da Comgás, maior companhia de gás encanado do Brasil, além de ter adquirido recentemente a Gaspetro em operação de R$ 2,03 bilhões, ainda sob avaliação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Com a aquisição, a companhia busca expandir o portfólio da Compass para um novo estado, o Rio Grande do Sul.

Confirmada a aquisição, a expectativa é que a companhia consiga reduzir custos e ineficiências da Sulgás, comuns em empresas estatais, melhorando seus resultados e gerando mais valor a seus acionistas.

Por fim, a empresa já possui expertise para isso e um modelo de negócios provado, visto que possui a líder Comgás, uma das companhias mais eficientes do setor.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Cosan compra porto e entra na mineração.

O post Cosan (CSAN3) é favorita para adquirir a Sulgás apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/cosan-csan3-e-favorita-para-adquirir-a-sulgas/feed 0
Copel vai vender Compagas https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/copel-vai-vender-compagas https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/copel-vai-vender-compagas#respond Mon, 02 Aug 2021 12:39:47 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=29275 Dois eventos ocorridos recentemente parecem ter, enfim, destravado o processo de privatização da Compagas, distribuidora de gás canalizado controlada pela Copel (CPLE6), tendo também como acionista a Mitsui e a Gaspetro. O primeiro evento foi o acordo entre Compass e Petrobras, que definiu um futuro para a Gaspetro. O segundo foi a apresentação, pelo governo… Read More »Copel vai vender Compagas

O post Copel vai vender Compagas apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Dois eventos ocorridos recentemente parecem ter, enfim, destravado o processo de privatização da Compagas, distribuidora de gás canalizado controlada pela Copel (CPLE6), tendo também como acionista a Mitsui e a Gaspetro.

O primeiro evento foi o acordo entre Compass e Petrobras, que definiu um futuro para a Gaspetro. O segundo foi a apresentação, pelo governo paranaense, dos termos para renovação da concessão da distribuidora de gás, que se encerra em 2024.

De fato, foi realizada na última semana de julho uma consulta pública, aberta pelo governo paranaense, para discutir as condições da renovação da concessão da distribuidora Compagas por mais 30 anos.

Elas preveem investimentos de R$ 3,36 bilhões para expansão da base de clientes da Compagas ao longo do novo contrato, com a obrigatoriedade de ampliação geográfica de seus serviços.

Em declarações, o presidente da Copel, Daniel Slaviero, afirmou prever que o contrato de renovação seja assinado até o fim de setembro para, em seguida, ser iniciado o processo de venda do controle da distribuidora, estimando concluir a operação no primeiro semestre de 2022.

A Compagas atualmente atende 49,3 mil clientes em 16 municípios do Paraná, fornecendo gás para os setores residencial, industrial e comercial. A companhia também é responsável pelo fornecimento da usina termelétrica Araucária (UEGA), da Copel.

Em 2020, atingiu a média anual de 1,5 milhão de metros cúbicos por dia de gás distribuído, 8% acima do realizado em 2019.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para a Copel, uma vez que, sanados os principais entraves do processo, se vê com o caminho livre para avançar com o plano de privatização da Compagas e continuar seguindo seu plano de desinvestimentos de negócios não estratégicos.

Dessa forma, esperamos um impacto positivo no preço das ações da Copel (CPLE6) para o curto prazo.

Do lado societário, a companhia precisará decidir se exerce ou não o direito de preferência para compra da fatia de 24,5% da Gaspetro na distribuidora – tendo essa opção sido viabilizada após a Petrobras ter fechado, ao final de julho, o acordo para a venda de sua fatia de 51% na holding para a Compass (Cosan).

O negócio ainda precisa ser aprovado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e está estimado em R$ 2 bilhões.

A Copel vem preparando a venda de seus ativos não estratégicos de modo a acelerar seu processo de desalavancagem, atualmente em 1,2 vezes, processo que vem sendo visto com bons olhos pelo mercado.

Além disso, ela vem estudando uma possível extensão de suas concessões hidrelétricas, algo que pode ser positivo em sua operação.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Copel (CPLE6): Resultado do 4T20.

O post Copel vai vender Compagas apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/copel-vai-vender-compagas/feed 0
Ibovespa em alta com otimismo externo https://levanteideias.com.br/artigos/ibovespa-em-alta-com-otimismo-externo https://levanteideias.com.br/artigos/ibovespa-em-alta-com-otimismo-externo#respond Thu, 24 Jun 2021 22:21:11 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=26893 No mercado local, o Ibovespa operou o dia em alta, encerrando o pregão avançando em 0,85%. A alta acompanhou o otimismo do mercado externo, após a notícia de que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a um acordo sobre seu plano de investimento em infraestrutura com grupo de senadores. Nesse contexto, o S&P… Read More »Ibovespa em alta com otimismo externo

O post Ibovespa em alta com otimismo externo apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
No mercado local, o Ibovespa operou o dia em alta, encerrando o pregão avançando em 0,85%.

A alta acompanhou o otimismo do mercado externo, após a notícia de que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a um acordo sobre seu plano de investimento em infraestrutura com grupo de senadores.

Nesse contexto, o S&P 500 encerrou o pregão avançando em 0,62% e Dow Jones avançando em 1,04%.

Do lado das commodities, o petróleo Brent segue a tendência positiva de ontem, avançando 0,35%, cotado a USD 75 o barril.

Os contratos futuros de minério de ferro fecharam o dia em alta na bolsa de Dalian, com variação de 1,4%.

A alta se deu após a notícia do acordo sobre o plano de infraestrutura do governo do presidente Biden, que vai demandar minério.

Além disso, o dólar terminou o dia em queda de 1,11%, cotado a R$ 4,91.

O movimento se deu após a divulgação do relatório do Bacen, na qual ele aumentou a sua previsão para o superávit em conta corrente de US$ 2 bilhões para US$ 3 bilhões.

Maiores altas e baixas do dia (24/06)

Nas maiores altas do dia, o destaque fica para JHSF, com alta de 6,23%.

As ações da companhia dispararam após a mesma obter autorização para operar voos internacionais no aeroporto em São Paulo.

Destaque também pra Magalu, com alta de 5,20%. A companhia continua o movimento positivo após o anúncio na segunda-feira, dia 21, da aquisição de uma plataforma de entrega de refeições por aplicativo.

Nas maiores baixas, destaque para Banco Inter, com queda de 3,45%, e Locaweb, com queda de 2,45%.

A ação vencedora da nossa enquete do dia foi Cosan, que apresentou alta de 2,23%.

As ações da companhia reagiram muito bem com a notícia de que a Compass, sua subsidiária, é a favorita para adquirir os 51% da Gaspetro, da Petrobras.

Os outros 49% da Gaspetro pertencem à japonesa Mitsui, que possui direito de preferência pelos ativos, mas não deve exercê-lo.

Fechamento do mercado

Veja abaixo os principais números do fechamento de hoje:

Ibovespa +0,85% 129.514 pontos
Dólar -1,17% R$ 4,91
Euro -1,08% R$ 5,85
Bitcoin +3,27% R$ 172.194,62
Ação que mais subiu: JHSF3 +6,23%
Ação que mais desceu: BIDI11 -3,45%

Para saber tudo sobre o que movimentou os mercados nesta quinta-feira, 24, com as informações acima e mais, veja o nosso último vídeo do nosso canal no Youtube, com a Analista Nelly Colnaghi:

O post Ibovespa em alta com otimismo externo apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/ibovespa-em-alta-com-otimismo-externo/feed 0
Compass pode comprar a Gaspetro https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/compass-csan3-pode-comprar-a-gaspetro https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/compass-csan3-pode-comprar-a-gaspetro#respond Thu, 24 Jun 2021 12:47:19 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=26799 A venda de 51% da Gaspetro pela Petrobras (PETR3/PETR4) está prevista no acordo firmado em 2019 entre a Petrobras e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). No acordo a companhia se comprometeu a deixar o mercado de distribuição de gás natural e no Programa de Desinvestimentos previsto no Plano de Negócios e Gestão 2015-2019… Read More »Compass pode comprar a Gaspetro

O post Compass pode comprar a Gaspetro apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A venda de 51% da Gaspetro pela Petrobras (PETR3/PETR4) está prevista no acordo firmado em 2019 entre a Petrobras e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

No acordo a companhia se comprometeu a deixar o mercado de distribuição de gás natural e no Programa de Desinvestimentos previsto no Plano de Negócios e Gestão 2015-2019 da Petrobras. A favorita para levar o ativo é a Compass, da Cosan (CSAN3).

A Compass é uma das maiores companhias do setor de gás natural, englobando operações de infraestrutura, distribuição e trading de energia.

Além disso, conta com a maior companhia de gás canalizado do Brasil em seu portfólio, a Comgás (CGAS5), empresa que atende mais de 2,1 milhões de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo.

No fim do mês passado, a empresa recebeu um investimento de R$ 810 milhões da Atmos Capital, por 5% da companhia, o que reforçou seu poder de negociação na compra da Gaspetro, além de ancorar o valor de mercado da Compass em cerca de R$ 16 bilhões.

A companhia pretendia realizar seu IPO no segundo semestre de 2020, porém acabou cancelando a oferta pelo ambiente desfavorável.

E Eu Com Isso?

Segundo fontes, a oferta feita pela Compass para comprar os 51% de participação na Gaspetro pertencentes à Petrobras foi de cerca de R$ 2 bilhões e não há outro concorrente de peso.

Os outros 49% da Gaspetro pertencem à japonesa Mitsui, que possui direito de preferência pelos ativos, mas não deve exercê-lo.

Ela chegou a contratar uma assessoria financeira para a venda da sua participação no fim do ano passado, mas voltou atrás.

A aquisição é positiva para a Compass e esperamos um impacto positivo nas ações da holding Cosan (CSAN3) no curto prazo, visto que a Gaspetro possui atualmente participações em 19 distribuidoras de gás que exploram com exclusividade os serviços locais de distribuição de gás canalizado em diversos estados do Brasil atendendo 529 mil clientes.

A oferta de R$ 2 bilhões avalia a empresa com um múltiplo Preço/Lucro de 5,9 vezes, já que o lucro contábil da Gaspetro foi de R$ 340 milhões em 2020.

O PL da Compass é de 18 vezes, o que comprova a boa transação por parte da Compass.

Com a aquisição, a Compass poderá implementar e replicar o modelo de excelência operacional da Comgás em outras geografias e aproveitar do excesso de oferta de gás natural (hoje reinjetado no solo em larga escala por falta de demanda e estrutura de distribuição).

A Compass tem muito a ganhar, visto que as controladas da Gaspetro nunca tiveram capacidade de investimento na modernização e expansão da malha de gasodutos nos territórios atuantes.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Cosan: Compass recebe aporte da Atmos.

O post Compass pode comprar a Gaspetro apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/compass-csan3-pode-comprar-a-gaspetro/feed 0