Baleia Rossi – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br Recomendações, análises e carteiras de investimentos para maiores rentabilidades. Mon, 07 Jun 2021 13:54:41 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.1 https://levanteideias.com.br/wp-content/uploads/2018/02/cropped-avatar_lvnt-32x32.png Baleia Rossi – Levante Ideias de Investimentos https://levanteideias.com.br 32 32 MDB de olho em 2022 https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/mdb-de-olho-em-2022 https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/mdb-de-olho-em-2022#respond Mon, 07 Jun 2021 13:54:38 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=25500 Por muitos anos considerado o partido-pivô da política brasileira, atualmente o MDB divide seu protagonismo e base de apoio com outros diversos partidos que compõem o Centrão. O partido deixou de ser determinante para que um governo tivesse maioria no Congresso, à medida que a fragmentação partidária aumentou nesses últimos 20 anos e outras forças… Read More »MDB de olho em 2022

O post MDB de olho em 2022 apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Por muitos anos considerado o partido-pivô da política brasileira, atualmente o MDB divide seu protagonismo e base de apoio com outros diversos partidos que compõem o Centrão.

O partido deixou de ser determinante para que um governo tivesse maioria no Congresso, à medida que a fragmentação partidária aumentou nesses últimos 20 anos e outras forças políticas surgiram.

Nesse contexto, em 2021, o MDB é um partido que comporta majoritariamente deputados e senadores de centro, alguns lulistas e, também, alguns bolsonaristas.

Naturalmente, de olho nas eleições de 2022, a sigla começou a discutir internamente qual será seu posicionamento diante de um cenário polarizado entre o atual presidente e o ex-presidente, agora elegível.

O presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi (MDB-SP), lidera um movimento para lançar uma candidatura própria à sucessão presidencial.

Não há, ainda, nomes na mesa, mas a ideia é atrair alguém com relevância em Brasília a partir de um projeto de desenvolvimento – o “Ponto de equilíbrio” – que será lançado pelo próprio MDB ainda este ano.

Fazendo jus ao nome do projeto, tudo indica que a tradicional legenda da política brasileira disputará o “vácuo” criado no centro político, na tentativa de fazer frente às outras duas grandes candidaturas de 2022.

Há, contudo, um problema de pulverização: o PDT, o PSDB, o DEM e o Novo já oficializaram ou uma pré-candidatura ou, ao menos, a intenção de entrar na corrida presidencial do ano que vem.

E Eu Com Isso?

Mais uma sigla sinaliza que gostaria de encabeçar a terceira via para as eleições de 2022. Na prática, isso deixa ainda mais difícil a possibilidade de um segundo turno sem Lula ou Bolsonaro – dois candidatos com sólida base eleitoral.

O grande paradoxo da terceira via consiste em, justamente, unificar todas as forças do centro político dentro de apenas uma candidatura.

Por um lado, isso viabilizaria uma concentração maior de votos, mas, por outro, a tendência é de espólio para candidaturas de Lula e Bolsonaro, uma vez que o centro político não é uma massa homogênea, mas sim um grupo de candidatos de diferentes posições no espectro político e cujas propostas buscam uma alternativa ao lulismo e bolsonarismo.

Para os mais atentos às eleições de 2022, é sempre interessante acompanhar os movimentos de partidos em busca de pré-candidaturas – afinal, nem todas as intenções de concorrer à presidência resistem até ao pleito. Por enquanto, porém, o mercado ainda não tem colocado as eleições no radar. Fique atento aos novos desdobramentos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Bolsonaro encurralado entre duas forças políticas.

O post MDB de olho em 2022 apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/mdb-de-olho-em-2022/feed 0
Vitória do governo no Congresso https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/vitoria-do-governo-no-congresso https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/vitoria-do-governo-no-congresso#respond Tue, 02 Feb 2021 13:54:18 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20536 As eleições legislativas de 2021 foram uma vitória com V maiúsculo da articulação política do governo federal. Os dois candidatos apoiados por Bolsonaro, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Arthur Lira (PP-AL) venceram os pleitos já no primeiro turno e tornaram-se, respectivamente, presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados para o próximo biênio. (2021-2022). Na… Read More »Vitória do governo no Congresso

O post Vitória do governo no Congresso apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
As eleições legislativas de 2021 foram uma vitória com V maiúsculo da articulação política do governo federal. Os dois candidatos apoiados por Bolsonaro, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Arthur Lira (PP-AL) venceram os pleitos já no primeiro turno e tornaram-se, respectivamente, presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados para o próximo biênio. (2021-2022).

Na votação entre senadores, que começou à tarde, o clima foi bastante tranquilo – longe do que ocorreu em 2019, para quem se recorda – e todas as candidaturas avulsas foram retiradas, restando apenas os nomes de Rodrigo Pacheco e Simone Tebet (MDB-MS). Feita a votação, o favoritismo do mineiro se confirmou: dos 78 senadores presentes, 57 escolheram Pacheco e 21 votaram em Tebet, elegendo, assim, o democrata em primeiro turno.

Já na Câmara, o processo começou no início da noite e, até pelo maior número de candidatos, demorou mais. Os ânimos estavam mais exaltados devido aos recentes acontecimentos entre partidos e desentendimentos entre Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Lira em reunião no dia anterior ao pleito. Ao cabo, Lira recebeu 302 votos e Baleia Rossi, o segundo colocado, teve apenas 145. Sem sombra de dúvidas – por conta de o voto ser secreto – pesaram as dissidências em partidos que apoiavam oficialmente Baleia Rossi, como PSDB, PSB, PDT e até mesmo PT e MDB. Na conta oficial, contando com todos os deputados do bloco, Baleia daria 210 votos.

Uma vez eleito, Arthur Lira já tratou de anular a eleição dos demais integrantes da Mesa Diretora da Câmara, alegando que o bloco aliado de Baleia Rossi teria descumprido o horário limite para registro oficial e, portanto, não teria direito às cadeiras. Partidos aliados do MDB alegaram que o sistema interno da Câmara apresentou defeito e Maia, ainda presidente, acabou deferindo o pedido. Com a anulação, Lira terá direito a cinco das seis vagas da Mesa Diretora, mas as siglas de oposição devem recorrer ao Supremo Tribunal Federal para reverter o ato.

O governo agora tem dois nomes governistas no comando do Congresso Nacional, fato que deve modificar as relações entre Legislativo e Executivo nestes próximos dois anos, mas também significar um aumento de custos de coalizão – emendas parlamentares, cargos de primeiro e segundo escalão, entre outras demandas de sua base aliada.

E Eu Com Isso?

A expectativa construída em torno da vitória de ambos os candidatos do governo é de que ficaria mais fácil avançar com as reformas econômicas, colocadas de molho durante praticamente todo o ano de 2020. Por isso, os mercados devem reagir positivamente ao resultado.

O processo eleitoral e o resultado também colocam um ponto final nas discussões sobre o funcionamento do presidencialismo de coalizão no Brasil, nome dado ao conjunto de características do nosso regime político, que nunca saiu de cena e continua ditando as regras do jogo.

A realidade é que ter dois presidentes governistas tem suas vantagens, mas também seus custos, sendo o Planalto agora diretamente responsável – e não podendo usufruir de qualquer bode expiatório – pela agenda no Congresso. Ao mesmo tempo que investidores enxergam um horizonte com menos atrito entre os Poderes, também devem esperar por mais entrega em termos fiscais. No nosso diagnóstico, o resultado pouco muda a dinâmica de preservação das contas públicas dentro das regras fiscais, mas com o processo de reformas lento, porém contínuo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: Maia e o impeachment.

O post Vitória do governo no Congresso apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/vitoria-do-governo-no-congresso/feed 0
Maia e o impeachment https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/maia-e-o-impeachment https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/maia-e-o-impeachment#respond Mon, 01 Feb 2021 13:16:53 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20502 Uma das máximas na política é a de não estar do lado perdedor. Durante o fim de semana, a Executiva do DEM, liderada pelo presidente da sigla, ACM Neto (BA), decidiu por desembarcar do bloco de apoio ao candidato à presidência da Câmara pelo MDB, Baleia Rossi (SP). Apadrinhado de Rodrigo Maia (DEM-RJ), a candidatura… Read More »Maia e o impeachment

O post Maia e o impeachment apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Uma das máximas na política é a de não estar do lado perdedor. Durante o fim de semana, a Executiva do DEM, liderada pelo presidente da sigla, ACM Neto (BA), decidiu por desembarcar do bloco de apoio ao candidato à presidência da Câmara pelo MDB, Baleia Rossi (SP). Apadrinhado de Rodrigo Maia (DEM-RJ), a candidatura de Rossi tem sido fortemente desidratada nas últimas semanas e, nesse momento, a vitória de seu adversário, Arthur Lira (PP-AL), é praticamente certa.

A eleição que vai escolher a nova cúpula na Câmara e no Senado ocorre nesta segunda-feira (1º) e a decisão de última hora do DEM provocou a fúria de Rodrigo Maia, que estava reunido com dirigentes e líderes de partidos de oposição. Seguindo o movimento da sigla, o Solidariedade e o PSDB também devem desembarcar do bloco de Rossi no último instante.

Maia deixa a presidência da Câmara nesta segunda e tem, sob sua responsabilidade, 64 pedidos de afastamento do presidente da República. Irritado, o democrata disse que poderia sair da sigla e pautar a abertura do impeachment, inclusive com a oposição o apoiando e incentivando a abertura de mais de um processo. Pela legislação, cabe ao presidente da Câmara decidir se há elementos jurídicos para dar sequência à tramitação de um impeachment. Em seguida, ele precisa ser autorizado por, pelo menos, dois terços (342) dos deputados.

Ao mesmo tempo, porém, interlocutores do DEM afirmam que o gesto de Rodrigo Maia foi um “desabafo” e que o deputado perderia toda a credibilidade caso optasse pelo caminho de enfrentamento ao governo. Ainda há dúvidas sobre a validade desse processo no último dia de mandato, uma vez que se argumenta que, no dia das eleições, a sessão da Câmara e do Senado é apenas preparatória, e não ordinária, não cabendo qualquer tema alheio ao pleito.

E Eu Com Isso?

Maia sai derrotado ao não conseguir emplacar uma candidatura competitiva com o seu sucessor, Baleia Rossi (MDB-SP). Nesse contexto, é esperado que o atual presidente da Câmara adote uma postura mais combativa, ainda mais após a aproximação de Rossi com os partidos de oposição – movimento intermediado por Maia.

No entanto, não deve haver condições políticas suficientes para que Maia vá adiante com um processo de impeachment e, dificilmente, nesse momento ele seria autorizado por maioria qualificada na Câmara. Politicamente, seria um gesto desfavorável até para o próprio Maia.

Sendo assim, o caminho está livre para que Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) sejam eleitos, respectivamente, presidentes da Câmara e do Senado Federal na votação que ocorre nesta segunda. O mercado deve reagir positivamente caso se confirme que Maia não irá prosseguir com o impeachment, já que essa possibilidade deixa os investidores mais tensos neste pregão.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: Eleições legislativas: números e tendências | Política sem Aspas.

O post Maia e o impeachment apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/maia-e-o-impeachment/feed 0
Eleições legislativas: números e tendências | Política sem Aspas https://levanteideias.com.br/politica-sem-aspas/eleicoes-legislativas-numeros-e-tendencias https://levanteideias.com.br/politica-sem-aspas/eleicoes-legislativas-numeros-e-tendencias#respond Fri, 29 Jan 2021 23:00:00 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20480 Na próxima segunda-feira (01/02), deputados e senadores vão se reunir nas suas respectivas Casas Legislativas para eleger os dois próximos presidentes do Legislativo, para comandar a Câmara dos Deputados e o Senado Federal até o fim do mandato de Bolsonaro. Desde meados de outubro do ano passado, em meio às eleições municipais de 2020, parlamentares… Read More »Eleições legislativas: números e tendências | Política sem Aspas

O post Eleições legislativas: números e tendências | Política sem Aspas apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Na próxima segunda-feira (01/02), deputados e senadores vão se reunir nas suas respectivas Casas Legislativas para eleger os dois próximos presidentes do Legislativo, para comandar a Câmara dos Deputados e o Senado Federal até o fim do mandato de Bolsonaro.

Desde meados de outubro do ano passado, em meio às eleições municipais de 2020, parlamentares começaram a se organizar para o pleito marcado para o início de fevereiro deste ano. Nessa linha, pouco avançou no Congresso em termos de matéria legislativa no último trimestre. Contudo, muito mudou desde outubro e, evidentemente, novas tendências se formaram e alguns números tiveram de ser atualizados.

Lembro vocês que, à época, participei do podcast Fora da Caixa para falar sobre as eleições americanas (tema em alta naquele momento) e aproveitei a abertura para dar meus “pitacos” acerca das eleições legislativas por aqui. Apontei que Baleia Rossi (MDB-SP) sairia vencedor na disputa da Câmara e que Davi Alcolumbre (DEM-AP) se reelegeria. No caso do Senado, o Supremo Tribunal Federal (STF) frustrou minhas (e de muitos outros analistas, já que isso era quase unânime) projeções ao impedir a possibilidade de recondução de Alcolumbre ao cargo. No caso da Câmara, Baleia Rossi nem mesmo era concorrente à cadeira presidencial – nesse caso, tive a felicidade de antecipar sua candidatura contra Arthur Lira (PP-AL).

Para quem quiser entender um pouco mais sobre o processo eleitoral nas Casas Legislativas, escrevi sobre tal e de maneira mais aprofundada em uma coluna no fim de novembro do ano passado. No início de dezembro, com a decisão do STF, revisitei a conjuntura política – para quem interessar, também vale a leitura, com destaque para como o jogo político é fluído e como tudo muda em questão de dias.

Ademais, as tendências de janeiro, às vésperas da eleição, também estão distantes das tendências observadas na virada do ano, e os números corroboram para explicar quem, hoje, é o favorito da Câmara e o do Senado Federal.

Primeiro, vamos à narrativa: com o apoio de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e, supostamente, do bloco MDB/DEM/PSDB (independente), Baleia Rossi (MDB-SP) saiu para negociar com a oposição, considerada essencial para atingir a marca de maioria absoluta na eleição (257 deputados). Ao mesmo tempo, Arthur Lira (PP-AL) construiu sua candidatura em torno do apoio do Executivo e do Centrão, bloco do qual é líder já há algum tempo.

Das duas estratégias, a mais bem-sucedida foi a do candidato do governo, que conseguiu se aproveitar da participação ativa dos articuladores políticos do Planalto para “desidratar” o apoio de siglas como DEM, PSL e PSDB ao seu adversário. Nesse contexto, Baleia Rossi esqueceu de fazer a lição de casa – garantir que todos os deputados, cujos partidos oficialmente declararam apoio a ele, cumprissem com a palavra. Afinal, o grande “X” da questão é que, nas eleições para as Casas Legislativas, o voto é secreto, podendo haver dissidências.

Quer receber diariamente as notícias que impactam seus investimentos? Então, inscreva-se agora gratuitamente em nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’ e fique por dentro do que há de mais importante no mercado!

Clique aqui e saiba mais!

Inevitavelmente, Lira ganhou espaço. No dia 21 de janeiro, no Diário Oficial da Câmara dos Deputados, o PSL, por meio de nota encabeçada pelo bolsonarista e deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), reuniu assinaturas suficientes para que a legenda fosse incorporada à bancada formada por Lira. A partir daí, o deputado alagoano já adquiriu vantagem numérica em relação ao seu adversário, Baleia Rossi, e outros parlamentares começaram a repensar seus posicionamentos para a eleição. Importante nota: principalmente na política, ninguém quer estar do lado perdedor.

O processo de “desidratação” é tão intenso e repentino que, hoje, já se discute a possibilidade de Lira vencer o pleito já no primeiro turno (caso o deputado alcance mais de 257 votos). Segundo nossas contas, esse é um cenário possível, mas não configura a possibilidade mais provável. A tendência é de um segundo turno, com Lira perdendo a oportunidade de liquidar a disputa já no primeiro turno por poucos votos.

Com base nessa premissa, e supondo que todos os deputados irão votar – o que é praticamente impossível, porém, torna a análise mais sólida para entender os apoios de cada partido e deputado –, o placar final projetado é de vitória de Arthur Lira, com 295 votos em segundo turno, contra 218 votos para Baleia Rossi. Isso, porque é possível observar grandes chances de dissidência em partidos com alto número de deputados (PSB, PSDB, DEM), que compõem os supostos votos de Baleia Rossi. No gráfico abaixo, é possível entender, em dois eixos, como estão os apoios e quais siglas vêm enfrentando “rachas”:

Siglas e Apoios - PsA

Baseamos nossa projeção, além da análise de apoios e de votos por partidos e deputados, nas seguintes variáveis relevantes: a) “racha” no DEM, partido de Rodrigo Maia, como retaliação pela escolha de Rossi em detrimento do deputado Elmar Nascimento (BA); b) auxílio político do Planalto por meio de liberação de R$ 3 bilhões em recursos extraorçamentários (similar ao mecanismo de emenda parlamentar) para um grupo de 285 deputados e senadores, assim como as negociação de cargos no primeiro e segundo escalão do Executivo Federal; e c) a histórica união de parlamentares do Nordeste para privilegiar políticos da sua região, lembrando que Lira é deputado pelo estado de Alagoas.

Já no Senado, desde a impossibilidade de Alcolumbre concorrer em 2021, a tendência era de que o atual presidente e o governo federal chegassem a um nome consensual para o comando. O nome escolhido foi o de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), inicialmente com ressalvas, mas que se consolidou ao longo das últimas semanas e teve até o apoio de partidos de oposição. Os outros candidatos são: Simone Tebet (MDB-MS), Major Olímpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO).

Desse grupo, o único nome com chances reais, porém, remotas, é o da emedebista. Ainda assim, o próprio partido abandonou o apoio – mais uma vez, com receio de estar do lado perdedor ao final da disputa. No caso do Senado, não há necessidade de projeções, uma vez que a vitória de Pacheco é praticamente certa. Deve haver uma proporcionalidade de cerca de ¾ dos votos para o candidato do DEM e de ¼ para Simone Tebet, com definição já no primeiro turno de votação.

 Para finalizar, é importante notar que, independentemente do desfecho, o mercado não deve sofrer com grandes realizações, à medida que não há no páreo nenhum candidato “contrarreformista”. Com os novos presidentes definidos, a partir daí, espera-se sinalizações sobre a continuidade e a retomada célere do processo de reformas econômicas.

Quer aprofundar mais seus conhecimentos em assuntos como mercado e política? Então leia minha última coluna: 2021: navegar é preciso | Política sem Aspas.

O post Eleições legislativas: números e tendências | Política sem Aspas apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/politica-sem-aspas/eleicoes-legislativas-numeros-e-tendencias/feed 0
Reforma administrativa no 1T21 https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/reforma-administrativa-no-1t21 https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/reforma-administrativa-no-1t21#respond Thu, 28 Jan 2021 13:29:06 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20420 Candidato do PP ao comando da Câmara apoiado pelo Executivo e líder do Centrão, o deputado federal Arthur Lira (AL), afirmou nesta quarta-feira (27) que, se for eleito, pretende votar a reforma administrativa do governo já no primeiro trimestre de 2021. Lira trouxe à tona o projeto como também como forma de sinalizar para o… Read More »Reforma administrativa no 1T21

O post Reforma administrativa no 1T21 apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Candidato do PP ao comando da Câmara apoiado pelo Executivo e líder do Centrão, o deputado federal Arthur Lira (AL), afirmou nesta quarta-feira (27) que, se for eleito, pretende votar a reforma administrativa do governo já no primeiro trimestre de 2021.

Lira trouxe à tona o projeto como também como forma de sinalizar para o mercado seu compromisso com reformas econômicas e afirmou que “o Brasil precisa dar sinais claros de respeito ao teto”. O período para entrega, contudo, é bastante curto, uma vez que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) teria de tramitar em apenas dois meses para que a reforma fosse aprovada já neste primeiro trimestre. Para comparar, a reforma da Previdência, que foi aprovada em 2019, demorou sete meses para concluir sua tramitação apenas na Câmara dos Deputados.

O candidato do PP pretende também modificar o regimento interno da Casa para que seja possível efetuar votações de maneira mais ágil. Segundo ele, seria possível diminuir a possibilidade de obstrução de partidos com as sessões acabando mais cedo – “para que acabe com a liturgia de que todo projeto polêmico é votado na calada da noite porque enfrenta obstrução”.

Por outro lado, Lira disse que a reforma tributária é importante, mas criticou a falta de parecer do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) – que é aliado de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e de Baleia Rossi (MDB-SP) – após os debates de 2020. O candidato à presidência da Câmara também não deu prazo para a aprovação dessa pauta, dando a entender que ela ficaria em segundo plano.

E Eu Com Isso?

Nas entrelinhas, é clara a jogada política de Lira ao privilegiar a reforma administrativa em detrimento da reforma tributária – notadamente, a PEC 45/2019, cuja autoria é de Baleia Rossi, seu adversário na Câmara.

Ao mesmo tempo, o deputado do Centrão acena para os mercados e deputados ligados ao sistema financeiro por meio do compromisso com as reformas, tentando descolar a imagem de Baleia Rossi do reformismo. Vale lembrar que Rodrigo Maia foi um dos grandes defensores de mudanças estruturais na economia brasileira nesses últimos anos.

Evidentemente, ainda que seja inserida em um contexto de disputa política, a fala de Lira é positiva para os mercados, em que pese também que o projeto de reforma administrativa ainda precisa ser mais bem lapidado. Por isso e por uma questão de calendário, o prazo para a votação dado por Lira não deve se concretizar, mas é possível que haja avanços substanciais na tramitação da reforma administrativa durante o ano.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Racha no DEM.

O post Reforma administrativa no 1T21 apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/reforma-administrativa-no-1t21/feed 0
Racha no DEM https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/racha-no-dem https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/racha-no-dem#respond Wed, 27 Jan 2021 14:26:26 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20384 O DEM está rachado para as eleições legislativas de 2021, especialmente no que diz respeito ao apoio na Câmara dos Deputados. Enquanto a posição oficial do partido é de apoio ao sucessor de Rodrigo Maia (DEM-RJ), o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), parte do partido já sinalizou que vai escolher o candidato Arthur Lira (PP-AL), apoiado… Read More »Racha no DEM

O post Racha no DEM apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
O DEM está rachado para as eleições legislativas de 2021, especialmente no que diz respeito ao apoio na Câmara dos Deputados. Enquanto a posição oficial do partido é de apoio ao sucessor de Rodrigo Maia (DEM-RJ), o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), parte do partido já sinalizou que vai escolher o candidato Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Bolsonaro.

Os cinco deputados baianos da legenda, por exemplo, estiveram presentes em um ato de apoio a Lira. O racha envolve tanto a falta de atuação do presidente do partido, ACM Neto – que tem incomodado Rodrigo Maia – quanto pela escolha de Baleia Rossi em detrimento de Elmar Nascimento, deputado da sigla e também da terra natal da família Carlos Magalhães.

Nesse sentido, a atuação do grupo de Baleia Rossi nos próximos dias deve ser a de contenção de dissidências, tanto no DEM quanto em partidos que também declararam apoio, mas têm tido dificuldade em manter o bloco unido – caso do PSDB. Alguns interlocutores de Maia acreditam que algumas dissidências ocorreram para que deputados deixassem de perder cargos no governo, mas que esses votos (que é secreto) irão para Baleia.

No caso do DEM, são 29 deputados. Lira afirma que conta com 20 apoios deste grupo, enquanto o grupo de Baleia garante, pelo menos, 21 votos. Como pode-se observar, a disputa continua em aberto.

E Eu Com Isso?

Vale a pena ficar atento às últimas negociações entre partidos com o intuito de reforçar os apoios oficializados. Nesse momento, é comum que os candidatos envolvam cargos essenciais no Legislativo para viabilizar suas vitórias. É o caso do apoio do PDT a Rossi, que deve garantir à legenda o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara caso o emedebista saia vencedor. Sendo assim, o DEM também deve ser amplamente disputado nesta reta final, mas a tendência é que os votos dos deputados da sigla fiquem divididos, o que favorece Arthur Lira.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Reta final no Congresso.

 

O post Racha no DEM apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/racha-no-dem/feed 0
Reta final no Congresso https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/reta-final-no-congresso https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/reta-final-no-congresso#respond Tue, 26 Jan 2021 13:19:19 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20351 A semana foi encurtada por conta do feriado municipal do aniversário de São Paulo, mas Brasília segue a todo vapor, com as eleições para o comando da Câmara e do Senado Federal na reta final. Marcados para ocorrer presencialmente, ambos os pleitos ocorrerão na próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, às 14h. Nesta semana, considerada decisiva… Read More »Reta final no Congresso

O post Reta final no Congresso apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
A semana foi encurtada por conta do feriado municipal do aniversário de São Paulo, mas Brasília segue a todo vapor, com as eleições para o comando da Câmara e do Senado Federal na reta final. Marcados para ocorrer presencialmente, ambos os pleitos ocorrerão na próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, às 14h.

Nesta semana, considerada decisiva para o resultado, os candidatos fazem as contas quanto aos votos já garantidos, intensificam negociações com seus pares e atualizam suas estratégias de acordo com a conjuntura. Como mencionado na semana passada, tanto Baleia Rossi (MDB-SP) quanto Arthur Lira (PP-AL), como também o candidato para o Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), admitiram ser provável a volta do auxílio emergencial, acenando para um grupo decisivo de deputados e senadores.

Atualmente, o diagnóstico é de que a disputa no Senado já está virtualmente definida: com o apoio do governo, sua base aliada, e também de partidos da oposição, o senador mineiro deve levar a disputa sem grandes dificuldades, com uma confortável margem em relação à sua principal concorrente, a senadora Simone Tebet (MDB-MS). Na Câmara, contudo, o cenário é oposto: a eleição continua aberta e, segundo cálculos preliminares, Lira tem uma leve vantagem por contar já com cerca de 300 votos de deputados. Muitos parlamentares, porém, devem deixar para o último momento a decisão e podem muito bem – já que o voto é secreto – contrariar o apoio oficial de seu partido.

Joga contra Arthur Lira o fato de o governo ter perdido popularidade nas últimas rodadas de pesquisa de avaliação divulgadas por diferentes institutos. Esse será outro fator a ser monitorado durante essa semana – a reta final para definir, finalmente, quem estará à frente da Câmara e do Senado no resto da atual legislatura.

E Eu Com Isso?

Investidores devem acompanhar de perto as notícias envolvendo a disputa da Câmara e do Senado nesta última semana, podendo haver impacto nos ativos diante de qualquer declaração menos favorável às reformas ou à bandeira liberal como um todo. A princípio, o mercado tende a gostar mais de um desfecho com Lira sendo o novo presidente da Câmara, pelo seu alinhamento com o governo e distância maior da oposição, mas nada garante que o Centrão será sempre aliado do presidente. O cenário na Câmara continua totalmente aberto e, por isso, ainda mantenho as projeções de que Baleia Rossi (MDB-SP).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: 2021: navegar é preciso | Política sem Aspas.

O post Reta final no Congresso apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/reta-final-no-congresso/feed 0
Alianças para 2022 https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/aliancas-para-2022 https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/aliancas-para-2022#respond Mon, 18 Jan 2021 13:10:07 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=20083 É fato que ainda existe um longo caminho a ser percorrido até as eleições presidenciais de 2022, mas alguns sinais de partidos já podem ser monitorados desde já. A aliança firmada entre DEM, PP, PSD e Republicanos – que se construiu em torno da candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) em 2018 – para a candidatura… Read More »Alianças para 2022

O post Alianças para 2022 apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
É fato que ainda existe um longo caminho a ser percorrido até as eleições presidenciais de 2022, mas alguns sinais de partidos já podem ser monitorados desde já. A aliança firmada entre DEM, PP, PSD e Republicanos – que se construiu em torno da candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) em 2018 – para a candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) nas eleições do Senado Federal não deve se repetir daqui para frente.

As legendas que se identificam com a centro-direita no espectro político têm objetivos diferentes em 2022 e a dissolução desse bloco é provável, tornando ainda mais complexa a disputa presidencial que promete, mais uma vez, ser acirrada. O PP já manifestou apoio à reeleição de Jair Bolsonaro, o PSD busca fortalecer suas bases para lançar candidatura própria pela primeira vez na história do partido e o DEM quer formar um bloco de apoio com MDB e PSDB, em torno de um nome de centro.

As alianças construídas para as eleições legislativas geralmente dão pistas para a conjuntura política a ser desenhada para as eleições gerais do ano seguinte. Entretanto, desta vez, o diagnóstico é que os pactos para o comando da Câmara e do Senado serão pontuais.

Exemplo disso é o acordo firmado entre DEM e PP: após a legenda de Maia e Alcolumbre correr o risco de perder o comando das duas casas, o foco se tornou ganhar a presidência do Senado. Para conquistar o apoio do PP, foi firmado um pacto de não agressão à candidatura de Arthur Lira (PP-AL) em troca de apoio a Pacheco na corrida ao Senado – lembrando que na Câmara, o DEM apoia oficialmente o sucessor de Rodrigo Maia, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP).

E Eu Com Isso?

Parece unânime a análise de que os partidos de centro-direita e direita não-bolsonarista foram os grandes vencedores das eleições municipais de 2020. Isso implica em uma reorganização de forças para os anos seguintes, influenciando tanto nos apoios para as eleições legislativas quanto para a própria disputa presidencial, dois anos à frente.

Nesse contexto, as alianças para o comando da Câmara e do Senado podem ser consideradas pontuais, já que é bastante improvável que o mesmo bloco de 2018 se repita em 2022, com legendas divergindo quanto à melhor estratégia política para o pleito, mas, também, buscando maior protagonismo no cenário político. Ainda que incipientes, existem nomes como João Doria (PSDB-SP), Otto Alencar (PSD-BA) e Luciano Huck (sem partido) que cogitam concorrer à presidência da República – todos de perfis diferentes e que exigirão muita negociação para conquistar apoios dos partidos desse espectro político.

O mercado ainda não vislumbra as eleições presidenciais de 2022, mas os investidores mais interessados no tema podem acompanhar as alianças políticas como um bom termômetro para o ano que vem.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: Aceno de Bolsonaro a Alcolumbre.

O post Alianças para 2022 apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/aliancas-para-2022/feed 0
Baleia e o auxílio emergencial https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/baleia-e-o-auxilio-emergencial https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/baleia-e-o-auxilio-emergencial#respond Thu, 07 Jan 2021 13:19:18 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=19845 Na política doméstica, a quarta-feira (6) ficou marcada pelo lançamento oficial da candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) para a presidência da Câmara dos Deputados para o próximo biênio. Rossi é apadrinhado de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e concorre contra o candidato da base aliada e líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL). Em seu discurso de oficialização,… Read More »Baleia e o auxílio emergencial

O post Baleia e o auxílio emergencial apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Na política doméstica, a quarta-feira (6) ficou marcada pelo lançamento oficial da candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) para a presidência da Câmara dos Deputados para o próximo biênio. Rossi é apadrinhado de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e concorre contra o candidato da base aliada e líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL).

Em seu discurso de oficialização, o deputado defendeu a retomada do auxílio emergencial ou mesmo a expansão do Bolsa Família para socorrer a população mais vulnerável, a partir do diagnóstico de que a pandemia deve se estender por 2021. Segundo o emedebista, havia a expectativa de virar o ano com a situação controlada, mas isso não ocorreu e, diante disso, ainda será necessário oferecer mais proteção a uma rede de milhões de brasileiros.

Vale ressaltar que o próprio governo vem estudando a ampliação do Bolsa Família já no início deste ano, por meio do envio de uma Medida Provisória, a fim de abarcar mais 200 mil novas famílias. O custo dessa reestruturação – unificação de benefícios, reajuste de valores e criação de novas bolsas – aumentaria cerca de 4 bilhões de reais em relação ao montante gasto com o programa em 2020, que totalizou aproximadamente 30 bilhões.

Rossi também fez apelo para que deputados se unissem para cobrar o governo para disponibilizar o mais rápido possível e em larga escala uma vacina. Ainda, o possível sucessor de Rodrigo Maia adotou uma postura independente do governo e aproveitou o discurso para atacar seu adversário, Arthur Lira, afirmando que a Câmara não pode ser submissa, se não ela perde seus poderes fiscalizadores do Executivo.

E Eu Com Isso?

O posicionamento de Baleia Rossi é reflexo de suas alianças firmadas com partidos de oposição para o pleito, que ocorrerá no início de fevereiro. Supondo que o emedebista seja eleito, evidentemente, um retorno do auxílio emergencial nos moldes de 2020, ou até mesmo respeitando o valor de 200 reais (do projeto original do Executivo no ano passado), não caberia no Orçamento atual. Daí, seria necessário ou rever e cortar gastos para acomodar esses novos dispêndios ou flexibilizar mais um ano as regras fiscais. A segunda opção teria forte impacto negativo nos mercados.

Nosso cenário-base, contudo, prevê uma solução intermediária: o aumento de gastos com o Bolsa Família como forma de auxiliar a parcela da população mais impactada pelos resquícios da pandemia em 2021 e, em contrapartida, a aprovação de medidas de ajuste fiscal para compensar as novas dotações. Nesse contexto, Baleia Rossi acenaria para sua base sem comprometer o delicado quadro fiscal brasileiro – aliviando a pressão no mercado. Ainda não está claro, entretanto, qual desfecho para a Câmara os investidores entendem como melhor.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Reviravolta democrata

O post Baleia e o auxílio emergencial apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/baleia-e-o-auxilio-emergencial/feed 0
Apoio do PT a Baleia Rossi https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/apoio-do-pt-a-baleia-rossi https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/apoio-do-pt-a-baleia-rossi#respond Tue, 05 Jan 2021 13:43:06 +0000 https://levanteideias.com.br/?p=19814 Após ensaiar apoio ao candidato da base aliada, Arthur Lira (PP-AL), o PT oficializou seu apoio à candidatura do líder do MDB na Câmara e apadrinhado de Rodrigo Maia (DEM-RJ), Baleia Rossi (SP). O movimento ocorreu após votação interna dos deputados do partido – que conta com a maior bancada da Câmara nesta legislatura –… Read More »Apoio do PT a Baleia Rossi

O post Apoio do PT a Baleia Rossi apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
Após ensaiar apoio ao candidato da base aliada, Arthur Lira (PP-AL), o PT oficializou seu apoio à candidatura do líder do MDB na Câmara e apadrinhado de Rodrigo Maia (DEM-RJ), Baleia Rossi (SP). O movimento ocorreu após votação interna dos deputados do partido – que conta com a maior bancada da Câmara nesta legislatura – realizada no dia de ontem (4).

A votação foi acirrada: 27 deputados votaram pelo apoio a Baleia, 23 votaram pela candidatura própria ou adiamento da decisão e 2 deputados não compareceram ou se abstiveram. O apoio ao candidato do MDB marca a primeira reaproximação tática entre as duas siglas desde o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016. O nome promovido por Maia agora já conta com o apoio formal do PDT, PSB, PCdoB e Rede.

Com o apoio do PT, agora são cinco partidos de oposição no bloco de apoio de Baleia, que totaliza, atualmente, 11 partidos. O mais novo embarque de mais uma legenda oposicionista também deve pressionar partidos que não se posicionaram, como o PSOL, ou fragilizar o apoio de partidos ligados a esse grupo, como o Solidariedade, que hoje apoia oficialmente o nome de Arthur Lira.

Se considerarmos todos os votos partidários de acordo com os apoios registrados até agora, Baleia Rossi passa a ter 278 parlamentares, enquanto que Lira conta com 206 deputados. No entanto, como a votação é secreta, espera-se dissidências nos votos de ambos os lados. Baleia Rossi lançará oficialmente sua candidatura nesta quarta-feira (6) e deve começar a viajar pelo País já no dia seguinte.

E Eu Com Isso?

O apoio do PT à candidatura de Baleia Rossi tem impacto relevante para a disputa na Câmara dos Deputados. O primeiro deles é referente à concretização do bloco oposicionista em torno do nome emedebista – lembrando que os cerca de 130 votos desse grupo eram dados como decisivos para a disputa. Ao mesmo tempo, o segundo impacto diz respeito a uma possível eleição de Rossi, que teria de agradar mais a oposição nos próximos dois anos. Isso implicaria em maiores concessões e contrapartidas para aprovar, por exemplo, agendas reformistas.

Não obstante a proximidade de Rossi com a oposição, ainda se acredita que o candidato emedebista teria compromisso à pauta econômica do governo – Rossi é o autor, por exemplo, da PEC 45/19, da reforma tributária, e segue a mesma linha de Maia no que se refere à economia. Dessa forma, a agenda de reformas não deve ficar escanteada, mas os custos para sua aprovação devem aumentar no caso de uma vitória de Baleia Rossi. Nesse contexto, o mercado tende a gostar desse possível desfecho.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Pouca margem fiscal para 2021.

O post Apoio do PT a Baleia Rossi apareceu primeiro em Levante Ideias de Investimentos.

]]>
https://levanteideias.com.br/artigos/e-eu-com-isso/apoio-do-pt-a-baleia-rossi/feed 0