Política sem Aspas

Correndo atrás do rabo

Nesses exatos 99 dias de governo Bolsonaro, critiquei a postura do presidente e seus aliados próximos em alguns dos meus artigos. Muito ruído, pouco trabalho. As sucessivas crises geraram um tom de pessimismo em quem acreditava em uma largada fulminante.

Afinal, todos os ventos sopravam a favor do capitão: eleição com confortável margem de votos, a parte mais importante da equipe ministerial respaldada pela população e uma oposição fragilizada. O governo, porém, ficou ancorado no discurso das eleições, refém do “nós contra eles”. Prova disso foi a precoce queda da popularidade do presidente, como vemos abaixo.

Levante Ideias - Avaliação Bolso

No campo político, Bolsonaro e sua equipe apostaram em uma estratégia arriscada. Negando a negociação de apoio mediante cargos, foram atrás somente nas frentes parlamentares. Algo inédito pelo menos no sistema brasileiro. Aliás, não só inédito como fadado ao fracasso – diziam renomados cientistas políticos – pela fragilidade das alianças. Não foi por falta de aviso que o modelo não rendeu frutos.

Correndo atrás do rabo: o artigo completo

O meu artigo completo saiu no site da Investing. Confira já o texto na íntegra.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Câmara dos deputados em perspectiva
E eu com isso

Amadurecimento da reforma

Tema do nosso comentário de segunda-feira (20), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020 – que trata da reforma das carreiras do serviço público

Read More »
Levante Ideias - Energia
E eu com isso

Leilões de energia no radar

Na semana que vem, inicia-se o primeiro de uma sequência de três leilões de contratação de energia que ocorrem até dezembro deste ano. Como objetivo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.