quem-investe-precisa-declarar-imposto-de-renda

Quem faz investimento precisa declarar imposto de renda? Entenda!

Tradicionalmente, as declarações do Imposto de Renda devem ser feitas entre os meses de março e abril de cada ano, sobre os rendimentos do período anterior. Muitas dúvidas surgem nessa hora, uma delas é sobre a tributação e declaração dos diversos tipos de investimento.

Para ajudar, separamos aqui algumas dicas práticas exclusivas para quem faz investimento, ou quer investir, na Bolsa de Valores. Será possível entender as alíquotas e o processo de inclusão de lucros e prejuízo na sua declaração do Imposto de Renda de 2020 ou demais anos.

Isentos e dependentes

Quem é isento ou mesmo dependente de outra pessoa na declaração do Imposto de Renda, mas faz investimento em ações, necessita ficar atento, pois precisa sim declarar as operações de lucro e prejuízo na Bolsa de Valores. Esses rendimentos, quando dependentes, devem constar na declaração principal (a que o dependente está atrelado).

Já no caso dos isentos, eles precisam declarar detalhadamente cada operação mesmo que, ao final, estejam isentos do recolhimento. Isso ajudará a Receita Federal a compreender a evolução do seu patrimônio.

Tributação na Bolsa de Valores

As regras da Receita Federal para a Bolsa de Valores prevê duas alíquotas:

  • Day Trade (quem compra e vende ações no mesmo dia);
  • outra para as diversas operações que passam de um dia.

Em Day Trade, o contribuinte deverá recolher, ao final de cada mês, o Imposto de Renda de 20% de todo o saldo positivo líquido que teve no período. Se a operação for negativa, ele precisa declarar o prejuízo para que, ao final do ano, essa informação conste em um balanço para evolução ou redução do patrimônio e também para usá-la para compensar lucro e não pagar tributo além do devido dentro do ano.

Em Swing Trade e outras operações da Bolsa que não sejam Day Trade, a alíquota do Imposto de Renda é de 15% para vendas que sejam superiores a R$ 20 mil em um único mês. Quem vender abaixo desse valor no período entra em um sistema de isenção do Fisco, mas ainda assim deve incluir a operação em sua declaração anual.

Quem faz investimento precisa declarar no Imposto de Renda todas as ações que estiver posicionado em 31 de dezembro do último ano e o seu valor de mercado. As ações devem constar na aba de bens e direitos do Imposto de Renda, usando o código 31 e informando o CNPJ da empresa que você é investidor. Não se esqueça de colocar na discriminação a quantidade de ações e depois informar o valor no fechamento do último dia útil do ano. Quem investe em fundos imobiliários deve declarar utilizando o código 73, e acrescentar as demais informações no mesmo procedimento das ações.

Dica da Levante

Crie uma planilha e monitore mensalmente suas aplicações, lucros e prejuízos. Tente lançar isso já na sua declaração de renda do ano seguinte, o que vai facilitar o processo no futuro. Esse acompanhamento vai permitir, por exemplo, controlar a situação e, se for o caso, evitar superar a barreira dos R$ 20 mil em operações mensais, reduzindo a sua tributação.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

CSN E Eu Com Isso
E eu com isso

CSN: IPO da mineração

Na noite da última sexta-feira (22), a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) divulgou o prospecto preliminar da oferta pública de ações (IPO) de sua subsidiária CSN

Read More »
eletrobras
E eu com isso

Eletrobras e BR Distribuidora

Após anunciar sua renúncia do comando da Eletrobras (ELET3/ELET6) na sexta-feira (22), o CEO da companhia, Wilson Ferreira Júnior, deve assumir o comando da BR

Read More »
Incerta - E Eu Com Isso
E eu com isso

Lidando com a incerteza

Vou retornar às aulas de Física, mais especificamente às de Cinemática, dos tempos de ensino médio. O movimento de um corpo sólido era provocado pela

Read More »
E eu com isso

Nova Tecnologia da Alphabet

A Alphabet, companhia de participações dona da Google, anunciou nesta segunda-feira (25) que está tendo avanços significativos em sua nova tecnologia capaz de substituir os

Read More »
Congresso nacional EECI Levante Ideias de Investimentos
E eu com isso

Reta final no Congresso

A semana foi encurtada por conta do feriado municipal do aniversário de São Paulo, mas Brasília segue a todo vapor, com as eleições para o

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel