Investimentos sólidos no mercados - Levante Investimentos

Quem faz investimento precisa declarar imposto de renda? Entenda!

Tradicionalmente, as declarações do Imposto de Renda devem ser feitas entre os meses de março e abril de cada ano, sobre os rendimentos do período anterior. Muitas dúvidas surgem nessa hora, uma delas é sobre a tributação e declaração dos diversos tipos de investimento.

Para ajudar, separamos aqui algumas dicas práticas exclusivas para quem faz investimento, ou quer investir, na Bolsa de Valores. Será possível entender as alíquotas e o processo de inclusão de lucros e prejuízo na sua declaração do Imposto de Renda de 2020 ou demais anos.

Isentos e dependentes

Quem é isento ou mesmo dependente de outra pessoa na declaração do Imposto de Renda, mas faz investimento em ações, necessita ficar atento, pois precisa sim declarar as operações de lucro e prejuízo na Bolsa de Valores. Esses rendimentos, quando dependentes, devem constar na declaração principal (a que o dependente está atrelado).

Já no caso dos isentos, eles precisam declarar detalhadamente cada operação mesmo que, ao final, estejam isentos do recolhimento. Isso ajudará a Receita Federal a compreender a evolução do seu patrimônio.

Tributação na Bolsa de Valores

As regras da Receita Federal para a Bolsa de Valores prevê duas alíquotas:

  • Day Trade (quem compra e vende ações no mesmo dia);
  • outra para as diversas operações que passam de um dia.

Em Day Trade, o contribuinte deverá recolher, ao final de cada mês, o Imposto de Renda de 20% de todo o saldo positivo líquido que teve no período. Se a operação for negativa, ele precisa declarar o prejuízo para que, ao final do ano, essa informação conste em um balanço para evolução ou redução do patrimônio e também para usá-la para compensar lucro e não pagar tributo além do devido dentro do ano.

Em Swing Trade e outras operações da Bolsa que não sejam Day Trade, a alíquota do Imposto de Renda é de 15% para vendas que sejam superiores a R$ 20 mil em um único mês. Quem vender abaixo desse valor no período entra em um sistema de isenção do Fisco, mas ainda assim deve incluir a operação em sua declaração anual.

Quem faz investimento precisa declarar no Imposto de Renda todas as ações que estiver posicionado em 31 de dezembro do último ano e o seu valor de mercado. As ações devem constar na aba de bens e direitos do Imposto de Renda, usando o código 31 e informando o CNPJ da empresa que você é investidor. Não se esqueça de colocar na discriminação a quantidade de ações e depois informar o valor no fechamento do último dia útil do ano. Quem investe em fundos imobiliários deve declarar utilizando o código 73, e acrescentar as demais informações no mesmo procedimento das ações.

Dica da Levante

Crie uma planilha e monitore mensalmente suas aplicações, lucros e prejuízos. Tente lançar isso já na sua declaração de renda do ano seguinte, o que vai facilitar o processo no futuro. Esse acompanhamento vai permitir, por exemplo, controlar a situação e, se for o caso, evitar superar a barreira dos R$ 20 mil em operações mensais, reduzindo a sua tributação.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.