Levante Ideias - Ferramentas para Investidores

Investimento para iniciantes: ferramentas para todo investidor

Para aqueles que desejam entrar no mundo dos negócios, é preciso informações sobre o mercado, controle de gastos e muito planejamento. Nessa visão, como começar a investir com o pé direito diante de tantas possibilidades?

É importante entender o quão benéfico é o planejamento financeiro, pois ele será a porta de entrada para que o seu investimento não fique apenas no mundo das ideias, e sim na realidade do seu bolso. O planejamento auxilia você a investir, além de controlar o que entra e sai da sua conta. Dessa forma, registrar esses gastos e lucros são de suma importância para entender o seu gerenciamento com as finanças, coordenar esse dinheiro para o pagamento de dívidas e direcioná-lo aos seus objetivos.

Mas onde investir dinheiro? Após você estabelecer um bom planejamento financeiro, que promova uma certa estabilidade ao seu dinheiro, o próximo passo é entender as suas motivações, que podem ser: viajar, comprar um imóvel ou lucrar com algum negócio. Assim, você estabelece que tipo de investimento deseja fazer. Um exemplo é o de renda fixa, que apresenta uma rentabilidade fixa, mesmo com as instabilidades do mercado. Também há o de renda variável, que se relaciona à bolsa de valores, onde não há garantia de uma rentabilidade no futuro.

As melhores ferramentas para investidores iniciantes

Para você que é iniciante no mundo de negócios, trago recomendações de ferramentas viáveis para investir de forma mais confiante, de acordo com os sites “Investe Ae” e “André Bona”:

Informações sobre o mercado financeiro

Bloomberg

Faz atualizações em tempo real sobre o mercado financeiro e análises personalizadas para você que deseja ter o acesso aos dados e informações para tomar decisões sobre seu investimento.

Reuters

Apesar de ser reconhecida como uma das maiores agências de notícias, destaca-se também por contar as novidades do mercado financeiro mundial, divididas por setores da economia e por país.

Mercado “de cada dia”

InfoMoney

Primeiro das recomendações, o site brasileiro permite entender as tendências do mercado, além de oferecer cursos de economia e posts sobre finanças pessoais.

Mercado em 5 minutos

Disponibiliza um conteúdo diário gratuito, mas fornece ainda mais para os seus assinantes. Na lista de e-mails, por exemplo, envia um panorama do mercado para apenas 5 minutos de leitura.

Controle de gastos

Saber controlar seus gatos melhora o planejamento de seus investimentos

PicPay

Essa ferramenta é uma carteira virtual. Sim, é isso mesmo. Esse aplicativo proporciona o acesso ao seu cartão de crédito, permitindo ao usuário pagar contas e receber pagamentos na conta corrente. Perfeito para o controle e o registro de seus gastos.

GuiaBolso Controle Financeiro

Disponível em todas as lojas de aplicativos, essa ferramenta gratuita facilita a sua integração com os bancos e cartões de crédito. Desse jeito, você consegue controlar a saída e a entrada do dinheiro no seu bolso virtualmente.

SplitWise

Tal aplicativo é indicado para ajudar no rateio das contas. A experiência fica melhor ainda para quem gosta de dividir as contas com amigos, pois é possível ganhar créditos em um grupo e utilizar tais créditos em outro com objetivo diferente.

Análise de dados

Fundamentus

É sem dúvida um dos mais recomendados. O site mostra dados das empresas e o sistema on-line possui uma lista para que você saiba quais delas estão na bolsa de valores. Além disso, contém informações financeiras e fundamentalistas, mostrando a maneira como cada empresa comporta-se no mercado, entre diversas outras funções.

Calculadora de renda fixa

Disponibilizada pela Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP), ajuda a simular a venda de um título, mas antes mesmo do prazo de vencimento.

App Renda Fixa

Em forma de página na web e aplicativo, o Renda Fixa acompanha as taxas como SELIC, IGPM, IPCA e CDI, sabendo dos valores mensais, atuais, anualizados e os acumulados. É destacado por ser um excelente aplicativo para visualizar retornos ao longo do tempo e ainda compara com poupança, mas essa não pode ser relevada nos investimentos.

Anbima

A página da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) mostra o valor das taxas de títulos públicos e privados.

Se você quer bitcoins… vai a dica!

Bitcoin é uma das moedas mais valorizadas atualmente

CoinBR

Funcionando também como uma “Casa de Câmbio” da criptomoeda, nesse site é possível a compra de uma máquina mineradora e começar a minerar os tão famosos bitcoins. Apesar da mineradora ser brasileira, o galpão de mineração é paraguaio.

CoinDesk

A grande referência chegou e ela tem o nome de ‘CoinDesk’. Esse site apresenta notícias atualizadas quando se trata de bitcoins e é possível acompanhar tendências e classificações das transações pelo mundo. Contudo, apesar de uma grande equipe, o site só está disponível em inglês.

Bitcointoyou

De volta ao Brasil, essa corretora nacional foi a primeira a tratar com a devida atenção os bitcoins. Além disso, comercializa com outras 3 moedas e está disponível para iOS e Android.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.