Governo do Estado de S. Paulo

Volta do feriado – 07/03

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Volta do feriado

O PIB do estado de São Paulo cresceu 1,6 por cento no ano de 2018, valor bastante superior ao PIB Brasileiro que cresceu 1,1 por cento no ano. A economia de São Paulo possui um dinamismo único, e funciona quase como um termômetro.

O estado de São Paulo tem um setor de serviços e financeiros fortes, setores que são mais dinâmicos e respondem mais rapidamente as mudanças econômicas. O dinamismo de São Paulo faz com que os choques tenham uma resposta mais rápida na economia. No momento de crise, a resposta negativa com redução dos empregos é rápida. Na volta, com crescimento da economia, a recíproca permanece verdadeira.

Enquanto aproveitávamos os dias de feriado, o mercado internacional não parou. A guerra comercial entre EUA e China continua ditando o ritmo, com a expectativa de que um acordo seja assinado no fim do mês. Mas existem pontos, como os relacionados a tecnologia, que não conseguem ser superado, e sem isso, não há motivos para comemorar. Por isso, o dia é de leve queda e com a espera da decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE), que deve sinalizar novos estímulos à economia.

Por aqui, a ressaca para o mercado local está mais forte do que o de costume. Isso porque os investidores não digeriram bem os tuítes de Bolsonaro sobre o Carnaval. Vimos até associações a um impeachment e desagrado dos militares e população. Os poucos caracteres fizeram a Bolsa desandar e o dólar alcançar as máximas do ano. Com isso, e a perda de foco da agenda de reformas, os investidores assumem a cautela como parte de suas rotinas.

E Eu Com Isso?

Em meio a um cenário internacional ainda fragilizado e sem notícias positivas internas, o dia será de leve queda para os ativos locais. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Recomendado para você

A Levante traz as melhores ideias de investimento

Arriscar ou ser conservador?

Por Denis Matheus, auditor sênior Está em dúvida entre comprar uma bicicleta ou casar? Este questionamento no mundo dos investimentos é muito mais comum do

Detox financeiro

Os últimos textos da newsletter tiveram um claro enfoque no governo Bolsonaro e, principalmente, na reforma da Previdência. Na semana passada, fiz uma análise (na maior sobriedade

Fechar Menu

Fechar Painel