Levante Ideias - Usi MInas

Prisão em segunda instância deve ser revertida

Prisão em segunda instância deve ser revertida

O Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não terminou a discussão sobre a execução provisória da pena após condenação em segunda instância, mas o resultado deve alterar a atual jurisprudência, que permite a prisão nesses casos. A sessão da quinta-feira foi encerrada com quatro votos favoráveis à prisão e três contrários, mas três dos quatro ministros faltantes (Gilmar Mendes, Celso de Mello e Dias Toffoli) devem votar contra a prisão em segunda instância. Assim, o placar final provável será de 6 a 5 contra a execução provisória da pena.

A corte se reunirá nos primeiros dias de novembro, quando os ministros faltantes votarão e, em seguida, suscitar-se-á uma discussão acerca do alcance da decisão – se a pena de prisão será aplicada somente quando todos os recursos se esgotarem ou se a execução provisória já poderá ser aplicada após o esgotamento de recursos no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Quem sugeriu essa saída intermediária, na última discussão sobre prisão em segunda instância, foi justamente o ministro Dias Toffoli, hoje presidente do STF.

Destaca-se também a declaração de Toffoli, de que ainda está pensando seu voto e que “muitas vezes, o voto na presidência não é o mesmo voto de ministro, em razão da responsabilidade da cadeira presidencial”. Dessa maneira, há uma chance, ainda que menos provável que o cenário base traçado acima, de que Toffoli surpreenda e vote a favor da prisão em segunda instância – muito porque o presidente vem adotando postura apaziguadora no tribunal, evitando inflamar a população com as decisões.

E Eu Com Isso?

O desfecho mais provável é de mudança sobre o entendimento de prisão de segunda instância. Isso, na prática, pode permitir que atuais 4.800 presos sejam soltos até que tenham seus processos transitados em julgado. O mercado entende que essa mudança de jurisprudência é negativa por trazer insegurança jurídica, mas o impacto de uma eventual decisão nesse sentido deve ser pouco sentido pelos ativos locais. 

Leia também:

Lava Jato: qual é seu futuro?

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.