Copom e o fato inesperado dos juros previsíveis

Copom e o fato inesperado dos juros previsíveis

Um velho ditado dos corredores de Brasília reza que três pessoas só serão capazes de guardar um segredo se duas delas estiverem mortas. A exceção são as reuniões do Comitê de Política Monetária, o Copom. Além do presidente e dos sete diretores do Banco Central (BC), em geral participam 20 chefes de departamentos e de gabinetes do BC. Quase 30 pessoas. Mesmo assim, não se tem notícia de nenhum vazamento do que acontece nos bastidores do Copom.

O que vem a público é apenas a decisão sobre alterar ou manter a taxa Selic, no segundo dia da reunião, e a ata do que foi tratado, uma semana depois. O encontro é tedioso, ou há debates acalorados? O tom das conversas é solene ou descontraído? Reina a harmonia, ou há divergências e rancores? Tudo é mortalmente sério, ou alguém solta uma piada de vez em quando? Nada disso é publicado. Por isso os profissionais do mercado financeiro, gestores de fundos e de tesouraria, em especial, dedicam tantas horas a tentar prever, por meio da análise dos indicadores econômicos, qual será a decisão do Copom.

Isso mudou. Nos últimos tempos, o Copom não tem sido uma fonte de surpresas. A reunião que vai começar nesta terça-feira (10) e que terminará amanhã, na quarta-feira (11), deverá reduzir a taxa referencial Selic em meio ponto percentual, para 4,5 por cento ao ano. Será, novamente, um recorde de baixa, a menor Selic da história desde o início do Plano Real. E, novamente, será um movimento absolutamente coerente com os indicadores econômicos, de inflação abaixo do centro da meta de 4,25 por cento e sem sinais de descontrole, apesar dos suspiros dos índices na virada de novembro para dezembro.

Há dois fatos surpreendentes no parágrafo anterior. O primeiro é a baixa dos juros em si. O segundo é que esse movimento é amplamente esperado pelo mercado e já está, inclusive, plenamente refletido nas curvas de juros e nos preços dos ativos financeiros. Um Copom tedioso é eletrizante em termos econômicos.

E Eu Com Isso?

Ao ter certeza do comportamento de longo prazo das taxas de juros, as empresas podem calibrar melhor suas necessidades de capital para custear suas operações e seus investimentos. Ao poderem se dar ao luxo de prever com uma razoável precisão quanto vão pagar pelo dinheiro, os empresários sentem-se mais confortáveis em investir. Juros são uma das variáveis mais cruciais da economia. E o custo do dinheiro no longo prazo indica se uma atividade empresarial é lucrativa (e deve continuar) ou se é deficitária (e deve fechar as portas o mais rápido possível).

Na impossibilidade de estimar os juros, os empreendedores e investidores adicionam uma gordura contra os possíveis solavancos do mercado. Isso encarece produtos e desestimula a colocação de projetos em prática. Com a previsibilidade, é possível operar sem essa gordura e reduzir os custos, elevando a competitividade da economia. Por isso, um Copom sem surpresas é, paradoxalmente, uma grata surpresa.

Leia também: O teto dos juros – quando coisas ruins acontecem com boas ideias

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.