Levante Ideias - Fundo Monetário Internacional

A culpa é de quem – 10/04

A culpa é de quem?

O FMI anunciou ontem uma redução na expectativa para o crescimento da economia mundial, de 3,5 para 3,3 por cento para o ano de 2019. As Bolsas internacionais reagiram negativamente, mas na Europa, ou seja, aqui em Genebra, de onde escrevo este texto, as Bolsas subiram, reforçando sua trajetória de altas iniciada em janeiro.

Aqui na Europa, existem duas ordens do dia para o mercado financeiro: 1) O banco central Chinês anunciou seu programa de expansão fiscal, o quantitative easing, ou impressão de dinheiro. É a enésima tentativa de reviver uma economia que vem perdendo torque de crescimento há alguns anos; 2) o programa de expansão fiscal do próprio banco central europeu, que também promete aumentar a liquidez – nome fantasia para dinheiro barato.

Um cenário onde o governo injeta dinheiro na economia tende a desvalorizar a moeda, uma vez que haverá maior oferta na praça. Daí a expectativa de um euro menos valorizado contra o dólar americano no médio prazo. 

E Eu Com Isso?

Os esforços dos bancos centrais para estimular crescimento econômico na caneta e pela impressora estão aí desde a crise de 2009, e não têm gerado o crescimento ao nível esperado. 

Se observarmos a queda das Bolsas no quarto trimestre de 2018, e a efusiva trajetória de alta no primeiro trimestre de 2019, veremos que não houve nenhuma mudança fundamental que leve à uma condição econômica sustentável. O que houve, simplesmente, foi a mudança de posição do Fed (banco central americano), que anunciava aumentar os juros, e resolveu mantê-los baixos.

A queda na expectativa de crescimento da economia mundial pode ser a faísca de ignição do período de consolidação e talvez queda nas Bolsas internacionais que estamos prevendo, aqui neste espaço. A nova política do Fed parece já estar descontada pelo mercado e, mesmo com uma chance de uma fisgada de euforia final, estamos nos preparando para esta consolidação nesse segundo trimestre.  

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.