Não importa qual é seu candidato preferido. Se escolher o investimento certo, você vai ganhar dinheiro em qualquer cenário.
De Lula a Bolsonaro - Onde Investir em 2018?
O ambiente de investimentos é muito dinâmico, por isso a leitura econômica do mercado brasileiro e do que está acontecendo no mundo é de suma importância para a estratégia de investimentos.
O ano de 2017 foi o ponto de inflexão da economia brasileira. Saímos da maior recessão da história e o país voltou a crescer.
Também vencemos o fantasma da inflação de maneira gloriosa, já que o índice oficial da inflação (o IPCA) encerou o ano em 2,95%.
Outro ponto que marcou essa mudança foi a queda na taxa básica de juros. O Banco Central reduziu para 6,75% na sua última reunião em fevereiro, o menor nível da história do país.
Em outras palavras, começamos 2018 com um cenário muito positivo vindo da economia.
O outro motor de propulsão dos investimentos vem do mundo político, que tem se mostrado muito positivo.
A agenda política do atual governo está pautada em reformas liberais, fato que vem ajudando o Brasil a voltar ao rumo do crescimento. Nos últimos meses, foram aprovadas importantes mudanças, tais como a reforma trabalhista e a PEC que limita o teto dos gastos. Ambas impactaram positivamente os investimentos.
Por outro lado, algumas outras reformas, como a da Previdência, não obtiveram êxito e ficam como desafio para o próximo presidente eleito. De qualquer forma, os pré-candidatos se preparam para debater importantes medidas com relação à economia do país – que finalmente vira tema-chave das eleições.
Nomes de peso como Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles, Michel Temer e Marina Silva adotaram o discurso favorável às reformas nas suas pré-campanhas, sinalizando que devem seguir a vontade do mercado para os próximos anos. Até mesmo Jair Bolsonaro e Lula (se for elegível) abandonaram as posturas radicais: o candidato da direita tem conversas avançadas para alocar um “chicago boy” no seu programa econômico, e o ex-presidente afirmou que consultaria a população sobre reformas.
Ou seja, estamos vivendo uma retomada econômica, com uma agenda política positiva para o investidor. E, dentro desse cenário, o evento mais importante de 2018 será sem dúvida as eleições presidenciais.
Apesar de ainda estar longe para se realizar uma análise precisa sobre algum tipo de resultado, a grosso modo, o caminho para a vitória de um candidato de centro com visão reformista e liberal é a probabilidade mais possível hoje.
Então, se esse resultado de fato acontecer, 2018 promete ser um ano espetacular para os investimentos. Lógico que até outubro devemos passar por algumas turbulências, como já é de costume, mas as perspectivas gerais são positivas para o país.
Disclosure
Este conteúdo foi elaborado pela Levante Ideias de Investimento, estando protegido pela Lei de Direitos Autorais. Este conteúdo não pode ser reproduzido, copiado ou distribuído, no todo ou em parte, a terceiros, sem prévia e expressa autorização.
Nos termos do artigo 17 da ICVM 483/2010, os analistas responsáveis pela elaboração deste conteúdo declaram que as informações contidas neste refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
©2018 Levante Ideias de Investimentos – Av. Santo Amaro, 1149 – Conjunto 51 – CEP: 04505-001 – Vila Nova Conceição – São Paulo/SP