O que são small caps

Small Caps ━ O Que São e Quais As Suas Vantagens e Desvantagens

Quem investe está sempre em  busca de novas oportunidades e, muitas vezes, elas residem em empresas que ainda não foram notadas pela maior parte do mercado financeiro, como é o caso das small caps.

Se você ainda não entende muito a respeito dessas ações, não tem problema. Preparamos este artigo para te contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Neste texto você verá:

  • o que são small caps?;
  • por que investir nessas ações?;
  • quais são os riscos de investir nesses ativos?;
  • como começar a investir em small caps?.

O que são small caps?

Não existe um conceito bem definido de o que são as small caps. Mas, de acordo com o consenso do mercado, elas são ações de empresas com valor de mercado baixo, quando comparadas às blue chips, ou seja, aos grandes players. 

Essas pequenas empresas, geralmente, ainda são jovens e, na maior parte dos casos, são desconhecidas pelos investidores. Nunca foi definido um limite de valor de capitalização para determinar essas ações, mas podem ser consideradas small caps aquelas que:

  • estão entre os ativos que, em ordem decrescente, estejam classificados fora da lista dos que representam 85% do valor de mercado de todas as empresas listadas na Bovespa;
  • tenham uma quantidade de negócios mínima que atenda aos padrões estabelecidos no manual da Bovespa; 
  • tenham presença, ou seja, negociações, em 95% dos últimos pregões;
  • não sejam uma “Penny Stock”, ou seja, um ativo cuja cotação é menor que R$ 1.

Mas por que investir nessas empresas?

Por que investir nessas ações?

Mesmo sendo instituições pequenas, existem duas grandes vantagens de investir nas small caps:

  1. elas têm um valor de mercado pequeno;
  2. possuem grande possibilidade de crescimento a longo prazo.

A maior parte dessas pequenas empresas são pouco exploradas, mas possuem grande potencial de crescimento. Como elas não são muito conhecidas, não existe uma precificação muito precisa do valor dessas companhias por parte do mercado.

Dessa forma, é possível comprar as ações a preços baratos, porém que podem sofrer uma valorização enorme ao longo do tempo.

Apenas para ilustrar, você consegue imaginar uma empresa que já é grande e consolidada, como a Ambev, dobrando de tamanho? Isso acontecer seria muito difícil. 

Agora, por outro lado, não é difícil que bons players ainda no início de suas operações consigam dobrar o seu valor de mercado.

Se essas empresas conseguirem deslanchar em seus negócios, é possível obter um crescimento percentual bem maior. Mas é importante lembrar que essas vantagens podem vir acompanhadas de alguns riscos. 

Confira quais são eles a seguir!

Quais são os riscos de investir nestes ativos?

Se você fizer uma ótima leitura de mercado e investir em small caps que consigam dobrar o seu valor de capitalização, ótimo! 

Mas, infelizmente, sempre existe o risco de errar ou de acontecer algum evento extraordinário que prejudique a empresa.

E se isso acontecer pode ser que você fique preso a essas ações, não conseguindo negociá-las, pois elas possuem baixa liquidez. 

Outro ponto que dificulta a realização da precificação do real valor desses ativos ─ ou seja, do valuation ─ é que, como são empresas menores, geralmente, há pouca informação disponível sobre elas, até porque boa parte delas são novas no mercado.

Como começar a investir em small caps?

Investir nesses ativos funciona da mesma forma que investir em qualquer outro tipo de ação. Você só precisa criar uma conta na sua corretora de preferência e comprar por meio do home broker.

Mas para entrar nesse universo é preciso estudar sobre o assunto e aprender a identificar as melhores oportunidades. E com isso a Levante Ideias de Investimentos pode te ajudar!

Nós temos a série Small Caps. O objetivo dela é recomendar a você os casos de supervalorização da Bolsa de Valores. A intenção aqui é que você invista em ações  de empresa de menor valor no mercado e com alto potencial de retorno.

Adquirindo essa série, você terá acesso a ela por 12 meses, receberá relatórios semanais, além de relatórios extraordinários com oportunidades exclusivas. Além disso, você também poderá fazer parte do nosso grupo no Telegram e terá insights e alertas de compra e venda diretamente no seu celular. 

Invista em ações de pequeno valor de mercado com segurança e busque ganhos extraordinários com a série Small Caps, da Levante Ideias!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.