O que é valuation?

O Que É Valuation? Veja Como Descobrir Se Uma Ação Vale A Pena

Você sabe o que é valuation? Essa é uma métrica muito importante para ser avaliada antes de comprar qualquer ação, pois, com esse cálculo, você consegue saber se ela está sendo negociada pelo preço justo estimado. 

Continue lendo o artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é Valuation?

Saber o que é valuation é essencial para quem quer investir na bolsa de valores. Em português, o termo significa “avaliação de empresas” e mede o valor intrínseco de uma companhia para determinar qual seria o preço justo das suas ações em determinado período.

O valor intrínseco de uma empresa é uma perspectiva dos seus resultados futuros, principalmente quando se fala do método de análise de Fluxo de Caixa Descontado, um dos principais do valuation. 

Ou seja, o método de cálculo do valuation é baseado em estimativas futuras. Sendo assim, esse valor pode mudar caso algum acontecimento diferente do que foi esperado aconteça. 

Por que é importante saber o valuation de uma empresa?

O valuation é uma ferramenta valiosa para estimar se uma ação está valendo a pena, pois com esse cálculo você consegue concluir se ela está sendo negociada por um valor acima ou abaixo de quanto ela “de fato” vale. 

Lembre-se de que, para descobrir o valor de mercado, basta multiplicar o valor de uma ação pelo número total de ativos que a sua empresa tem. 

Além da decisão da compra de papéis, o valuation também pode te ajudar a descobrir se é a melhor hora de vender os ativos que você já tem em carteira. Por exemplo, se você fizer o cálculo e descobrir que uma ação que está na sua carteira possui um valor intrínseco muito menor do que o valor de mercado, pode ser hora de negociá-la. 

Agora que você já sabe o que é valuation, também é importante ter em mente que essa métrica pode te ajudar na tomada de decisão, mas não pode ser o único indicador a ser analisado para descobrir se um investimento vale a pena ou não. 

É importante fazer uma análise fundamentalista completa para entender como a empresa em questão está no mercado. 

Como calcular o valuation?

Existem dois métodos mais utilizados para descobrir o valuation: 

  • fluxo de caixa descontado;
  • comparação de múltiplos.

Aprenda como calcular o valuation de maneira mais aprofundada com o Rafael Bevilacqua, CEO da Levante Ideias:

Quer saber mais sobre investimentos e descobrir como obter os melhores retornos? Então aprenda com os melhores cursos de investimentos. Conheça quais são eles no artigo!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Federações partidárias

Após minirreformas eleitorais, instituídas entre 2015 e 2017 pelo Congresso Nacional e sancionadas pelos respectivos governos presidenciais, algumas características do sistema eleitoral brasileiro foram modificadas

Read More »
Levante Ideias - BRF
E eu com isso

Incertezas no follow-on da BRF

A BRF (BRFS3), dona das marcas Sadia e Perdigão, anunciou na manhã desta terça-feira (18) que seus acionistas aprovaram o aumento de capital (follow-on) pretendido

Read More »
Levante Ideias - Juros
E eu com isso

Juros sobem na Europa e nos EUA

Três notícias movimentam os mercados internacionais de títulos na manhã desta quarta-feira (19). A primeira foi o fato de que os juros dos títulos referenciais

Read More »
Levante Ideias - Sinqia
E eu com isso

Sinqia adquire LOTE45

A Sinqia (SQIA3) anunciou, nesta terça-feira (18), após o fechamento dos mercados, a sua segunda aquisição neste novo ciclo de crescimento inorgânico, iniciado após o

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.