Cálculo de Taxa de Performance

O Que é Taxa de Performance: Saiba Tudo Aqui!

Você sabe o que é taxa de performance? Saber acerca das taxas que incidem sobre os nossos investimentos é um cuidado indispensável. Somente dessa forma é possível entender quais são os custos envolvidos na operação e estimar os retornos de modo preciso.

Para quem aplica em Fundos de Investimentos, por exemplo, a taxa de performance deve ser sempre motivo de atenção. 

Já ouviu falar dela? Se quer saber como essa taxa impacta seus investimentos, além de outros detalhes sobre ela, continue a leitura deste artigo!

Baixe agora gratuitamente o nosso Manual de Fundos de Investimento e saiba tudo sobre esse tipo de investimento de maneira rápida e prática! 

Afinal, o que é taxa de performance?

A taxa de performance consiste em uma taxa que “bonifica” os gestores de Fundos de Investimentos com base nos resultados obtidos pelas aplicações por eles realizadas. Nesse caso, ela sempre terá como referência a rentabilidade alcançada em um determinado período.

Para a aplicação dessa taxa, durante certo período, os retornos obtidos devem ser superiores ao índice referencial estipulado, ou benchmark.

Vale lembrar que a taxa de performance é diferente da taxa de administração. Tal taxa tem como objetivo, independentemente do desempenho auferido, remunerar os gestores de fundos e a equipe como um todo. 

Como a taxa de performance funciona na prática?

Imagine que você aplica em um Fundo de Investimentos que utiliza o Índice Bovespa como referencial. Então, em determinado período – um ano, por exemplo -, os rendimentos da aplicação superam a marca registrada pelo indicador em 15%.

Nesse caso, a cobrança de taxa de performance é justificada, pois ocorre apenas sobre a rentabilidade excedente – sobre os 15%. Em geral, a alíquota cobrada pelos gestores de fundos é de cerca de 20% sobre o excedente, mas não há nenhuma determinação legal sobre isso.

Além disso, essa porcentagem pode variar de acordo com alguns fatores – sobretudo, a estratégia de investimento adotada pelo fundo. De forma geral, aqueles que operam em mercados mais complexos e exigem mais trabalho na gestão dos ativos costumam cobrar taxas de performance mais elevadas.

Quais Fundos de Investimento cobram essa taxa?

Apesar de ser uma taxa característica dos Fundos de Investimento, não são todos que podem aplicar esse tipo de cobrança. A verdade é que apenas aqueles que operam em gestão ativa cobram a taxa de performance dos investidores, como os Fundos de Ações e os Multimercado.

Uma das grandes características desses tipos de fundo é que os gestores precisam acompanhar de perto as movimentações do mercado financeiro e tomar decisões importantes com mais frequência. É exatamente isso que uma gestão ativa significa: uma atuação constante na operação da carteira de investimentos do fundo em busca dos melhores resultados possíveis para os cotistas.

Receba agora as principais notícias do mercado financeiro que impactam seus investimentos. Inscreva-se gratuitamente em nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’!

e-eu-com-isso

 

Por que ela é importante para os investimentos?

Ainda que muitos vejam a taxa de performance apenas como mais um custo sobre o investimento, é evidente que ela se diferencie das demais por servir como uma espécie de incentivo aos gestores.

De olho nesses valores, os profissionais costumam se empenhar muito mais para que os retornos superem o índice de referência do fundo.

Dessa forma, sua incidência pode representar, na verdade, um aspecto positivo na hora de escolher um Fundo de Investimento. Afinal, a taxa de performance atua como um estímulo.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender melhor o que é taxa de performance, assim como seu funcionamento. Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Estamos sempre prontos para ajudá-lo!

 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Juros
E eu com isso

A nova narrativa dos juros

A divulgação da edição mais recente do Relatório Focus nesta segunda-feira (26) mostra uma mudança nas expectativas. Não foi um movimento de ruptura. Ao contrário,

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Bola da vez

Com a reunião entre Bolsonaro e Ciro Nogueira (PI), o Partido Progressistas é a bola da vez em Brasília. O presidente da sigla deve mesmo

Read More »
Levante Ideias - Economia China
E eu com isso

Sell-off prossegue na China

Na madrugada desta segunda-feira (26), o sell-off (movimento forte e generalizado de venda dos ativos) das ações chinesas do setor de educação privada e tecnologia

Read More »
Hypera Pharma (HYPE3) - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultados da Hypera (HYPE3) do 2T21

A farmacêutica Hypera Pharma (HYPE3) divulgou seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2021 na sexta-feira (23) após o fechamento do mercado. O resultado foi

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel