Levante Ideias - Bolsa de Valores

Inflação oficial, Vendas no Varejo e dados na Zona do Euro, EUA e China são destaques na semana

Depois de uma primeira semana de ano sem muitos indicadores, com a principal notícia vindo dos Estados Unidos com a ata do Fomc (Federal Open Market Committee), a segunda semana de 2022 já reserva dados importantes para o mercado financeiro local e global.

No Brasil, a grande expectativa é para a terça-feira (11), que terá a divulgação da inflação oficial do mês de dezembro de 2021 e do ano. A divulgação deste dado costuma mexer com o mercado, afetando o desempenho da Bolsa de Valores e afetando a análise do mercado para os próximos meses.

Além da inflação, na sexta-feira (14), o mercado acompanha com atenção os resultados das Vendas no Varejo para o mês de dezembro e para 2021. Os dados apresentados pelo indicador medem a variação no valor total das vendas, ajustadas pela inflação, no varejo. 

No cenário externo, a semana também será movimentada. Na Zona do Euro, a Taxa de Desemprego de novembro, Produção Industrial e Balança Comercial movimentam o mercado. Nos EUA, os principais dados divulgadores serão o Índice de Preços ao Consumidor, Estoques de Petróleo Bruto, Balanço Orçamentário Federal, Vendas no Varejo, além de outros. Por fim, o mercado da China também espera dados relevantes, como o Índice de Preços ao Consumidor e a Balança Comercial.

Acompanhe abaixo a Agenda da Semana com os principais eventos econômicos:

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.