shutterstock_537166525

Inflação de março e acordo sobre o Orçamento de 2021 são os destaques no Brasil; Pacote de Infraestrutura de Biden segue no radar

Feriados na China e em parte da Europa esfriam os mercados na segunda-feira. No Brasil, o IBGE divulga a inflação do mês de março.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro apresentou alta de 0,86% na comparação com janeiro e acumulava alta de 1,11% no ano e de 5,20% nos últimos 12 meses.

A projeção para o IPCA de março é de uma nova alta, de 0,72%.

No cenário político, investidores seguem dando maior atenção ao dilema criado em torno do Orçamento de 2021, aprovado com estimativas de gastos desalinhadas com a realidade em termos de execução. Foi criado um rombo orçamentário de cerca de 30 bilhões de reais (estimativas da equipe econômica e de órgãos do próprio Congresso) ao subestimar gastos obrigatórios e destiná-los a emendas parlamentares.

Nesse contexto, equipe econômica, Planalto e Congresso tem perdido o sono negociando uma solução viável para o orçamento, tanto do ponto de vista jurídico – uma vez sancionada a lei orçamentária, não se pode alterá-la – quanto do ponto de vista político. A equipe econômica deve trabalhar para encontrar uma saída para as despesas subestimadas e ainda honrar o acordo feito com deputados e senadores.

A temática tem sido o ponto central de atenção do mercado no que se refere à política. Negociações devem seguir durante o feriado e a expectativa é de resolução durante a semana. Caso o resultado seja considerado um revés do ponto de vista fiscal, espera-se alguma realização nos mercados, principalmente no dia do anúncio.

No cenário externo, o plano de investimentos em infraestrutura mais relevante da história americana da gestão Biden, segue no radar dos investidores. O pacote de 2 trilhões de dólares anunciado na quarta-feira (31) pelo presidente americano Joe Biden, tem impactado positivamente os mercados.

A meta é investir 2 trilhões de dólares ao longo de oito anos, que serão financiados com um aumento dos impostos sobre as empresas de 21 por cento para 28 por cento.

A meta do governo é criar milhões de empregos no curto prazo. Terão prioridade os projetos que puderem ser iniciados nos menores prazos, para estimular logo a economia e gerar empregos.

Na agenda de IPO´s da semana, os destaques vão para LG Informática (GENT3) que está com estreia prevista na B3 para a terça-feira (06/04) e para a rede de serviços de saúde Mater Dei (MATD3) que está com estreia prevista para o dia 14 de abril, porém, o período de reserva das ações se encerra nesta sexta-feira (09/04).

Confira abaixo a Agenda da Semana.

Fonte: Investing. Elaboração: Levante Ideias de Investimentos.

 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Bolsa de Valores
Artigos

Ibovespa sobe, mas não empolga

Mercado Local → Ibovespa 122.516 pontos +0,59% O Ibovespa registrou alta puxada pela boa performance do setor financeiro, à espera de bons resultados trimestrais do

Read More »
Levante Ideias - Selic
E eu com isso

A Selic vai subir 1%

Na terça-feira (03) e na quarta-feira (04) haverá mais uma reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). Desde a edição passada, em junho, estava mais

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Sempre o fiscal

A semana começa movimentada no cenário político, com a volta das atividades legislativas e investidores de olho no quadro fiscal de 2022, a ser definido

Read More »
Levante Ideias - Robinhood
E eu com isso

IPO da Robinhood

A Robinhood (HOOD), polêmica corretora americana voltada ao investidor pessoa física, estreou na NASDAQ na última sexta-feira (30), em uma sessão bastante volátil. Após chegar

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.