Levante Ideias - Bolsa de Valores

Ibovespa inicia 2022 com três novas ações

O Ibovespa iniciou as negociações em 2022 nesta segunda-feira (3) com três novas ações em sua carteira teórica. Após a divulgação da 3ª prévia do índice, divulgado pela B3 na última quarta-feira (29), as ações da Positivo (POSI3), CSN Mineração (CMIN3) e 3R Petroleum (RRRP3) passam a compor o Ibovespa, totalizando 93 ativos de 90 empresas. A carteira teórica atual vai vigorar de hoje, 3 de janeiro, até 29 de abril de 2022.

Por outro lado, além da inclusão desses três novos ativos, dois papéis deixaram de compor o índice, são eles: a unit da Getnet (GETT11) e a ação preferencial do Banco Inter (BIDI4). Os cinco ativos que apresentaram maior composição no índice foram a Vale ON (15,013%), Petrobras PN (6,509%), Itaú Unibanco PN (5,013%), Bradesco PN (4,515%) e Petrobras ON (4,158%). Além disso, vale destacar que a ação da Porto Seguro ON (PSSA3) havia sido incluída no Ibovespa na primeira prévia, porém não apareceu nas seguintes.

Por fim, a B3 divulga regularmente três prévias das novas composições dos índices: a 1ª prévia, no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor; a 2ª prévia, no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira em vigor e a 3ª prévia no penúltimo pregão de vigência da carteira em vigor.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.