A Levante traz as melhores ideias de investimento

Faça os juros baixos trabalharem a seu favor

Pela primeira vez na história da terra do Pau Brasil, temos uma taxa de juros em um patamar minimamente civilizado. Talvez usar o termo primeira vez pode parecer algo exagerado, já que em 2012 a Selic atingiu 7,25%. Entretanto, naquele momento pode-se dizer que ela foi levada para o nível de forma não muito honesta, o que resultou em um descontrole inflacionário e também em um rápido movimento de alta das taxas.

Então me sinto no direito de afirmar que, pela primeira vez:

Temos uma taxa básica de juros aceitável e, o mais importante, ela deve se manter abaixo dos 2 dígitos por alguns anos.

Juros baixos trabalhando a seu favor

Esse é grande ponto de transformação, algo inédito na vida dos investidores.

Estamos diante de algo que nunca aconteceu, uma grande oportunidade de investimentos. A relação de incentivos de risco mudou, então nada mais racional do que afirmar que a forma de investir vai mudar também.

As altas taxas de juros no país sempre foram um empecilho para o investimento na economia real e em ativos de maior risco, como as ações.

O custo de oportunidade sempre foi uma taxa livre de risco (Selic) de 14%, 15% ou 16%. E vamos lá, fica difícil tomar risco com uma moleza dessas.

Mas, como disse, as coisas mudaram. Os juros estão em seu menor patamar, sem grandes chances de voltar para as médias históricas.

Chegou a hora de buscar outras alternativas para seus investimentos, porque deixar rendendo 6,75% menos os descontos de Imposto de Renda e inflação não pagam mais a conta de ninguém.

Em breve, os fundos de investimentos, investidores estrangeiros e até mesmo os fundos de pensão devem começar a migrar os recursos da renda fixa para as ações.

E como no mercado local, a porteira é pequena e a boiada é grande, então devemos ter mais um movimento de forte alta da Bolsa!

Mas a queda de juros é mais um fator, entre os diversos que venho falando:

O Brasil mudou e estamos no caminho de nos tornar novamente o emergente queridinho. Ou seja, voltaremos a ser o foco para os investidores gringos!

A inflação caiu, os juros estão no menor nível, a economia está retomando, a agenda política está pautada nas reformas e as eleições presidenciais cada dia mais apontam para a vitória de um candidato de centro reformista. E com os estrangeiros entrando em peso na Bolsa, o céu é o limite!

Estamos falando de uma janela de oportunidade de investimento única!

Ainda mais que a continuação da alta dos ativos é eminente.

Ao longo dos últimos 10 anos no mercado financeiro, não consigo me recordar de um momento em que as variáveis econômicas, agenda política e momento da sociedade estivesse tão alinhado para o ponto correto.

Essa é a hora certa para investir. Conte com a Levante para tomar as melhores decisões em seus investimentos!

Um abraço,
Rafael Bevilacqua

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Não olhe para Brasília

Agosto, mês de desgosto. Esse velho ditado indica que os prognósticos para o oitavo mês do ano não são dos melhores. Há várias explicações para

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Terreno perigoso

Após o diagnóstico sobre a cifra elevada de pagamento de precatórios no Orçamento de 2022, os dois principais articuladores do governo (Ciro Nogueira, do PP

Read More »
Levante Ideias - Petróleo
E eu com isso

Resultados da BP do 2T21

A gigante do petróleo BP (BP) apresentou nesta segunda-feira (2), após o fechamento dos mercados, seus resultados do 2T21. Os números vieram fortes, bem acima

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.