weintraub-450x269

Weintraub pede demissão

Como antecipei desde o vídeo da reunião ministerial, a permanência de Weintraub à frente do Ministério da Educação era cada dia mais difícil. Na tarde desta quinta (18), o ministro entregou oficialmente seu cargo por meio de vídeo, gravado ao lado do presidente Jair Bolsonaro. 

A sua saída era iminente, por ser um elemento central da crise entre o Executivo e o Judiciário (Weintraub cruzou a linha quando fez duras críticas ao Supremo Tribunal Federal, o STF). Os últimos dias foram de negociações para realocar Weintraub em algum espaço no governo. A solução: ele será indicado para o posto de diretor-executivo no Banco Mundial, vaga sujeita à aprovação de outros países.

Weintraub ficou um ano e meio no cargo e protagonizou uma série de polêmicas, desde seus vídeos de tom irônico e jocoso, passando pelas provocações à China, até as disputas envolvendo o Enem e orçamentos de universidades federais.

A saída de Weintraub não era desejo do presidente. Bolsonaro via no ministro um grande defensor de seus valores e uma figura bastante popular entre a base eleitoral mais próxima do governo. As pressões, contudo, pela saída de Weintraub – tanto internas quanto externas – impossibilitaram que o ex-ministro continuasse. 

Mantê-lo no cargo seria dar continuidade à cisão entre os Poderes e o governo vem tentando fazer justamente o contrário. Espera-se uma leve melhora no relacionamento entre Executivo, Legislativo e Judiciário. Agora, o substituto da pasta deve seguir a mesma linha ideológica, mas não deve se envolver em polêmicas.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: A prisão de Fabrício Queiroz

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Não olhe para Brasília

Agosto, mês de desgosto. Esse velho ditado indica que os prognósticos para o oitavo mês do ano não são dos melhores. Há várias explicações para

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Terreno perigoso

Após o diagnóstico sobre a cifra elevada de pagamento de precatórios no Orçamento de 2022, os dois principais articuladores do governo (Ciro Nogueira, do PP

Read More »
Levante Ideias - Petróleo
E eu com isso

Resultados da BP do 2T21

A gigante do petróleo BP (BP) apresentou nesta segunda-feira (2), após o fechamento dos mercados, seus resultados do 2T21. Os números vieram fortes, bem acima

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.