weintraub-450x269

Weintraub pede demissão

Como antecipei desde o vídeo da reunião ministerial, a permanência de Weintraub à frente do Ministério da Educação era cada dia mais difícil. Na tarde desta quinta (18), o ministro entregou oficialmente seu cargo por meio de vídeo, gravado ao lado do presidente Jair Bolsonaro. 

A sua saída era iminente, por ser um elemento central da crise entre o Executivo e o Judiciário (Weintraub cruzou a linha quando fez duras críticas ao Supremo Tribunal Federal, o STF). Os últimos dias foram de negociações para realocar Weintraub em algum espaço no governo. A solução: ele será indicado para o posto de diretor-executivo no Banco Mundial, vaga sujeita à aprovação de outros países.

Weintraub ficou um ano e meio no cargo e protagonizou uma série de polêmicas, desde seus vídeos de tom irônico e jocoso, passando pelas provocações à China, até as disputas envolvendo o Enem e orçamentos de universidades federais.

A saída de Weintraub não era desejo do presidente. Bolsonaro via no ministro um grande defensor de seus valores e uma figura bastante popular entre a base eleitoral mais próxima do governo. As pressões, contudo, pela saída de Weintraub – tanto internas quanto externas – impossibilitaram que o ex-ministro continuasse. 

Mantê-lo no cargo seria dar continuidade à cisão entre os Poderes e o governo vem tentando fazer justamente o contrário. Espera-se uma leve melhora no relacionamento entre Executivo, Legislativo e Judiciário. Agora, o substituto da pasta deve seguir a mesma linha ideológica, mas não deve se envolver em polêmicas.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: A prisão de Fabrício Queiroz

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Números da Vivo

A Telefônica Brasil (VIVT3/VIVT4) apresentou nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, o seu resultado do 3T20 e que, na nossa avaliação, foi regular

Read More »
Artigos

BTG compra corretora Necton

Na onda de consolidação do mercado em busca de capturar o número crescente de CPFs na bolsa, o BTG Pactual fechou a aquisição da Necton

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel