Levante Ideias - Weg

Weg (WEGE3): Resultado do 4T20

A Weg (WEGE3) apresentou nesta quarta-feira (24), antes da abertura dos mercados, os seus resultados referentes ao 4T20. Os números vieram bons, com receita líquida em linha com as expectativas do mercado, com Ebitda e lucro líquido acima do esperado.

A receita líquida do trimestre atingiu 4.889 milhões de reais, um crescimento de 29,4 por cento na comparação anual e de 1,8 por cento na comparação trimestral.

Já o lucro antes dos impostos, juros, da amortização e da depreciação (Ebitda) foi de 981 milhões de reais, uma variação positiva de 47,2 por cento na comparação com o 4T19 e de 4,9 por cento na comparação com o 3T20. Com isso, a margem Ebitda passou de 19,5 por cento no 3T20 para 20,1 por cento no fechamento do 4T20.

Por fim, o lucro líquido somou 742,2 milhões de reais, um crescimento de 48,3 por cento na comparação de base anual e aumento de 15,2 por cento na comparação com o 3T20. Também houve ganhos de margem líquida, que passou de 13,4 por cento no 3T20 para 15,2 por cento neste quarto trimestre de 2020.

Em relação a sua operação, os destaques positivos foram o forte desempenho do mercado interno, com melhora observada nas áreas com predominância de equipamentos de ciclo curto (motores comerciais, tintas e vernizes). As áreas de ciclo longo também apresentaram evolução positiva quando comparadas ao 3T20, com destaques para os negócios ligados a papel e celulose, mineração, óleo e gás e geração e transmissão de energia.

A Weg também divulgou nesta terça-feira (23), através de fato relevante, um aviso aos acionistas sobre declaração de dividendos complementares no valor total de 732,9 milhões de reais, correspondente a R$ 0,3494 por ação – um retorno em dividendos de 0,42 por cento. A distribuição será realizada para os acionistas titulares das ações da companhia em 26 de fevereiro de 2021, sendo estas negociadas ex-dividendos em 1 de março de 2021 em diante.

E Eu Com Isso?

Os resultados apresentados pela Weg vieram sólidos, com Ebitda e lucro líquido acima do esperado pelo mercado. Além disso, a divulgação de dividendos complementares é vista de forma atrativa para o mercado. Dessa forma, esperamos impacto positivo no preço das suas ações (WEGE3) no curto prazo.

Seus resultados do quarto trimestre trazem o reflexo da continuidade na melhora da atividade econômica, especialmente para o mercado local, onde foi observada maior demanda por seus produtos e soluções. Acreditamos que a retomada da atividade, junto aos esforços de redução de custos da companhia e aumento de sua eficiência operacional, foi, de fato, decisiva para o bom desempenho trimestral desta.

Para o mercado externo, observamos uma recuperação mais lenta dos negócios da Weg, com os negócios de ciclo curto permanecendo virtualmente constantes desde o maior impacto da pandemia em seus negócios, no final de 2T20. Os negócios de ciclo longo apresentaram maior volatilidade no 4T20, também sinalizando uma recuperação mais lenta e apresentando recuo na receita consolidada no mercado externo.

Importante ressaltar que a companhia apresentou ganho de margem nas principais linhas de seu resultado, tendo colhido os ganhos de produtividade oriundos das políticas de contenção de custos e despesas do último trimestre, das quais boa parte foi mantida.

Em termos de rentabilidade para o período, verificamos esta como positiva, com o indicador de Retorno sobre o Capital Investido (ROIC), que mede tanto a eficiência operacional da companhia como a eficiência na gestão dos investimentos, atingindo 25,5 por cento, 5,3 pontos percentuais a mais que no 4T19 e 2,2 pontos percentuais acima do 3T20.

O que podemos esperar para a Weg é que a companhia continue colhendo os frutos de sua diversificação de áreas de negócio e exposição a diferentes mercados, mostrando resiliência a eventos externos.

Como principal catalisador das ações da companhia, vemos a continuidade do ciclo de investimentos no segmento industrial brasileiro e o consequente crescimento de receitas e lucros em taxas elevadas.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: WEG: Avenida de crescimento.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Selic
E eu com isso

A Selic vai subir 1%

Na terça-feira (03) e na quarta-feira (04) haverá mais uma reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). Desde a edição passada, em junho, estava mais

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Sempre o fiscal

A semana começa movimentada no cenário político, com a volta das atividades legislativas e investidores de olho no quadro fiscal de 2022, a ser definido

Read More »
Levante Ideias - Robinhood
E eu com isso

IPO da Robinhood

A Robinhood (HOOD), polêmica corretora americana voltada ao investidor pessoa física, estreou na NASDAQ na última sexta-feira (30), em uma sessão bastante volátil. Após chegar

Read More »
Copel - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

Copel vai vender Compagas

Dois eventos ocorridos recentemente parecem ter, enfim, destravado o processo de privatização da Compagas, distribuidora de gás canalizado controlada pela Copel (CPLE6), tendo também como

Read More »
Levante Ideias - Papel
E eu com isso

Resultados da Irani (RANI3) do 2T21

A Irani (RANI3), empresa de papel e celulose focada em papel para embalagem, divulgou na última sexta-feira (30) seus resultados referentes ao segundo trimestre deste

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.