Senado federal

Votação da reforma não passa de hoje

Votação da reforma não passa de hoje

Após atrasos e mais atrasos em sua tramitação no Senado, a PEC da reforma da Previdência será votada na noite desta terça-feira em plenário. O presidente da casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), confirmou que a proposta deve ser votada na CCJ durante o dia e votada pelos senadores durante a noite de hoje. Segundo suas expectativas, a reforma deve ter cerca de 62 ou 63 votos favoráveis (76-77 por cento), descartando qualquer possibilidade de não aprovação da matéria.

O que preocupa o governo, no entanto, é a apresentação de destaques ao texto original (mudanças que podem ser feitas após a aprovação do “esqueleto” do texto). Os principais riscos giram em torno das aposentadorias especiais e do abono salarial. Neles, pode se perder cerca de 100 bilhões de reais de economia em 10 anos, deixando a economia fiscal da reforma menos eficaz.

E Eu Com Isso?

A aprovação quase certa do projeto em primeiro turno hoje deve impulsionar o Ibovespa, mas atenção para uma eventual ressaca no dia de amanhã, já que a votação da reforma ocorrerá após o pregão de hoje e pode trazer surpresas negativas. O papel da articulação do governo é essencial para manter a reforma da Previdência no patamar atual.

Leia também: Fernando Bezerra – Uma decisão que pode esperar

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Telecomunicação
E eu com isso

Onda de M&A na telecom

Um estudo publicado pela consultoria RGS Partners mostra que o Brasil movimentou mais US$ 92 bilhões em fusões e aquisições em 95 transações entre 2010

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Semana decisiva para os juros

A próxima semana será decisiva para a trajetória dos juros brasileiros de agora em diante. Em circunstâncias normais, o prognóstico seria de alta das expectativas

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel