Levante Ideias - Construção Civil

Vice-Presidente do CBIC vê 2022 estável

Segundo o vice-presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria de Construção), os volumes de lançamentos e vendas em 2022 devem ficar estáveis em relação ao presente ano, mesmo com o setor tendo o melhor ano em número de unidades lançadas e vendidas nos últimos anos.

De janeiro a setembro, houve um aumento de 37,6% nos lançamentos na comparação anual, totalizando 171 mil unidades, além de crescimento de 22,5% nas vendas, para 188 mil unidades. Se olharmos apenas o 3T21, o volume lançado teve expansão de 13,6%, enquanto as vendas líquidas caíram 9,5%.

Os lançamentos de imóveis do Casa Verde e Amarela tiveram queda de 18%, com as vendas líquidas reduzindo quase 20%. A CBIC espera que as mudanças relacionadas ao programa, como o aumento dos limites máximos de preço, tenham um impacto positivo já no 4T21.

Continuando com o teor de tranquilidade absoluta, Martins afirmou que “ainda há muito espaço para aumento de preço dos imóveis”, considerando-se as elevações de custos de insumos.

E Eu Com Isso?

Indo de encontro com o tom de águas calmas do vice-presidente, uma pesquisa feita pela consultoria Brain mostrou que a intenção de compra do consumidor vem caindo paulatinamente no decorrer do ano, passando de 44% em fevereiro e chegando abaixo dos 40% em setembro.

Nos preocupa o teor de otimismo exacerbado para o momento do setor, algo que já vimos no boom de lançamentos em 2007-2010, que resultou em uma quebradeira geral nas construtoras do país.

Na visão do vice-presidente, não há motivo algum para esperarmos uma redução nos lançamentos e unidades vendidas para o próximo ano, em um cenário de taxa de juros passando de 10%, o que implica em percentual de renda disponível maior consumida pelos financiamentos, e desemprego elevado. Ainda comenta que acha factível a elevação dos preços imóveis, estratégia que parece ter perdido apelo nos últimos resultados apresentados pelas incorporadoras, que mostraram desaceleração em suas vendas.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Estímulos para a construção civil.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Vacina Moderna
E eu com isso

E se as vacinas não funcionarem mais?

As declarações de Stéphane Bancel, principal executivo do laboratório americano Moderna, estão provocando fortes solavancos nos mercados internacionais na manhã desta terça-feira (30). Em média,

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Emendas ficam

O Congresso Nacional aprovou, nesta segunda-feira (30), o Projeto de Resolução 4/2021, que viabiliza o pagamento de emendas de relator e busca adaptar tal modalidade

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.