Valeixo é exonerado e assessores recomendam a Moro sua saída

Após os rumores de que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, estaria de saída do governo caso o diretor-geral da Polícia Federal fosse demitido, a situação parecia controlada no fim do dia com a suposta permanência, temporária, do juiz no cargo, condicionada à permanência de Maurício Valeixo, diretor da PF. 

Hoje pela manhã, no entanto, o Diário Oficial da União trouxe a exoneração de Valeixo de seu cargo, justificando que foi a pedido do diretor. Moro foi pego de surpresa, uma vez que não teria assinado a exoneração, e convocou entrevista coletiva para às 11h. Como o cargo é de livre nomeação do presidente, a demissão não dependeria da assinatura do ministro. 

Assessores do ministro indicam que Moro deve mesmo deixar o cargo nesta sexta-feira. Após afirmar que estaria desconfortável com interferências políticas em seu ministério, a exoneração parece ter sido a gota d’água para a decisão de deixar o governo. Moro e Valeixo são bastante próximos, devido à Operação Lava Jato. 

Ademais, interlocutores próximos do ministro estão preocupados com o legado que seria deixado se Moro fosse conivente com um suposto afrouxamento das investigações na PF, caso Bolsonaro nomeasse alguém de sua confiança, e também com as recentes negociações do Planalto com o Centrão – prática que o ministro sempre condenou quando atuava como juiz.

Apesar de não ser possível cravar, é muito provável que o ministro deixe o governo. Não existem, nesse momento, justificativas que pesem a favor de sua permanência. O embate com Bolsonaro, ontem, e a exoneração relâmpago de Valeixo deixam bem clara a mensagem enviada pelo presidente: caso for de seu interesse, ele interferirá em órgãos. Diante da frustração com a suposta carta branca dada por Bolsonaro, em 2018, para a execução de seu trabalho, Moro não deve ficar.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Rumores de mudança no governo agitam mercado

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Votação em Senado
E eu com isso

Votação da Lei de Falências

A nova Lei de Recuperação Judicial e Falência, apelidada de Lei de Falências no Congresso, será pautada nesta quarta (25) em plenário no Senado Federal.

Read More »
Bull Market EECI
E eu com isso

Ninguém segura o touro

Os números mostram que o Ibovespa retomou seu fôlego em novembro. No mês, até a terça-feira (24), a alta acumulada é de 16,9 por cento.

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel