((Ichiro Guerra/Presidência)

Um novo ministro da Saúde

Conforme antecipamos, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) foi exonerado, na tarde da quinta-feira (16), do cargo de ministro da Saúde. A demissão era iminente, faltando somente a escolha de um substituto para ser concretizada. Assim que o nome do oncologista Nelson Teich foi confirmado, Bolsonaro chamou Mandetta para uma reunião e o comunicou da sua demissão.

O episódio marca o fim de uma novela de desavenças entre os dois, chegou ao fim a passagem de Mandetta no ministério da Saúde. O médico aproveitou para dar entrevista coletiva após o comunicado, agradecendo toda a pasta pelo trabalho. Dessa vez, Mandetta foi diplomático, poupando críticas ao presidente e seu núcleo. 

O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, foi consultor da área de saúde na campanha de Bolsonaro e é fundador do Instituto COI, que realiza pesquisas sobre câncer. Teich é apadrinhado do secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, e do empresário bolsonarista Meyer Nigri, dono da Tecnisa. O oncologista tem, assim como Mandetta, perfil técnico e vem para destravar os debates “politizados” sobre a Covid-19. 

No pronunciamento de ontem, Teich não entrou em detalhes sobre qual será a atuação do governo no combate ao coronavírus. Deu a entender, porém, que pouco deve mudar no curto prazo. Do ponto de vista político, a saída de Mandetta pode significar um afastamento do DEM do governo. Vale lembrar que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, rompeu com o presidente durante a pandemia. Podendo mexer com a governabilidade do Planalto, esse é um ponto para ficar bastante atento.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também:

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
E eu com isso

Redução de jornada até dezembro

O presidente Jair Bolsonaro assinou, ontem (13) a prorrogação da redução proporcional de jornada e salários e suspensão temporária do contrato de trabalho, medidas previstas

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel