Levante Ideias - Uber Eats

Uber processa Nova York

A DoorDash Inc. (DASH), Grubhub Inc. e a unidade de delivery de comidas da Uber (Uber Eats) estão processando a cidade de Nova York por causa de sua lei que limita permanentemente a quantidade de comissões que os aplicativos podem cobrar dos restaurantes para usar seus serviços, o grande último capítulo da disputa entre as plataformas e os reguladores locais.

As três maiores empresas de entrega de alimentos entraram com o processo no Tribunal Federal de Nova York na noite desta quinta-feira (9), alegando que o teto de taxas é prejudicial e constitui uma prática abusiva do governo.

O limite de taxas custou às empresas centenas de milhões de dólares combinados até julho, detalhados no processo.

Os aplicativos costumam cobrar comissões de restaurantes de até 30% por pedido. A cidade de Nova York limitou temporariamente a taxa cobrada junto aos restaurantes durante a pandemia.

No mês passado, tornou o limite permanente, dizendo que as empresas de entrega de comida estão proibidas de cobrar dos restaurantes mais de 23% por pedido: 15% para entrega, 5% para listagem em aplicativos e 3% para taxas de processamento de cartão de crédito.

E Eu Com Isso?

A notícia é levemente positiva para as ações ligadas ao litígio, em especial à DoorDash, que opera exclusivamente no segmento de restaurantes e alimentos.

Para a Uber, a notícia também é relevante, mas o delivery de comidas ainda está em fase de expansão, com o segmento de caronas (ride-sharing) sendo o mais importante tanto em termos de receita quanto de resultado operacional.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Uber: Decisão em prol dos trabalhadores.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Bitcoin China
E eu com isso

BC chinês proíbe criptomoedas

A semana está terminando como começou, com notícias da China provocando turbulências no mercado financeiro. A diferença, desta vez, é que a volatilidade está ocorrendo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.