Levante Ideias - Logo XP

Thiago Maffra: Novo CEO da XP

Na última sexta-feira (12) após o fechamento do mercado, a XP inc. (XP:NASDAQ), anunciou ao mercado que Guilherme Benchimol, fundador e CEO da XP nos últimos 20 anos, deixará a função para o atual diretor de tecnologia e operações Thiago Maffra.

Benchimol terá a nova função de presidente executivo do Conselho de Administração da empresa. Em entrevista, o atual CEO da companhia deixou claro que continuará a ser a “cara” da XP para o mercado. Em seu novo cargo, Guilherme seguirá focado na visão de longo prazo da companhia e na estratégia de M&A (fusões e aquisições).

Thiago Maffra tem 36 anos e liderou a estratégia e o desenvolvimento da plataforma de serviços financeiros e transformação digital da XP nos últimos três anos. Maffra foi escolhido para o cargo por unanimidade da diretoria da companhia por ser visto como o mais apto para gerir o dia a dia da empresa.

Em uma entrevista logo após o anúncio, Benchimol também destacou que o movimento recente realizado pela americana Amazon (AMZO34), que também trocou o comando de CEO que era ocupado pelo fundador da companhia, Jeff Bezos, pelo seu diretor de tecnologia, foi um fator que contribuiu para ratificar a decisão da companhia.

E Eu Com Isso?

Em nossa visão, as ações da companhia (XP:NASDAQ) podem sofrer certa volatilidade com a notícia, algo comum quando há trocas no comando de empresas, porém enxergamos a mudança na direção como um movimento de continuidade para a companhia e não como uma ruptura do que estava sendo feito.

A transformação digital liderada por Maffra, hoje é um dos principais diferenciais da companhia que tem focado seus esforços em sua plataforma digital. A companhia é capaz de lançar um produto, desde sua concepção até o lançamento, em seis meses, além de estar desenvolvendo um banco digital próprio para seus clientes. Por essa razão enxergamos com bons olhos o nome escolhido para a troca.

Como o próprio Maffra já disse em entrevistas passadas, a XP procura ser reconhecida como uma empresa de tecnologia. A promoção do diretor de TI para a presidência de uma das mais relevantes instituições financeiras do país indica a continuidade da companhia nesse rumo.

O setor financeiro brasileiro vem passando por um intenso processo de digitalização, com a área sendo um dos principais focos dos investimentos dos grandes bancos. A competição de fintechs, estimuladas pelo incentivo à competição do Banco Central, vem mudando a forma que as principais instituições financeiras trabalham e trazendo uma série de melhorias para a qualidade e o preço dos serviços financeiros no país.

Enquanto os grandes bancos tentam se adaptar a novas formas de se trabalhar, com equipes multidisciplinares e foco na experiência do consumidor, as fintechs e empresas de tecnologia em geral já nascem com essa mentalidade, o que na nossa visão deve trazer ganhos expressivos para elas no curto prazo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: XP Inc (XP): Resultado do 4T20.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Câmara dos deputados em perspectiva
E eu com isso

Amadurecimento da reforma

Tema do nosso comentário de segunda-feira (20), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020 – que trata da reforma das carreiras do serviço público

Read More »
Levante Ideias - Energia
E eu com isso

Leilões de energia no radar

Na semana que vem, inicia-se o primeiro de uma sequência de três leilões de contratação de energia que ocorrem até dezembro deste ano. Como objetivo

Read More »
Levante Ideias - Bolsa de Valores
Artigos

Ibovespa sobe em dia de Copom

Mercado Local → Ibovespa 112.282 pontos +1,84% O Ibovespa fechou em forte alta nesta quarta-feira, refletindo o alívio dos mercados em relação à crise da

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.