Levante Ideias - Cana de açúcar

Setor sucroenergético espera preços maiores do açúcar

Assim como o Brasil, outros países estão aderindo a uma política de mistura de etanol à gasolina como forma de reduzir as emissões de carbono na atmosfera. A Índia antecipou sua meta de misturar 20% de etanol na gasolina até 2025, um grande aumento contra os 10% atuais. No Brasil, essa mistura atualmente é de 27%.

Tal aumento na demanda pelo biocombustível está tirando açúcar do mercado, visto que as usinas regulam seu mix de produção aumentando ou diminuindo a produção de açúcar ou etanol. Devido a mudança do mix para mais etanol, o açúcar acabou tendo uma redução na oferta nos dois principais produtores mundiais da commodity (Brasil e Índia).

Apesar de novos projetos para aumentar a oferta do produto serem possíveis, assim como a Tailândia tendo uma maior relevância no comércio global, estima-se que a demanda deve crescer mais rápido que a oferta, mantendo os preços estruturalmente em patamares mais elevados.

Apesar dessa expectativa, ainda não se sabe ao certo o impacto que a nova variante do Covid pode ter na demanda do açúcar, e o quanto uma melhora na produtividade agrícola da cana pode adicionar na oferta do produto. Lembrando que o Brasil, principal produtor mundial, teve problemas climáticos nesta safra, o que reduziu consideravelmente sua produtividade.

E Eu Com Isso?

Essa mudança estrutural na mistura do etanol na Índia eleva os preços e é favorável para as empresas do setor sucroenergético brasileiro, como Raízen (RAIZ4, líder do setor), São Martinho (SMTO3) e Jalles Machado (JALL3), além de produtores de cana, como a BrasilAgro (AGRO3).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Desempenho da São Martinho no ano-safra 2T22.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - BRF
E eu com isso

Incertezas no follow-on da BRF

A BRF (BRFS3), dona das marcas Sadia e Perdigão, anunciou na manhã desta terça-feira (18) que seus acionistas aprovaram o aumento de capital (follow-on) pretendido

Read More »
Levante Ideias - Juros
E eu com isso

Juros sobem na Europa e nos EUA

Três notícias movimentam os mercados internacionais de títulos na manhã desta quarta-feira (19). A primeira foi o fato de que os juros dos títulos referenciais

Read More »
Levante Ideias - Sinqia
E eu com isso

Sinqia adquire LOTE45

A Sinqia (SQIA3) anunciou, nesta terça-feira (18), após o fechamento dos mercados, a sua segunda aquisição neste novo ciclo de crescimento inorgânico, iniciado após o

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.